segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

BLOGS BACABALENSES NÃO TEM CREDIBILIDADE

Fui duramente atacado pelos blogs de Louremar Fernandes que postou o seguinte :
Saiba mais')" href="javascript:void(0);"Festival de Música promovido pela Prefeitura de Bacabal está cheio de irregularidades" e o Blog do Ségio Matias, que apenas em´presta o seu nome, pois não sabe escrever, postou "
"Nem bem completou um mês e a sociedade já está se deparando com situações decepcionantes como é o caso da bagunça generalizada que se transformou o "Festival de Música Carnavalesca" organizado pela prefeitura....;"O que me deixa profundamente triste é ver envolvida em todo esse lamaçal uma das mais emblemáticas figuras artística da nossa cidade e do Maranhão.;;; Mandei este artigo para os dois blogs e nenhum teve coragem de postar, então, resolvi colocar na iontegra o meu artiogo explicando tudo que acponteceu.

 

ENDIREITANDO A RESPOSTA

Por Zé Lopes

"Os blogs não estão cumprindo o seu verdadeiro papel, viraram veículos de extorsão"


"Dr. Bento Vieira – Advogado"

Agora que o Festival de Musicas Carnavalescas de Bacabal acabou e teve como vencedoras as canções que realmente mereceram e não as que algumas pessoas especularam e queriam, principalmente aquelas que nutriram alguns blogs com inverdades, venho através deste, que foi um dos que me atacou e caluniou, exercer o meu direito de resposta. Em um trecho do livro O Nome da Rosa, do ícone da literatura mundial, Umberto Eco, um monge diz ao outro: "Não existiria nenhum motivo para existir Deus se não existisse o diabo". Eu digo aqui: "Só existe o corrupto porque existe o corruptor". Quando aceitei fazer parte da equipe da Secretaria Municipal da Cultura de Bacabal, jamais pensei que fosse ser tão ruim, essa minha presença, para certas pessoas, principalmente algumas que, até então, convivi harmonicamente desde a infância, fiz curso e até trabalhei junto. Escrever inverdades apenas para causar tumulto e tentar ganhar mais alguns leitores e até algum trocado, é uma forma baixa de exercer a profissão. Eu tive a minha imagem manchada e o meu caráter colocado em xeque e por receber vários votos de apoio, me achei no direito de me defender. O problema é que o novo Secretário de Cultura, José Clécio, está fazendo, em um mês, o que não foi feito em anos e por ser dono dos órgãos mais fortes da comunicação de Bacabal e por ser o maior empresário no mundo musical local, é perseguido pelos escritores virtuais, n’uma forma de tentar extorqui-lo, desestabilizá-lo, jogando de encontro, seus assessores. Eu sou mais uma vítima desse jogo nojento, isso sim é lamaçal. É muito comum a retratação e isso é uma maneira ridícula de jogar creolina na sujeira, mas que já se tornou hábito freqüente e o pior, é que estão entrando na vida particular das pessoas, isso é muito perigoso e já causou conseqüências graves, inclusive mortes. Quando foi idealizado este Festival de Musicas Carnavalescas, foi com a intenção de resgatar velhos compositores e revelar novos e isso aconteceu. Se não agradou a todos, paciência, apenas doze composições foram escolhidas, entre as 42 inscritas. Foi acordado entre os organizadores que canções vindas de outras cidades, dariam mais brilho e visibilidade ao evento e por não ser compreendido por dois participantes e por um suplente, que achava que com essa quedas a sua música subia, optamos pela desclassificação das duas e nem assim a polêmica acabou, O Marcos Pimentel, autor de uma das canções que caiu, aceitou calado porque quis, ele é bacabalense, é filho do coronel Brasil e de dona Rosarine que é irmã de dona Maria da Saúde, ex-esposa do senhor Rubemar Coimbra, foi criado no terreiro da fábrica de sabão do velho Dedé Coimbra, no Bairro da Esperança e estudou no Conasa e o Gilvan, autor da outra desclassicada, já trabalhou aqui. nenhuma dessas canções tinham condições de chegar a lugar algum, seriam meras participantes. Foram atribuídas a mim, seis autorias, deram-me um valor,que nem eu mesmo sabia que tinha, infelizmente tirando-o dos demais compositores. Perguntem aos vencedores, qual a minha participação em suas composições? Que falta de respeito, que injustiça. Eu não sabia que seria um calo, um desconforto para fofoqueiros de plantão. Quando foi escolhida as doze finalistas, apenas quatro receberam notas altas, entre elas as três ganhadoras. A música do Perboire, 1º lugar, tem o apelo popular, tem a cara de Bacabal, é um samba que nasceu campeão. Já o João Guitar, 2º colocado, é musico guitarrista, remanescente de bandas, tem o domínio do palco e apesar da sua canção ter muito de baianice e uma melodia conhecida, tem a levada que agrada a juventude e por isso também ficou como melhor intérprete. O Masa, 3º colocado, é dono de um potencial enorme, trouxe uma letra muito atual e uma melodia interessante, merecia uma colocação melhor. Quanto ao prêmio popular, é uma questão do calor da hora, qualquer um podia levar e o Frahm foi mais feliz. Ao contrario do que falaram, os sete mil reais não estão em minhas mãos.

Em nenhum momento o festival tendeu a fiasco, como queriam os blogs e essa tentativa de tirar o crédito e denegrir a minha imagem e a da competição por duas pessoas que escrevem e por uma que só posta e empresta o seu nome e o nome de seu blog, caiu por terra com a transparência, organização e resultado do concurso. Deram um tiro no pé.Por que será que eu incomodo tanto a eles??? Eu não tenho dinheiro para calar a boca de ninguém, mal para suprir as minhas necessidades. Disse-me um diretor de um órgão de comunicação de Bacabal: - Mandei a minha secretária deixar R$ 2.500,00 para o blogueiro (...) e mandei um comentário, só que ele não postou. Disse-me um ex-prefeito: - Os blogueiros (...) e (...), me pediram, no meu último dia de governo, R$ 150,000,00 para não postar uma matéria falando mal de mim. Eu apenas sorri. É esse o Bacabal que os bacabalenses querem e merecem??? São esses os bacabalenses que querem o melhor para a cidade. Está na hora de pararem com essas coisas de ofensas, mentiras, difamações, alguém tem que tomar uma providência, e logo, antes que aconteça o pior. Tem gente que passou 16 anos e só nos últimos dias descobriu que os ex-prefeitos não prestavam!!! Que cabeça grande!!! Conversando com o "colega virtual", ele me disse que agora eu era um homem público e tinha que aprender a lidar com essas pancadas caluniosas e só depois vi que era um problema pessoal -que não cabe contar aqui - e para preservar o bom nome da minha família e a minha carreira que venho construindo passo a passo com quase 100 premiações entre músicas, poesias, romances, contos e crônicas, é que me ausentei do festival, e também por fazer parte do elenco do estado e do municipio que estão fazendo o carnaval na Ilha. Volto a parafrasear o Tom Jobim "O sucesso na terra natal, para alguns, é ofensa pessoal" e o desenrolar dessa história todos estão vendo, uma cultura forte e com notoriedade. O que faltou nos "colegas", foi a inteiração dos fatos e não ouvir fofocas para alimentar suas revistas. Quem conhece bem a cultura de Bacabal, deve saber que Dalva Lopes, minha irmã, foi uma das maiores ganhadoras de festivais de Bacabal, inclusive festival carnavalesco e não deveria ser atingida por essa baixaria virtual, o mesmo posso dizer de R. Cavalcante, Perboire Ribeiro, Masa, Antônio Carlos Frahm Almeida e Hiudson Cassio. Infelizmente o tempo foi muito curto para se fazer o festival em três etapas, com duas eliminatórias e uma final Não coloquem a integridade do prefeito em seus artigos, nessa festa popular, coloquem alegria, joguem confetes e serpentinas e façam amigos e aproveitando o período de Momo, digo que alguns desses fantásticos virtuais irão vestir suas belas fantasias com listras verticais em preto e branco, colocarão suas máscaras de metralhas e ao olharem o Secretario Clécio, cantarão a eterna marchinha – "Ei, você aí, me dá um dinheiro aí. me dá um dinheiro aí. Não vai dar?, não vai dar não? Você vai ver a grande confusão..." Pois é, sem extorsão tem confusão." Apesar de ser condenado sem merecimento, apesar de ser injustamente punido, vítima de um complô, sou bacabalense, defenderei o nome da cidade e acima de tudo, continuo andando de cabeça erguida. E é só... Um bom carnaval e parabéns aos ganhadores.

"Eu nao falei pra quem postou e sim pra quem fez pra ele postar"

"Perdoa-lhes, senhor, eles não sabem o que dizem"

Zé Lopes










Nenhum comentário:

Postar um comentário