domingo, 30 de março de 2014

“SANZAGA” – RESGATE DE UMA HISTÓRIA”


Josafá Bonfim

Materno berço de afeição e pureza
Legado de luta e esperança no porvir,
Paragem igual não há, tenho certeza:
Em longo exílio voluntário percebi

Lançado em 2004, o livro “SANZAGA” – Resgate de uma História”, do multifacetado Josafá Bonfim, é a cristalina história de sua cidade, São Luis Gonzaga.
Quem conhece São Luis Gonzaga e nunca leu este livro, posso aqui afirmar: - Não conhece São Luis Gonzaga.

O livro faz uma varredura por todos os aspectos : físicos, culturais, pessoais, religiosos, sincretista, cômico, geográfico, familiar, esportivo. É a história dentro da história, um verdadeiro resgate.

Francisco Josafá Bonfim da Silva, é poeta, compositor, músico, cronista,  Policial Federal, e tem um vasto trabalho desenvolvido na região centro-oeste do Brasil, onde colaborou com a imprensa mato-grossense com publicação de diversos textos literários e jornalísticos.

 Nasceu na antiga Ipixuna-Ma, hoje São Luis Gonzaga, no ano de 1960. Cursou na década de 80, Comunicação Social – habilitação em Jornalismo e Filosofia na UFMA - Universidade Federal do Maranhão e Direito pela UFMG - Universidade Federal do Mato Grosso.

Sua primeira obra publicada foi o livro filosófico “Pétalas do Amanhecer” sendo este, portanto o segundo trabalho editado.

Mesmo fora do catálogo, “SANZAGA” poderia ser muito bem reeditado pela Prefeitura Municipal de São Luis Gonzaga em parceria com a secretaria de educação e o departamento cultural e doado para as escolas. É uma peça didática da mais alta importância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário