domingo, 9 de março de 2014

NÃO VOU QUEBRAR A CORRENTE




Fui selecionado pela FUNC - Fundação Municipal de Cultura (via edital) para julgar no domingo e segunda-feira de carnaval, o quesito melodia no desfile das escolas de samba do grupo “A”. Por coincidência, também fui escalado pela SECMA – Secretaria de Estado da Cultura  para cantar na jardineira,  também no domingo e na segunda-feira de carnaval. No domingo, a jardineira saiu as seis da tarde e as sete estava na avenida e julguei as escolas da noite.

Na segunda, por conta da jardineira sair as nove e como o percurso estava completamente lotado, cheguei na avenida com sete minutos de atraso (ver foto do cronômetro). Não faltei, como divulgou uma rádio, e como o quesito que competia a mim era melodia, coisa que se repete centenas de vezes durante a passagem da escola, não vi motivos para minha desclassificação, por isso entrei com um recurso.

As minhas notas não mudariam o resultado do desfile, mas, duas escolas, em particular, foram prejudicadas com notas baixas, a Marambaia e a Flor do Samba. Com um desfile tecnicamente perfeito, claro que sem muito luxo, pois se trata de uma escola sem muitos recursos, a Marambaia do Bairro de Fátima, tinha indiscutivelmente, o melhor samba, a melhor harmonia e a melhor bateria e em todos esses itens a escola perdeu pontos importantes.

A Turma do Quinto e a Flor do Samba, realmente disputariam o primeiro lugar, já que a favela, ao longo de tantos anos, fez um desfile ruim, o pior dos últimos tempos e tinha um samba de difícil interpretação, o mesmo que não aconteceu com o da Turma do Quinto que é do mesmo autor, o emergente Luzian Filho.

A diversidade composta por Allysson Ribeiro e cantada pela Flor do Samba, Seduziu a platéia que fez um arrastão cantando o célere refrão “A campeã voltou”. Não fosse a dureza de dois jurados com a mera intenção de prejudicar a Flor do Samba, um dando 8,5 em fantasia e o outro dando 8,0 em enredo, a disputa seria muito mais bonita e mesmo que a Turma do Quito ganhasse, como ganhou, não pareceria armação.

De parabéns a FUNC e seu presidente, a organização, as escolas e toda essa gente que tenta, de todas as formas, botar o nosso carnaval de passarela no lugar que merece.
Um axé ao Bita de Barão e a Turma do Quinto, a grande campeã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário