domingo, 27 de abril de 2014

GUIDO MARANHÃO, A PURA PULSAÇÃO DA ARTE.



Ele nasceu em Bacabal, foi registrado e batizado com o nome de Esmaragdo Silva Sobrinho, que usa apenas para assinar documentos e no decorrer dos anos, ganhou vários cognomes até se fixar como Guido Maranhão.

Filho do médico Dr. Antônio (ex-prefeito de Bacabal) e da belíssima senhora Maria das Mercês, Guido sempre teve inclinações para a arte e teve a música, sempre, como primeiro plano. Amante da música baiana dos renomados Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Maria Betânia e dos paraenses Ruy Barata, Fafá de Belém, Eloy Iglésias, dentre outros da fina música popular, Guido acabou por aprender a refinar mais o seu ouvido musical.

Extrovertido, inovador, inteligente, amigo, ele sempre soube o que quis e determinado, buscou na capital paraense, o seu curso superior e o refinado gosto pela pesquisa cultural.

Paulo Campos, Sílvio, Evandro, Zé Lopes e Guido
De volta a sua terra, Bacabal, Guido dentro das suas aspirações, trabalhou como programador na Rádio Mirante na equipe formada por Hidalguinho, Paulo Campos, Zé Lopes, Abel Carvalho, Maira Nogueira, Evandro, Jomar, Sergio Fernandes, Cláudinha Castro, Darlan Caldas, Sílvio, Carmem Lopes, Natinho Mix, Finey Hendrix, dentre outros.



De musicalidade sempre germinante, até hoje, ele procura aprender mais e mais, e com o cheiro de patichuli e o sabor da castanha do Pará, a sua imaginação ganhou forma e foi amadurecendo a idéia até que por fim, montou o seu próprio espetáculo de música,dança e teatro que foi apresentado com muito sucesso em sua própria casa de eventos, o bar e restaurante Dom Guido.

Amante de souvenires e de antiguidades, ele tem coleções memoráveis de rádios, vinis, instrumentos musicais, fitas k7, louças, pratarias e um monte de outras raridades que, de vez em quando, ele expõe para os freqüentadores da sua casa, e por várias vezes montou brechó no bar e restaurante Dom Guido, para que pessoas levassem para casa, peças de valor incalculável.

 CD "Desanonimato" onde Guido Canta "Promessa para Santa Terezinha"
Antropólogo autodidata, esse cara é um poço de conhecimentos, tem um acervo musical invejável, um acervo histórico-visual impressionante, é aluno prodígio do tempo em artes, aprendiz contumaz da vida e exímio professor do conhecimento que absorveu.

Guido é bastante viajado, tem no seu currículo um sem número de cidades conhecidas, de tribos, de aldeias, de capitais e já desbravou rios e matas em busca novos conhecimentos.

Cantor, ele já se apresentou em vários palcos pelo cidade, estado e estados, já fez shows com músicas genuinamente maranhenses, fez shows com o fino da MPB, fez show com músicas indígenas e tem no forno um show com os melhores sambas brasileiros que falam no maranhão.

Em sua discografia, consta uma gravação no DVD do bar Cebola Cortada, e também a gravação da toada “Promessa para Santa Terezinha”de autoria de Zé Lopes, no CD “Desanonimato”, uma produção do multifacetado Cláudio Cavalcante.





Nenhum comentário:

Postar um comentário