terça-feira, 18 de março de 2014

PF PRENDE DOLEIRO PROCURADO NO PARANÁ EM HOTEL EM SÃO LUÍS



A operação denominada Lava-Jato, realizada ontem pela Polícia Federal, prendeu o doleiro Alberto Youssef em um hotel de luxo localizado em São Luís. Além da prisão do doleiro no Maranhão, houve o sequestro do hotel BlueTree, situado na área central de Londrina (PR), de propriedade do doleiro. Segundo informações da PF, esse trabalho visa desarticular organizações criminosas de lavagem de dinheiro. O montante investigado ultrapassa R$ 10 bilhões. Até o fim da tarde de ontem, 24 pessoas integrantes da quadrilha já tinham sido presas.

A assessoria de comunicação da PF informou que os policiais chegaram ainda cedo ao hotel para realizar a prisão do doleiro. Ele foi levado para a sede da instituição federal, na Cohama, mas ainda esta semana será transferido para Curitiba, onde vai ser ouvido pelos delegados, lotados nessa cidade.

Ainda na manhã de ontem, os agentes realizaram buscas na casa de Alberto Youssef, em Londrina, como também em uma de suas empresas, na capital paulista. A PF detalhou que ele tem condenações por crimes contra o sistema financeiro nacional desde 2004. Também há registro contra ele pelos crimes de sonegação de imposto em torno de R$ 33 milhões à Receita Federal, no decorrer dos anos de 1996 a 1999; de evasão ilegal de divisas, formação de quadrilha e falsidade ideológica.

Operação Policial – O trabalho da PF foi realizado em 17 cidades do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Distrito Federal. No estado do Paraná, além de Londrina, foram desenvolvidas ações em Curitiba, São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu. Quatrocentos policiais federais participaram da operação com a missão de cumprir 81 mandados de busca e apreensão, além de 18 de prisão preventiva, 10 temporárias - com prazo de cinco dias prorrogáveis por mais cinco - e 19 mandados de condução coercitivas.

A PF informou que somente no período da manhã 24 mandados de prisão tinham sido cumpridos pela Polícia Federal, com apreensões de veículos de luxo e grande quantia de dinheiro em moeda nacional e estrangeira que ainda não foram contabilizados. Também foram autorizados sequestro de bens imóveis dos suspeitos.

Para a polícia, o grupo investigado envolve alguns dos principais personagens do mercado clandestino de câmbio no Brasil, responsável pela movimentação financeira e lavagem de ativos de diversas pessoas físicas e jurídicas envolvidas com crimes como o tráfico internacional de drogas, corrupção de agentes públicos, sonegação fiscal, evasão de divisas, extração, contrabando de pedras preciosas, desvio de recursos públicos, dentre outros crimes.


O grupo Blue Tree Hotels emitiu uma nota de esclarecimento afirmando que o grupo é composto de um pool hoteleiro e tem diversos investidores como proprietários, e o hotel da rede permanece funcionando normalmente. Também informou que não houve o sequestro do hotel, mas sim apenas uma requisição de documentos, devidamente fornecidos. Concluiu dizendo que Blue Tree Hotels é somente a administradora da unidade de Londrina e que não tem qualquer vínculo com o objeto da investigação da Polícia Federal, se mantendo disposto a colaborar no que for necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário