quarta-feira, 26 de março de 2014

PREFEITURA DE BACABAL ATRAVÉS DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL LEVA CURSOS PROFISSIONALIZANTES À ZONA RURAL



Promovido pelo SENAR Serviço Nacional de Aprendizagem Rural  em parceria com o PRONATEC e coordenado pela Secretaria de Assistência Social de Bacabal, o Curso de Bovinocultor  de Leite tem como foco o manejo sanitário de bovinos.

Com 30 vagas disponíveis para a zona rural sendo 15 para o Povoado Brejinho e  15 para o Povoado Boa Vista da Tábua, a capacitação é dividido em duas partes: teórica e prática. Principais doenças como zoonoses, aftosa, brucelose, calendário de vacinação, vias de aplicação médica  e diferença nos tipos de medicamentos serão alguns dos tópicos abordados na parte teórica.

Na parte prática, os alunos aprenderão sobre como é feito o manejo, aplicação, cuidados, manipulação e conservação de medicamentos.

Esta é a primeira vez que a zona rural de Bacabal é contemplada com cursos no setor da pecuária. Antes quem quisesse se qualificar tinha que se deslocar até a cidade ou procurar centros mais desenvolvidos. Além do aprendizado os alunos receberão uma bolsa auxilio.

Para a coordenadora do PRONATEC em Bacabal Larissa Pinto, a qualificação é de fundamental importância para um melhor aproveitamento da produção, pois apesar de muitos deles já trabalharem  na lida com o gado, alguns ainda desconhecem técnicas indispensáveis no manuseio do rebanho. “ Muitos tem a experiência e essa experiência associada a um conhecimento mais aprofundado, proporcionará muito mais resultado aos produtores” afirmou Larissa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário