terça-feira, 26 de novembro de 2013

RESUMO DO DIA - PELOS BLOGS DE BACABAL




Por Sérgio Mathias


Na tarde deste último sábado (23), o deputado estadual Roberto Costa (PMDB) esteve em Bacabal participando da 13ª edição do Festival da Pipoca, juntamente com o senador João Alberto, o deputado federal Alberto Filho e o vereador Melquíades. O evento, organizado pelo Gordo da Pipoca, reuniu a garotada da cidade na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), com espaços para lazer e distribuição de guloseimas.
*********************************************************************

GESTÃO DE TRÂNSITO PASSARÁ A SER MUNICIPAL EM 11 MUNICÍPIOS


Por Jota Erre

O Governo do Estado e 11 municípios firmaram, nesta segunda-feira (25), convênios para a operacionalização dos serviços do sistema de trânsito, incluindo sinalização, fiscalização, aplicação de penalidades e educação de trânsito. A medida atingirá Arari, Axixá, Icatu, Balsas,Timon, Caxias, São Luiz Gonzaga, Viana, Santa Helena, João Lisboa e Estreito.
Com a assinatura do convênio, os municípios passam a integrar o Sistema Nacional de Trânsito e seus órgãos executivos municipais de trânsito assumirão a responsabilidade pelo planejamento, projeto, operação e fiscalização, no perímetro urbano e nas estradas municipais.
“Já são 25 municípios integrados ao sistema no Maranhão. Todo o país passa por dificuldade nesta municipalização do trânsito e o Maranhão tem avançado muito com o único objetivo de tornar o trânsito mais seguro e eficaz”, disse André Campos, diretor do Detran-MA.
Segundo o Detran, mais de 205 mil veículos circulam diariamente nesses 11 municípios.
 *********************************************************************
PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO VÃO RECEBER R$ 200 POR MÊS PARA ESTUDAR DURANTE TODO ANO DE 2014
Por Castro Digital
O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta segunda-feira (25) o programa Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio, em que uma das principais ações do programa é fornecer bolsas em dinheiro para professores do ensino médio da rede pública se qualificarem em cursos oferecidos pelo próprio MEC e ministrados presencialmente por instituições de ensino superior. 
O programa prevê a criação de uma rede de formação em todos os estados. Os requisitos para os professores participarem do programa incluem a atuação como docente em sala de aula ou coordenador pedagógico no ensino médio em escola da rede estadual, e a condição de professor efetivo 
para o ano letivo de 2014. Além disso, eles precisam constar no Censo Escolar de 2013 na mesma rede em que estarão vinculados em 2014.

O curso para os professores terá duração de 200 horas anuais e usará material didático oferecido de forma digital pelo próprio MEC. Os professores que aderirem ao programa receberão R$ 200 por mês, a partir de fevereiro, até dezembro do ano que vem. O Brasil tem quase 500 mil professores em mais de 20 mil escolas públicas de Ensino Médio.
*********************************************************************

  Por Cláudio Cavalcante

A Governadora do Estado do Maranhão, Roseana Sarney, o Senador da República, João Alberto de Sousa, o Secretário de Estado Luiz Fernando, Deputado Estadual Roberto Costa e o Presidente do Tribunal de Contas do Maranhão, conselheiro Edmar Cutrim, estiveram reunidos na manhã do dia 25, com o novo Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Maranhão, Coronel Aldimar Zanoni Porto e a alta cúpula da PM, composta por todos os Coronéis da instituição. Também presente ao evento o Tenente-coronel Egídio e Major Capelão Francisco Raposo, que ali representaram como os Oficiais de Unidades do interior. O encontro aconteceu na casa do senador João Alberto.
            Na pauta a segurança pública do Estado do Maranhão.  Em seu pronunciamento a governadora Roseana Sarney garantiu apoio integral ao novo Geral em suas ações, enaltecendo a Polícia Militar do Maranhão, uma instituição centenária, séria e que tem o total apoio do povo maranhense e a confiança de todas as instituições do Estado.

O Secretário de Estado Luiz Fernando, também enalteceu a Polícia Militar e disse que quanto mais houver união, cooperação entre os seus membros, mais forte se tornará, ressaltando que a corporação é composta por pessoas  sérias e comprometidas com o bem-estar da sociedade maranhense.
            O Senador João Alberto, também enalteceu a Polícia Militar e a governadora pelo novo comando da  PM no estado, desejou  sucesso ao Coronel Zanoni  e que o novo comandante e a PM sempre terão o seu apoio. Ato contínuo o Deputado Estadual Roberto Costa (Presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa), enfatizou que o legislativo maranhense também confia e está ao lado do novo comando da Polícia Militar.


      Em seu pronunciamento o Coronel Zanoni, agradeceu a todos, em especial a Governadora Roseana Sarney,  disse que todo o Estado do Maranhão, está sendo mapeado a exemplo da capital e que fará de tudo para honrar a confiança depositada a sua pessoa, desenvolvendo um serviço de qualidade, devolvendo ao povo maranhense, aquele sensação de segurança tão almejada por todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário