domingo, 30 de março de 2014

TAJAÇUABA, UMA NAU EM NOVAS ÁGUAS



 O COMANDANTE
Foi dada a largada e o bumba-meu-boi de Tajaçuaba saiu na frente e já está em estúdio gravando o seu 13º CD. Capitaneado pelo sargento Carlos, a brincadeira ano a ano vem crescendo, passando agora a integrar o grupo “A”, ou seja, o grupo de elite do boi de orquestra do estado. "Agora é a vez de mostrarmos Tajaçuaba para o mundo" frisa o amo, sargento Carlos.

UM LUXO SÓ 
Dissidente do Boi-de-Axixá, sargento Carlos tenta manter a pegada Muniara (região do Munin), uma batida mais cadenciada com uma deliciosa mistura do moderno com o tradicional.

 Apesar do nome Tajaçuaba, o boi tem como base a cidade de Cachoeira Grande e é o cartão de visita daquela cidade e região e, com as fantasias desenhadas e confeccionadas pela dupla Georgina e Carla (mãe e filha), o boi promete uma grande surpresa para o São João que se aproxima.

O CD
Desta vez o sargento Carlos foi mais longe, entregou a produção e a direção musical para os cantores/compositores, Gilvan Mocidade e Zé Lopes, que juntos assinam quatro toadas. O CD está sendo arranjado pelo maestro Nonato Silva e as canções foram escolhidas a dedo, isso para fazer jus ao novo momento por que passa a brincadeira. "Vamos fazer uma nova história, vamos modernizar as toadas sem tirar a sua originalidade, vamos trabalhar músicas para rodar em rádios" Acrescenta Gilvan Mocidade. 


UM NOVO MARINHEIRO




Intelectual, publicitário, membro da Academia Maranhense de Letras, escritor e poeta, o imortal Alex Brasil estréia como compositor de toada de orquestra com “Menina Bonita”, uma parceria com Zé Lopes e Gilvan Mocidade que já é sucesso entre os músicos e promete ser o hit’ da temporada junina. "Agora eu posso morrer em paz, fiz a música dos meus sonhos, era tudo que sempre quis, estou realizado" Diz Alex Brasil.

UM RESGATE COM MODERNIDADE

A dupla Zé Lopes e Gilvan Mocidade foram buscar nas entranhas da região do Munim, mais precisamente no povoado de São Simão, um ritmo genuíno, o tradicional lelê, e fizeram uma toada no gênero, abrangendo os ritmos que movem o estado e chamarão vários intérpretes para embelezar a música com suas belas vozes, a exemplo de Fauzy Baidoum, Rosa Reis, Serrinha,  Vovô, Inácio Pinheiro, Zeca de Coxinho e Humberto do Maracanã.. "Essa idéia de chamar a nata da música maranhense para participar da nova fase de Tajaçuaba, é uma prova de abertura, de democracia junina, vamos mostrar o que Tajaçuaba tem", brinca o compositor Zé Lopes.

HEXAMOS BRAZUCA

Tudo foi planejado e pensado. A dupla Zé Lopes e Gilvan Mocidade, compuseram uma toada para homenagear o Brasil na copa do mundo.O CD que está em fase de gravação, e a todo vapor, vai ser lançado muito antes do período junino, isso para que as rádios possam tocar e o público se familiarizar com as toadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário