domingo, 26 de janeiro de 2014

A DECADÊNCIA DA CARNAVALISAÇÃO BAIANA



Disse há alguns anos atrás, que a Bahia fazia a pior música do Brasil, e continuo dizendo, só que vende muito bem o seu besteirol, essa é a diferença.  Quando a “nova música baiana” carnavalisou o país com as micaretas, acabaram por isolar a verdadeira e fenomenal “velha música baiana” com os frevos de Moraes Moreira, Caetano Veloso, Gal Costa, Pepeu Gomes, Baby Consuelo, Armandinho, Dodê e Osmar, os sambas, reggaes  e afoxés de Maria Betânia, Gilberto Gil, Edson Gomes e A Cor do Som.

Luis caldas, isolado das micaretas
Uma febre de trios elétricos e bandas, blocos, cantores de momento, surgiram como  “preferência nacional”, na verdade, “preferência nordestina”, já que poucos, e com muito investimento, conseguiram alguns bons momentos nas rádios e televisões do sul do país. Um complô dos carnavalisadores, liderado por Carlinhos Brown e sua Timbalada e por Bell, que faz seus últimos shows na banda Chiclete com Banana, tratou de eliminar a concorrência e logo no inicio do projeto, deixou de fora os baianos mais elétricos como Luis Caldas, Sarajane e Gerônimo, fazendo nascer Daniela Mercury, Margarete Menezes,  Ivete Sangalo, Jamil, Durval, cada um com sua banda e micaretaram as capitais norte/nordestinas com seus axés.

É O Tcham, carreira meteórica
A tira colo, foram fabricados cantores, bandas, grupos que são tantos, que nem é preciso nomear, só para ilustrar, O Tcham e Terra Samba, os dois mais famosos da época. Uma música de ritmo misturado e letra patética como ‘ ê ô, ê ô, ai, ai, ai, ai, ai”, ou “ Tá com sede, bebeu agua, agua mineral...” ou mesmo “ quer andar de carro velho, que venha, pois eu sei que andar a pé, é lenha” invadiram as micaretas e ganharam o país, mas que perderam força pelo tino descartável.

Daniela e esposa
A "nova" música baiana e consequentemente o carnaval de trio, foi caindo na mesmice e o envelhecimento, cansaço e enriquecimento de quem a mantinha viva,  culminou nesse desgaste natural, prova disso é que o cantor Bell se despede do grupo que ele mesmo fundou, o Chiclete com Banana, a Daniela Mercury assumiu sua bi-sexualidade e envereda por outros estilos, Ivete Sangalo já aparece atuando como atriz em seriados da Rede Globo, embora ainda façam muito sucesso no carnaval. Os blocos Ilê Aiê, Filhos de Gandhi, Olodum e Araketo, pouco se ouve falar a nivel de Brasil, mas continuam fortes na capital baiana. 

Armandinho, Dodô e Osmar

Mesmo quem curtiu os carnavais de micareta, viajou por vários lugares curtindo as bandas, os cantores, os blocos, não lembram o nome de todos , mas se falarem em  Os novos baianos, Moraes Moreira, Caetano Veloso, Gal Costa, Pepeu Gomes, Baby Consuelo, Armandinho, Dodê e Osmar,  Maria Betânia, Gilberto Gil, Edson Gomes e A Cor do Som, com certeza se lembrarão.  Contrariando o adágio popular, eu digo: “O bom dura Muito”.. 

Caetano Veloso, Maria Bethania, Gal Costa e Gilberto Gil

Nenhum comentário:

Postar um comentário