quarta-feira, 12 de março de 2014

BALANÇO GERAL DO CARNAVAL DE SÃO LUÍS GERA DEBATES SOBRE PROGRAMAÇÃO DIURNA




A quarta feira de cinzas não serviu somente para apuração dos votos das agremiações campeãs do Carnaval de São Luís. Nas redes sociais, o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Francisco Gonçalves, promoveu outro debate ao publicar o seguinte comentário: “Também sou a favor de carnaval durante o dia. Em São Luís, carnaval tem que ser com sol, lua e maresia.”.

Agentes culturais envolvidos com as políticas de promoção e fomento do carnaval se envolveram no debate sobre novos modelos de programação que contemple outros espaços, além da Passarela do Samba, e possibilite a folia também no horário diurno em vários pontos da cidade.Para isso, a Func vai preparar em abril um seminário aberto ao público para avaliação do carnaval deste ano e também discutir um planejamento maior sobre o evento, para que agremiações e entidades tenham mais autonomia na capitalização de recursos e haja mais espaço para programação durante o dia.

Na avaliação dos organizadores, a volta da Passarela do Samba foi um grande acerto e uma iniciativa satisfatória para todos os segmentos envolvidos. Todos os dias, mais de 6 mil pessoas compareceram à Passarela, com distribuição de bilhetes esgotando antes das 18h, horário de início da programação. “A resposta foi dada pela população. Houve uma grande demanda de pessoas que não conseguiram participar devido ao limite de ingressos por lotação das arquibancadas”, disse Tony Mota, presidente da União das Escolas de Samba do Maranhão (UESMA).
Tony Mota destacou também o clima de tranquilidade durante todo o processo de organização do evento e que o resgate da Passarela se tornou imprescindível para o próximo passo, que é a captação de recursos pelas escolas junto à iniciativa privada. “Este ano não tivemos tantos embates e divergências com os presidentes das escolas de samba no processo de organização do Carnaval de Passarela. Eu levei a cada um deles a consciência de que somos um conjunto e todos se esforçaram no intuito de termos mais autonomia para ver a Prefeitura como parceira do evento. Nenhum incidente grave foi registrado pela polícia. Nós superamos todas as dificuldades para um carnaval bem tranqüilo”, afirmou.


Segundo o coordenador de eventos da Func, Ribamar Moraes, todo o processo foi negociado e debatido democraticamente com as entidades responsáveis em promover o Carnaval de Passarela. “Todos assumiram em conjunto a responsabilidade de fazer um bom carnaval. Desde a preparação dos editais até a montagem da ordem dos desfiles, tudo foi debatido e decidido em reuniões, o que deu mais autonomia aos representantes da União das Escolas de Samba do Estado do Maranhão (UESMA), da Associação Maranhense de Blocos Carnavalescos (AMBC) e da Academia dos Blocos Tradicionais do Estado do Maranhão (ABTEMA)”, considerou.
Trupiada da Ilha – Além do tradicional desfile de blocos e escolas de samba, com a participação de 60 agremiações carnavalescas concorrendo à premiação do Concurso de Passarela, o encerramento da programação teve a presença de três grandes batalhões de bumba-meu-boi de matraca de São Luís: Maracanã, Maioba e Pindoba. O resultado foi um encontro multicultural entre dois ciclos festivos tendo a chave da cidade como elo simbólico. Pai Francisco e Mãe Catirina (personagens principais do auto do Bumba-meu-boi) receberam das mãos do Rei Momo Cosme Bruno a responsabilidade em dar continuidade ao clima de festa também no mês de junho, período das festas de São João.
A inserção dos grupos tradicionais do ciclo das festas juninas no Carnaval de Passarela também possibilitou o debate de se pensar para 2015 uma programação carnavalesca mais extensa à diversidade cultural da cidade, como acontece em outras capitais nordestinas, a exemplo de Salvador e Recife. Além da Passarela, a Prefeitura também concedeu apoio a eventos comunitários com oferecimento de atrações artísticas, fortalecendo a programação de carnaval fora do circuito do Anel Viário.
Na página oficial da Fundação Municipal de Cultura no Facebook o debate também tem sido esperado a partir da seguinte pergunta: “Que avaliação você faz da programação do Carnaval de São Luís em 2014?”. As respostas e participações servirão de parâmetro na avaliação do carnaval deste ano. Para participar, basta acessar www.facebook.com/funcslz. Lá estão também álbuns de fotos dos melhores momentos do Carnaval de Passarela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário