terça-feira, 30 de setembro de 2014

SHEIK É ABSOLVIDO POR 'VERGONHA', MAS PEGA QUATRO JOGOS DE SUSPENSÃO POR OFENDER ÁRBITRO



O atacante Emerson, do Botafogo, foi absolvido pela polêmica frase "CBF, você é uma vergonha", mas acabou pegando quatro jogos de suspensão pelas ofensas ao árbitro Igor Benevuto depois de ser expulso na derrota para o Bahia, por 3 a 2, no dia 17 de setembro. A decisão aconteceu após julgamento da Primeira Comissão Disciplinar do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), ontem a noite, segunda-feira, no Rio de Janeiro.

Logo após a sessão, o departamento jurídico alvinegro informou que vai entrar com recurso para tentar reduzir o gancho. Além disso, o clube vai pedir o efeito suspensivo para que Sheik possa atuar no próximo sábado, contra o Vitória, no Barradão, e fique liberado até ser julgado pelo Pleno. Por enquanto, ele está fora das três próximas partidas (contra Vitória, Palmeiras e Corinthians) do time no Brasileirão, já que cumpriu uma de suspensão automática.

Emerson foi denunciado pela procuradoria e enquadrado em três artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Com isso, corria o risco de ser suspenso por até 18 partidas e ficar fora do restante do Campeonato Brasileiro. O tribunal, no entanto, acabou punindo Sheik apenas pelos xingamentos ao árbitro e pegou a pena mínima no artigo 243-F (ofender a honra de alguém por fato relacionado ao desporto). Na súmula, Benevuto relatou que ouviu de Emerson as seguintes palavras no Maracanã: "Apita essa p... Safado, sem vergonha, você é um m..., vagabundo, não apita nada".

A defesa do Botafogo falou em "liberdade de expressão" durante o discurso no tribunal. Os auditores acabaram aceitando os argumentos e absolveram por unanimidade o jogador no artigo 258 (agir de forma contrária à ética desportiva), por ter se virado em em direção às câmeras e feito críticas à CBF, fato que gerou maior polêmica naquela partida. Sheik também foi absolvido no artigo 254 (agressão) por ter recebido o cartão vermelho após cometer falta em Uelliton, do Bahia.

Em seu depoimento nesta segunda no tribunal, Emerson afirmou que em nenhum momento teve a intenção de ofender a CBF, mas deixou claro que quis expressar o seu descontentamento com o nível da arbitragem no Brasil.

"Muita gente entendeu errado. Foi um desabafo, sim. Foi um lugar que não poderia, mas foi um desabafo. A adrealina estava a um milhão. Isso vem acontecendo ao longo dos útimos meses,ao longo desses meses de competição. Acho que todo mundo está insatisfeito com o que está acontecendo. Em momento algum eu quis ofender a CBF. Espero que as pessoas não tenham entendido como uma ofensa à entidade, porque foi um desabafo. Não tive a intenção de ser polêmico e de causar tudo isso. É um descontentamento meu, pessoal e talvez em um momento errado eu tenha tornado isso público. É um descontentamento com toda essa confusão arbitragem que vem apitando o nosso futebol vencedor e campeão", disse o atacante.

Julio Cesar punido com 4 jogos, e Ramírez pega apenas uma partida

No mesmo julgamento desta segunda-feira no STJD, o lateral esquerdo Julio Cesar também foi suspenso por quatro jogos por ter ofendifo o árbitro Igor Benevuto, na partida contra o Bahia. Os advogados do Botafogo também vão recorrer da punição. Já o atacante Luis 'Cachito' Ramírez foi pelo apenas uma partida no tribunal pela expulsão na mesma partida, depois de supostamente ter dado uma cotovelada em Uelliton, mas está liberado para jogar pois já cumpriu a suspensão automática.

DEFESA TRABALHA BEM, E VALDIVIA É PUNIDO COM DOIS JOGOS NO STJD

 
Ontem a noite, segunda-feira, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro, com dois jogos de suspensão. Foi, de certa maneira, uma vitória da defesa do Palmeiras, que conseguiu desqualificar a leve pisada do chileno em Amaral, do Flamengo, de agressão para ato hostil. Como já cumpriu um jogo com a suspensão automática, resta ao camisa dez mais um jogo de ausência, contra a Chapeconense, nesta quinta-feira.

Mesmo assim, o departamento jurídico alviverde já avisou que vai recorrer e tentar diminuir a pena para apenas uma partida. O clube também vai pedir o efeito suspensivo para que o meia possa atuar nesta quinta no Pacaembu e fique livre até o julgamento do Pleno.

Valdivia esteve presente no tribunal e deu seu depoimento perante os auditores da Primeira Comissão Disciplinar do STJD. O meia admitiu que prejudicou o Palmeiras com sua expulsão e argumentou que houve provocações de parte a parte na partida, que terminou empatada em 2 a 2 no Pacaembu, no dia 17 de setembro.

"Entrei no início do segundo tempo com aquela vontade, com obrigação de reverter resultado de 2 a 0. Provocação normal dentro do que é o futebol", argumentou o Mago, que ainda fez questão de deixar claro que não teve a intenção de machucar Amaral.

Durante a defesa, o Palmeiras mostrou vídeos de outros lances, inclusive do pisão de Airton, do Botafogo, na cabeça de Pato, do São Paulo. O alvinegro também foi punido com dois jogos de suspensão.

O relator votou pela aplicação de dois jogos de suspensão e foi acompanhado por outros dois auditores. Um auditor votou por um jogo de suspensão e outro por três jogos. Por maioria, ele acabou suspenso por duas partidas no Campeonato Brasileiro.

O advogado palmeirense, André Sica, conseguiu convencer os auditores do STJD em sua defesa a desqualificar a ação de Valdivia do artigo 254-A (agressão), que teria punição de quatro a 12 jogos. Com isso, o chileno foi enquadrado no artigo 250 (ato hostil) do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva).

Na saída do tribunal, Valdivia falou com os jornalistas presentes e não escondeu que considerou o resultado bem satisfatório.

"Falaram em quatro a 12 jogos, falaram em agressão e eu terminei com dois jogos e ato hostil. Então claro que é uma alegria. Torcemos para que fosse um jogo, mas sei como é o rigor desse tribunal, foram duros com o Petros. Então, o saldo não foi tão negativo assim", disse o meia, que poderá ajudar o Palmeiras na luta contra o rebaixamento.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário