domingo, 19 de maio de 2013



UM MARINHEIRO DE BARBA LOIRA
          Ele é filho de dona Maria e seu André e chegou em Bacabal ainda criança onde começou os seus estudos. Menino como outro qualquer menino, era arisco, jogava bola, brincava com os outros meninos e saia escondido para banhar das águas do Rio Mearim. Mesmo estudando, sentia a necessidade de trabalhar para ter o seu próprio dinheiro e se aventurou como padeiro e como entregador de pão, uma vida de muito cansaço e sofrimento onde entrava as seis da tarde para manipular a massa, modelar o pão, assar e as quatro da manhã, em uma bicicleta cargueira, com vários sacos abarrotados de pão, com chuva ou não, percorria toda a cidade e quando o relógio marcava sete horas, tinha que estar em casa para se preparar para mais um dia de aula. 
Esse é André Campos, nome que usa apenas para assinar cheques e canhotos de cartões de crédito. Apelidado ainda criança em Bacabal como Dedé, ele cresceu, virou amante do ritmo que veio da Jamaica, o reggae de raiz e fez muitos amigos. Irmão de Rita, Raimundinho (em memória), Francisco, Neto e Ana, ele foi um adolescente que bebeu cachaça, fumou cigarros, frequentou clubes, dançou, aprendeu muito, sonhou com uma vida melhor e conheceu Josélia, sua esposa, com quem tem três filhos, Van Bastem, André Junior e Lucas, o primeiro já na universidade. Trabalhando de garçom, ele pensou em vôos mais altos e resolveu encarar a Ilha do Amor, onde trabalhou como garçom, recebeu o apelido de Louro até se tornar dono de um dos mais badalados bares da cidade, o bar Litorânea ou simplesmente o Bar do Louro, na Avenida Litorânea onde ele recebe todo mundo com o mesmo amor e carinho. Muitos artistas como Armandinho, Zé Américo, Marcelo Carvalho, Carlinhos Veloz, Paul Getty, Kosta Netto, Albert Abrantes, Manuerl Baião de Dois, Tato Costa, Beto Pereira, Josias Sobrinho, Dommer, 

Isac Dias, Galego, Wilson Zara, Itamar Lima, Herbert Luis, Nonato Matos, Brandinho, Samuel Barreto, Edvaldo Santos, intelectuais como Arquimedes, Carmem Lopes, Pedro Neto, Gusmão, Junior de Paula, Sales, Kalil Trabulsi, Louremar, Waltinho Carioca, Donatinho, Ezrael Nunes, Renato, Lereno, Rinaldo, Neuzinha Costa, ases como o médico Dr. Itaguacy, o advogado Dr. Jeferson Santos, as advogadas Dra. Zilda, Dra. Graça Almeida, a odontóloga Dra. Clery,  o agrônomo Henriqiue Nunes, politicos como Zé Alberto Filho, Paulo Campos, Jura Filho, Zeziquinho, Graciete. Leonardo Lacerda, esportistas como Pedro Gusmão, Guilherme, Dutra, Hermano, Roberto, Renato Braga, Kleber, Lambal, Silinha, Oliveira Sobrinho, os empresários Kim, Godinho, oficiais como Coronel Braga, Coronel Brazil, Coronel Veloso Coronel Marcos Pimentel, Major Marques Neto, Tenente Menezes e muitas outras autoridades, doutores, cantores, políticos, atletas e anônimos. Louro tem a cara de um alegre domingo de Sol e o seu bar que fica em frente as dunas, recebe um vento frio e tem todas as estruturas que o turista quer e precisa.
Louro vive sempre rodeado de amigos, é figura presente nas mesas conversando com os fregueses e a estrutura que montou, faz do seu bar, sempre lotado, a atração dos dias de sol, das noites de lua cheia, das tardes frias. Louro é a praia em si, é o mar em si e toda vez que o sol nasce atrás das dunas, em frente do seu bar, a natureza esboça um sorriso, cheio de brisa a pintar o dia com seu tom amarelo. Esse é Louro, o faxineiro das dunas, um mar de barbas aparadas e tingidas pela vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário