domingo, 19 de maio de 2013





TRÁGICO SE NÃO FOSSE CÔMICO

Há um exemplo "pontual" de como os recados começam e terminam totalmente diferente do "original". É a tal da "comunicação", onde um ponto, uma vírgula ou uma interrogação, muda o enfoque e o foco, gerando "final" totalmente inimaginável.
Estava eu  retornando pela Avenida dos Holandeses, no Calhau, sozinho, dirigindo numa velocidade considerável (de regular para mais). O celular toca, treme, reduzi e procurei ficar mais à direita para poder atender sem prejudicar o trânsito. Do outro lado da linha, minha cunhada Ângela aos prantos, tipo soluçando! E sem que eu dissesse nada, ela "lascou" e ouvi meio laconicamente: - mataram a ...isa. O que? -..arro matou a ...isa!
Interpretando ao meu jeito e sem poder raciocinar muito, pensei: Fábio matou a Rafisa!
Meio atordoado e incrédulo, procurei desligar e liguei para Sônia, minha esposa e fui logo dizendo: - Fábio acabou de matar a Rafisa, liga aí pra Ângela (para checar evidentemente).
Sônia estava num "contexto natalino", rodeada de gente e ao repetir minha notícia, o "povo" em volta se alvoroçou, perplexo.
E, sem fazer as perguntas óbvias, indagaram de Ângela como foi, como aconteceu?
E Ângela: - foi atropelamento, ela entrou, saiu e o carro pegou ela.
- E o corpo? 
- Itabajara já levou!
Aí, entrou Gracinha, outra cunhada, na linha: - olha aqui está todo mundo de luto.
Tânia tratou de dar a notícia ao Zé Lopes, amigão do Jorge, pai de Rafisa. Felizmente, Zé Lopes não teve a iniciativa de ligar logo para o amigo.
Alguém "levantou" a dúvida, Fábio matar Rafisa, se Fábio é tio dela! Aí, Kátia, justificou: - dependendo da hora uma pessoa perde a cabeça e esfaqueia.
Mas, Tânia achou que alguma coisa não batia, Itabajara retirar o corpo sem perícia policial, sem IML, assim rapidamente!
Foi aí que alguma figura mais sensata resolveu botar a coisa a limpo, e, perguntou à Ângela com todas as letras: - Ângela, Rafisa morreu mesmo?
Ângela esclareceu logo: - não foi Rafisa, foi minha cachorra Safira, um carro matou ela!
Ainda bem que a família da Rafisa não ficou sabendo deste "imbróglio" todo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário