sexta-feira, 12 de julho de 2013


Caso Mandacaru: Filha de empresário assassinado faz denuncia grave

Empresário assassinado dia 9 de abril de 2013
Por Sérgio mathias
Há exatamente três meses o empresário Ivaldo Dias Pereira, conhecido como Ivaldo Mandacaru, de 57 anos, era assassinado em plena via pública. Os autores aproveitaram o momento em que a vítima diminuiu a velocidade do seu veículo para efetuar os disparos.

O crime registrado pela câmera de segurança de uma empresa foi cometido na Rua Frederico Leda, poucos metros da residência do empresário, no centro de Bacabal.
Minutos após os policiais militares do estado de Pernambuco, Francisco do Nascimento Silva, de 28 anos, e Josenilson de Oliveira Santos, de 32 anos, foram presos ao tentarem sair da cidade.

Com os dois foram apreendidas duas pistolas, nove carregadores, mais de 100 cápsulas e R$ 3,5 mil em dinheiro.

A polícia também encontrou uma foto da vítima escondida no tênis de Francinaldo, o que reforça a suspeita de crime de pistolagem.
Policiais de Pernambuco acusados de serem
os autores do crime
Ao ser interrogada a dupla negou qualquer relação com o crime. Segundo o que o então delegado regional Jader Alves disse na época, os dois já respondem a processos administrativos por desvio de conduta, no estado onde são lotados. Além dos antecedentes, outra prova cabal caiu sobre os policiais durante o exame de necropsia feito no corpo do fazendeiro.

"Os médicos legistas encontraram no crânio da vítima projéteis compatíveis com os das pistolas apreendidas com os militares. Vamos mandar o material para o Instituto de Criminalística [Icrim] da capital para exames de comparação balística, fundamental para comprovar a participação deles neste caso, que muito ainda precisa ser investigado", completou Jader Alves.

Transferidos para a nossa capital, Josenilson e Francisco do Nascimento continuam presos no Comando Geral da Polícia Militar.
Secretário Aluísio Mendes durante coletiva
Ao apresentar a dupla à imprensa durante uma entrevista coletiva, dia 10 de abril, o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Aluísio Mendes, adiantou que já existia uma suspeita de quem poderia ter encomendado o crime. “A informação é de que seriam negócios mal resolvidos do empresário com um sócio em Pernambuco. Essa linha já está sendo investigada pela Polícia Civil e eu acho que é uma questão de tempo a identificação do autor intelectual do crime”, completou Mendes.

Porém, noventa dias após o crime, as investigações parecem não ter avançado muito.

Enquanto isso familiares da vítima cobram mais agilidade da polícia e denunciam: Quero aqui compartilhar que estamos sendo vitimas de ameaças com pessoas em frente minha casa com arma na cintura em pleno a luz do dia, tirando foto por celular, e não sei o que querem de nós”.

Essas palavras foram extraídas da postagem que uma das filhas de Ivaldo Mandacaru fez na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário