domingo, 9 de novembro de 2014

GILVAN MOCIDADE É A MAIS NOVA CONTRATA:ÇÃO PARA O BOI DE BARBOSA EM 2015


 
O cantor e compositor Gilvan Mocidade é o mais novo amo do bumba-meu-boi de Barbosa, da cidade de Rosário. O Boi de Barbosa, como é conhecido, completará em 2015, sessenta anos de existência, e é uma das brincadeiras mais afamadas da região do Munim.
Gilvan Mocidade, que é suplente de vereador em Rosário, recebeu todo o apoio da família Barbosa, o que será muito importante para a sua próxima empreitada rumo a câmara na próxima eleição municipal.
Gilvan é um dos artistas mais conhecidos do cenário maranhense, com atividades marcantes, principalmente no carnaval e São João, com presenças premiadas em grandes festivais de música espalhados por nosso estado.
Tendo passado como amo e produtor musical do bumba-meu-boi, sotaque de orquestra Mocidade de Rosário, onde cantou por vários anos, Gilvan se despediu e foi, a convite de Concita Braga, para o boi de Nina Rodrigues, onde passou bem pouco tempo. Daí, o cantor assumiu a frente do boi de Tajaçuaba onde passou três temporadas, chegando a levar a brincadeira ao ápice, entre as melhores do estado.
Gilvan agora fecha com o boi de Barbosa da cidade de Rosário, cidade essa que agora passou a ser, de novo, sua morada, seu reduto político. Ele chega para fazer bonito e vai fazer dupla com o maestro Nonato Silva.

QUEM É GILVAN MOCIDADE

Gilvan Mocidade é músico, cantor e compositor, integrante da Banda de Música da Policia Militar do Estado do Maranhão, possui musicas nos dez discos do boi Mocidade de Rosário e também nos CDs dos bois Pirilampo, Novilho Branco e Tajaçuaba.
Sua trajetória no carnaval começou no ano de 2006 quando sagrou-se campeão pela escola de samba Turma do Quinto com o enredo “Alcione, a voz do samba”. Nesse mesmo ano, assina e interpreta a composição do samba-tema do Bloco Tradicional “Os Reis da Liberdade” classificando o mesmo ao grupo especial.
Em 2008, foi campeão na escola de samba “Favela do Samba” com o enredo “O Homem e o Mar, Navegar é Preciso”, levando a mesma ao tri-campeonato. Nesse mesmo ano, também foi campeão do grupo B pelo bloco tradicional “Os Guardiões”,  com o samba”Majestosa Ilha”. Também no grupo B, assinou o samba do bloco tradicional “Os Perfeccionistas” .
Em 2009 foi bi-campeão na Escola de Samba “Turma do Quinto” com o enredo “Uma Luz Francesa Ilumina São Luis Num Sonho de Carnaval”, compôs também os sambas-temas dos seguintes blocos tradicionais: Os Fanáticos, Os Feras, Os Gladiadores, Mensageiro da Paz, Reis da Liberdade e Os Versáteis, este último, campeão do grupo B.
Ainda em 2009, realizou a primeira edição do show “Eu sou do Samba” espetáculo apresentado na Casa de Nhozinho no dia 06 de fevereiro, evento patrocinado pela SECMA.  
Participou da 7ª e 9ª edição do Festival de Musicas Carnavalescas do Sistema Mirante de Comunicação com “Anorexia” (2009) , “Ethanolmizando” (2011) e “Cangalha em ti” (2014).
Em 2010, em parceria com o compositor Zé Lopes, é foi bi-campeão pela escola de samba “Favela do Samba”, com o enredo “De Bandeiras em Bandeiras se fez Cesar Teixeira” levando a agremiação ao tetra-campeonato.
Em 2011, Gilvan Mocidade e Zé Lopes, compuseram os sambas para os blocos tradicionais “Foliões” e “ Gladiadores”
Em 2012, Gilvan Mocidade e Zé Lopes, compuseram para a escola de samba carioca “Beija Flor de Nilópolis”,  “São Luis, um poema encantado do Maranhão”  enredo que chegou até a semi-final. No mesmo Carnaval, a dupla foi campeã na “Flor do Samba” com “São Luis, 400 anos”
Gilvan agora é Barbosa.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário