segunda-feira, 29 de setembro de 2014

CAMPANHA FICA ACIRRADA A SETE DIAS DA ELEIÇÃO

 
 
Resta pouco para eleição. A contagem final pode ser feita em dias ou em programas eleitorais restantes, pela primeira opção restam apenas sete, levando-se em conta os espaços na TV e no rádio, aí já são apenas dois. Pouco tempo e espaço para aqueles que ainda almejam a vitória seja para Assembleia Legislativa, Câmara Federal, Senado Federal, Palácio dos Leões e até para o Palácio Planalto. Obviamente que as atenções estão mais voltadas para a disputa entre Flávio Dino (PCdoB) e Lobão Filho (PMDB).
Polarizada, antes mesmo do inicio da campanha, o comunista e o peemedebista travam uma das disputas mais intensas dos últimos tempos. O clima de acirramento é tão grande, que não há nenhum clima de cordialidade entre os dois, como é percebido nos bastidores dos debates e encontros entre os candidatos, Flávio chega a evitar cumprimentar Lobão Filho.

Os dois principais candidatos nutrem certezas sobre a vitória. Tanto que por meio de suas assessorias, eles informaram: “não acreditamos em derrota, pois as pesquisas não apontam para isso, mas exatamente o contrário”, disse a de Flávio Dino. Já a de Lobão Filho, diz nem “admitir pensar na possibilidade de derrota”.

Buscando quebrar essa polarização, Luís Antônio Pedrosa (PSOL) e Zeluis Lago (PPL), foram os que se esforçaram mais, o primeiro por conta de sua boa articulação em debates e suas propostas completamente diferentes dos dois primeiros colocados. Já Zeluis, apostou na memória do seu irmão o ex-governador Jackson Lago, para se posicionar bem na disputa. Nas pesquisas apresentadas até o momento, nenhum chegou nem perto do objetivo inicial. Na disputam ainda patinam nas últimas posições Saulo Arcangeli (PSTU), que manteve o discurso radical do seu partido e Josivaldo Corrêa (PCB), que passou boa parte da campanha em plena inatividade.

Apresentado este cenário, fica praticamente inevitável pensar que a disputa será findada em apenas um turno. É evidente a ansiedade do grupo oposicionista em finalizar a eleição estadual no próximo domingo (5), já o grupo governista também acredita na vitória ainda no primeiro turno, mas suas apostas maiores ficam em levar o pleito para o segundo turno.
Vale lembrar que nas últimas seis eleições estaduais, metade foi definida em turno único e a outra em dois. A última em 2010, a atual governadora Roseana Sarney (PMDB) venceu o atual líder das pesquisas, Flávio Dino.

Senado
Na corrida por uma vaga no Senado Federal, a briga também está muito acirrada. Gastão Vieira (PMDB) e Roberto Rocha (PSB), devem brigar voto a voto, pelo cargo. Nas pesquisas apresentadas até o momento, algumas colocam o ex-ministro do Turismo a frente, já outras aponta o vice-prefeito de São Luís como o favorito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário