quinta-feira, 28 de novembro de 2013

RESUMO DO DIA - PELOS BLOGAS DE BACABAL



Por Sérgio Mathias

Secretaria de Estado de Turismo (Setur) realizou, nesta quarta-feira (27), a entrega das carteiras do artesão. A entrega foi realizada no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, durante o Encontro de Turismo que termina nesta quinta-feira (28). Foram entregues, inicialmente, 15 documentos. Dona Maria Araniza Oliveira de 64 anos, moradora do município de Raposa, que já trabalha na confecção do artesanato desde os 15 anos, disse que a carteira vai colaborar com o reconhecimento da profissão. “Me dedico ao artesanato há 49 anos e, hoje, posso dizer que estou feliz porque estamos sendo reconhecidos como artesãos”.

Já a artesã Salete Garcês Ferreira afirmou que o documento vai ajudar na busca de benefícios. “A carteira é um reconhecimento do nosso trabalho e ajudar a profissionalizar o nosso trabalho perante o turista que visita nossa cidade”, declarou.De acordo com o Secretário de Estado de Turismo, Jura Filho (foto), cerca de 300 carteiras ainda deverão ser entregues para artesãos cadastrados de todo o Maranhão. “A carteira é um documento que, a partir de agora, passa a ser obrigatório como identificação do artesão maranhense tanto na produção quanto no segmento desenvolvido”.

Terão direito ao documento artesãos cadastrados e identificados pelo Centro de Produção Artesanal do Maranhão, Ceprama. O documento deverá assegurar à categoria, aposentadoria, participação em feiras e congressos regulamentados de âmbito nacional e internacional.
************************************************************************

PARA ASSUMIR O CARGO NO TRIBUNAL DE CONTAS VICE-GOVERNADOR TERÁ QUE RENUNCIAR O MANDATO E ABANDONAR OS "COMPANHEIROS DO PT"

Por Luis Carlos União Juventude

Para assumir o cargo no TCE, o vice-governador deverá renunciar ao mandato e se desfiliar do PT
 Encerrou agora pouco a sessão na Assembleia Legislativa do Maranhão que escolheu o vice-governador Washington Luis como o mais novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Ele substitui o conselheiro aposentado Yêdo Lobão, que deixou o pleno no mês de outubro.
A votação teve um placar de 29 deputados que votaram sim, 04 não, 08 ausentes e 01 abstenção. A sessão para escolha de Washington Luis para compor o quadro de conselheiro do TCE-MA foi secreta.
O vice-governador Washington aguarda a informação oficial da mesa diretora da Assembleia Legislativa sobre o resultado, para em seguida fazer a sua desfiliação do PT e se desincompatibilizar do cargo de vice-governador. Após estas etapas é que ele poderá assumir a cadeira no pleno do tribunal de contas.
************************************************************************

MORRE O SARGENTO LEOTON ANDRADE

 

Por Louremar Fernandes

Leoton Andrade estava há dois na reserva remunerada da PM e faleceu aos 54 anos.
O sargento serviu a maior parte da sua vida profissional no município de Bacabal. Aposentou-se como integrante do 15º Batalhão de Bacabal. O comando do 15º BPM divulgou nota há poucos instantes

“É com muito pesar que o Comando do 15º BPM comunica a todos, o falecimento do Sargento PM R/R Leoton Andrade da Silva, ocorrido na tarde de hoje, 27, na cidade de São Luis. Oficiais, Graduados e Praças que conviveram com o Sgt Letoton, neste momento, só lamentam a subida perda deste militar, disciplinado e disciplinador, cumpridor dos seus deveres e obrigações e que por 30 (trinta) ininterruptos anos honrou a briosa Polícia Militar do Estado do Maranhão. Que Deus dê o conforto à família do graduado e também nos conforte desta lacuna que sabemos que jamais será preenchida”.
O velório do sargento Leoton será na sua residência, no conjunto Bosque Aracaty, em Bacabal.
************************************************************************
DEPUTADO ALBERTO FILHO-PMDB/MA DESTINA RECURSOS FEDERAIS PARA A PESQUISA COM CÉLULAS-TRONCO ADULTAS PARA TRATAMENTO DE ENFISEMA PULMONAR

Por Randyson Laércio

O deputado Alberto Filho destinou, em 2012, emenda parlamentar no valor deduzentos mil reais para financiamento de pesquisa de terapia celular para tratamento de enfisema pulmonar, uma doença crônica que atinge milhões de brasileiros fumantes. A pesquisa que já vem sendo feita a uma década tem avançado, mas ainda não chegou a finalização. Essa pesquisa é feita com células-tronco adultas em pacientes com enfisema em estado crônico.
Os recursos foram destinados ao cientista Drº João Tadeu Ribeiro Paes, do laboratório de Genética e Terapia Celular da Universidade do Estado de São Paulo, Campus de Assis.
Para o deputado Alberto Filho “investir em pesquisa científica visando a cura de doenças crônicas como as doenças pulmonares é um dever do Estado e uma obrigação do parlamentar federal, que tem entende que o seu mandato deve também se preocupar em contribuir para ações desta magnitude, pois, a busca de cura para doenças crônicas requer muito investimento em pesquisa”.
Para o deputado maranhense, o Brasil precisa investir muito mais em pesquisa científica, principalmente em pesquisas na área da saúde. Portanto, contribuir para isso nada mais é do que obrigação do parlamentar que pensa não só nos problemas do seu Estado, mas também da nação brasileira, porque se chegarmos a cura do enfisema pulmonar, doença que traz tanto sofrimento às suas vítimas, estaremos fazendo contribuindo para isso para toda a humanidade. Quiçá que o Brasil saia na frente na cura do tratamento do enfisema pulmonar. E finalizou: “os recursos que destinei são ainda muito poucos, mas,  somados a outros que a Universidade poderá vir a adquirir, contribuirá para não deixar que essa pesquisa científica tão importante seja paralisada”.
"Esses recursos ainda não foram liberados, mas o processo de aprovação junto ao CNpQ, órgão de apoio à pesquisa ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia,  está bastante avançado e espero que não demore muito mais para não prejudicar a pesquisa que já foi iniciada", salientou o deputado Alberto Filho.
***********************************************************************
MARANHÃO ESTÁ EM ESTADO DE ALERTA CONTRA A RAIVA

Por Jota Erry

A Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio da Vigilância Epidemiológica, informou nessa quarta-feira (27), durante reunião técnica realizada na sede da Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, em São Luís, que o Maranhão está em estado de alerta contra a raiva, doença viral que atinge os humanos e geralmente é transmitida por meio da mordida de um animal infectado, em especial caninos e felinos.
De acordo com a SES, de 2005 até agora, 39 pessoas morreram devido à raiva. Somente este ano, foram três óbitos, sendo um na Região Metropolitana (São José de Ribamar) e dois no interior do estado (Humberto de Campos e Mirinzal). Representantes do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) permanecerão até hoje (28), na capital maranhense, para avaliar, junto com membros da SES, soluções para inibir a proliferação do vírus causador da raiva no território maranhense.

Ainda segundo a secretaria, devido ao grau mais elevado dos riscos de infecção, pelo menos 15 municípios do Estado (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, Mirinzal, Humberto de Campos, Viana, Cajapió, São João Batista, São Vicente de Férrer, Barreirinhas, Caxias, Timon, Imperatriz e Açailândia) constituem a lista das localidades consideradas prioritárias no combate à raiva.
De acordo com o secretário-adjunto de Vigilância em Saúde da SES, Alberto Carneiro, é preciso diagnosticar a causa das ocorrências de raiva no interior do Estado. "Houve uma proliferação do vírus. Antes deste ano, tínhamos um controle da doença no interior do estado, o que não aconteceu em 2013. Precisamos controlá-la no Maranhão", disse.
Casos de raiva em animais diminuem 87% em São Luís

Dados do Centro de Controle de Zoonoses apontam que, nos últimos doze meses, houve uma diminuição de 87% no número de casos de raiva em animais na capital maranhense. Ainda segundo o Centro de Zoonoses, enquanto no ano passado foram 46 ocorrências da doença, em caninos e felinos, este ano, foram apenas 6 (1 em felino e 5 em caninos).
De acordo com o diretor do Centro de Controle de Zoonoses, João Batista Pires, a realização de duas campanhas de vacinação este ano foi fundamental para a consolidação dos índices positivos da doença. "Somente em 2013, pelo menos 228 mil doses da vacina contra a raiva foram aplicadas. Isso é um dado significativo, que reforça a tese de que a imunização ainda é o melhor caminho para se evitar determinadas epidemias", disse.
Ainda segundo ele, as campanhas de imunização contra a raiva serão estendidas para o ano que vem. "Foi feito um mapeamento das localidades mais afetadas pela raiva. Atualmente os bairros do Coroadinho e Tirirical ainda apresentam grande incidência do vírus da doença. O controle será maior nessas localidades e adjacências", disse.
***********************************************************************
PAPA FRANCISCO ANTECIPA "REFORMA PROFUNDA" DA IGREJA CATÓLICA

Por Cláudio Cavalcante

As visões de Francisco sobre o futuro do catolicismo, manifestadas em diferentes circunstâncias desde o início do papado, em março, ganharam contorno único no primeiro grande documento de sua autoria. A exortação apostólica Evangelii Gaudium (“A alegria do Evangelho”, em latim) reforçou a proposta de reforma da Igreja e conclamou os fiéis a combaterem a “globalização da indiferença”, além de insistir na necessidade de descentralização da Cúria Romana. Em sua mensagem, resultado do Sínodo dos Bispos (2012), o pontífice afirmou preferir ver a Igreja “arranhada, dolorida e suja por ter andado na rua a uma Igreja doente por se manter fechada em si mesma e agarrada à própria segurança”.

Para vaticanistas, o texto - apesar de construído a partir de ideias discutidas com bispos - reforça as propostas de mudanças sobre as quais o pontífice tem imprimido sua marca. Com 224 páginas, o documento é o mais abrangente assinado por Francisco. Em julho, o líder católico já tinha publicado uma encíclica, a Lumen fidei (“A luz da fé”), escrita a quatro mãos com o papa emérito, Bento XVI. Um dos pontos ressaltados por Francisco no recente documento é sobre a tomada de decisões colegiais. A descentralização do poder em Roma tem sido uma constante e norteou a decisão do papa de convocar oito cardeais de diferentes partes do mundo, o chamado G-8, para ajudá-lo na ampla reforma da Constituição do Vaticano. “Corresponde a mim, como bispo de Roma, estar aberto às sugestões que se orientem para um exercício de meu ministério, que o torne mais fiel ao sentido que Jesus Cristo quis dar a ele, e às necessidades atuais da evangelização”, escreveu o papa.

Francisco aborda questões polêmicas, como críticas ao mercado e ao sistema econômico que, na sua avaliação, é “injusto em suas raízes” e valoriza a “lei do mais forte”. Nesse mercado, segundo ele, imperam a “especulação financeira, uma corrupção ramificada e uma evasão fiscal egoísta”, que sacrificam os excluídos. Como fez no passado, o papa denuncia a “globalização da indiferença” e o tráfico de seres humanos”. Em outro tema delicado, o aborto, legalizado em quase todos os países da Europa, o pontífice reconhece que “não se deve esperar que a Igreja mude sua postura, pois não é progressista resolver problemas eliminando uma vida humana”. Mas reconhece que “pouco fazemos para apoiar adequadamente as mulheres que se encontram em situações adversas, em que o aborto é apresentado a elas como uma solução rápida para sua angústia profunda”.

Carta de intenções

“O documento, de maneira geral, pode ser visto como uma carta de intenções para a reforma da Igreja”, opinou o historiador Rodrigo Coppe Caldeira, professor do Departamento de Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). O professor explicou que a exortação marca o fim do Ano da Fé, aberto por Bento XVI, ano passado, com o objetivo de celebrar duas décadas do novo catecismo e meio século do Concílio Vaticano II. Na avaliação de Caldeira, a preocupação central é sobre como evangelizar hoje e se adaptar aos desafios do mundo atual.

Na opinião do diretor da Faculdade de Teologia da PUC-SP, Valeriano Sanots Costa, Francisco traça uma linha muito clara sobre suas visões a respeito da Igreja. “Me faz pensar, realmente, que é um novo tempo para a Igreja, seja na linha da evangelização, seja na linha de todas as reformas que ela tem de fazer para estar mais envolvida em todas as questões do mundo de hoje”, avaliou. Os especialistas avaliaram que o documento, mais próximo de uma plataforma oficial do papado, pode dar o tom de uma aguardada encíclica de Francisco.
“Uma encíclica é um documento no qual o papa pondera os valores, com um peso muito grande, que tem de ser acolhido e ponto final. A exortação é uma espécie de apelo e, geralmente, ele faz isso com outros bispos”, explicou Costa. 
***********************************************************************
REFLEXÃO E ARTE.

Por Dr. Rogério Alves

Aprendi que Amores eternos podem acabar em uma noite.
Que grandes amigos podem se tornar grandes inimigos.
Que o amor sozinho não tem a força que imaginei.
Que ouvir os outros é o melhor remédio e o pior veneno, 
Que a gente nunca conhece uma pessoa de verdade, afinal, gastamos uma vida inteira para conhecer a nós mesmos.
Que os poucos amigos que te apoiam na queda, são muito mais fortes do que os muitos que te empurram.
Que o "nunca mais" nunca se cumpre, que o "para sempre" sempre acaba. Que minha família com suas mil diferenças, está sempre aqui quando eu preciso.
Que ainda não inventaram nada melhor do que colo de Mãe desde que o mundo é mundo.
Que vou sempre me surpreender, seja com os outros ou comigo.
Que vou cair e levantar milhões de vezes, e ainda não vou ter aprendido TUDO."


Estamos aqui de passagem..

William Shakespeare

Nenhum comentário:

Postar um comentário