sábado, 24 de agosto de 2013

SAÚDE




Neste sábado (24) será aberta em todo o Brasil a Campanha Nacional de Multivacinação. A ação tem como objetivo atualizar as cadernetas de vacinação das crianças com faixa etária entre os 6 meses e 4 anos e 11 meses de idade. Entre os dias 24, escolhido como o Dia “D” de mobilização nacional, e 30 de agosto dez tipos de vacinas serão ofertadas. Todas as crianças dentro da faixa de idade determinada pelo Ministério da Saúde devem comparecer aos postos de saúde acompanhadas da carteirinha de vacinação.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Cesar Felix, cerca de 70 unidades de saúde de São Luís e 800 profissionais engajados na Campanha para a avaliação da situação vacinal e imunização quando necessária. “Todas as vacinas do calendário básico estarão disponíveis”, destacou ele.
Segundo a superintendente da Vigilância Sanitária e Epidemiológica do Município, Terezinha Lobo, na última campanha de vacinação (contra a pólio) mais de 73 mil crianças foram imunizadas em São Luís, o que representa quase 99% do público definido pelo Ministério da Saúde, ultrapassando a meta estabelecida para a capital do estado que era de, aproximadamente, 80%.

“Atingimos um número extremamente expressivo na última campanha, porém, temos que estar vigilantes o tempo todo para que aquelas crianças que não puderam se vacinar contra a pólio ou qualquer outra doença tenha sua vacinação atualizada. Tão importante quanto a imunização é tê-la registrada na caderneta de vacinação que é um documento pessoal e deve acompanhar a criança a todo o momento”, disse Terezinha Lobo.
Todos os postos de vacina funcionarão das 8h às 18h, porém, não haverá postos volantes neste período. Desta forma, pais e responsáveis devem levar suas crianças a uma unidade de saúde mais próxima de sua casa. Mesmo quem não possuir a carteira de vacinação deve procurar normalmente as unidades de saúde, onde será emitido um novo documento para o controle.
VACINAS DISPONÍVEIS
BCG, hepatite B, pentavalente, poliomielite, rotavírus, pneumocócica, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).
VITAMINA A
Uma dose suplementar de vitamina A também será ofertada durante o período da campanha com objetivo de reduzir a mortalidade por diarreia e ajudar no desenvolvimento e crescimento das crianças.


Pesquisas indicam que uma dose de vitamina A reduz em até 15% a mortalidade em crianças nos primeiros anos de vida. A vitamina é fundamental para a saúde dos olhos, evitar o aumento de infecções respiratórias, diarreia, além de fortalecer o organismo para o combate a várias outras doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário