quarta-feira, 19 de novembro de 2014

PELOS BLOGS DE BACABAL


SEM ATERRO SANITÁRIO, LIXO SE ACUMULA NAS RUAS DE BACABAL, MA


Por Jota Erry
A cidade de Bacabal, a 240 km de São Luís, ainda não possui um aterro sanitário para despejar os resíduos sólidos. Quem chega ao município, logo vê os lixões que estão se formando às margens da BR-316.

Sem nenhuma fiscalização, parte do lixo doméstico e até de outros locais pode ser visto até em pontos turísticos da região do Médio Mearim. É o caso da Rua Armando Filho, situada no bairro Trizidela. No local, os moradores dividem espaço com outro lixão. Para a dona de casa, Maria de Fátima da Silva, que mora próximo do lixão, o pior é ter que conviver com o mau cheiro e as moscas.
“De noite, a gente só dorme porque tem o ventilador pra ficar ventilando, mas o odor é demais.

 A gente reclama, mas não dá conta. Quando eles não colocam de dia, eles colocam de noite”, desabafa.

Em Bacabal, o problema dos lixões não é apenas uma condição das periferias. Como a cidade não possui um centro de reciclagem e a coleta de lixo não é realizada sempre, os entulhos vão parar nas rua.

SEIR E PARCEIROS PROMOVEM AUDIÊNCIAS PÚBLICAS EM SEIS MUNICÍPIOS MARANHENSES, ENTRE OS QUAIS BACABAL

Por Abel Carvalho
A Secretaria de Estado de Igualdade Racial (Seir), em parceria com Secretarias de Estado e outros organismos, realizará audiências públicas regionalizadas sobre o I Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana nos municípios de Codó (19), Cururupu (22), Bacabal (25), Itapecuru (26) e Chapadinha (27).

O objetivo das audiências é garantir a participação das comunidades e ampliar o debate sobre as propostas que compõem o plano. As audiências serão coordenadas pela Comissão Estadual para elaboração do plano, composta por representantes das Secretarias de Estado de Igualdade Racial, Saúde, Segurança Pública, Desenvolvimento Social e Agricultura, Saúde, Cultura; de organizações da sociedade civil: Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde/Maranhão, Fórum Estadual das Religiões de Matriz Africana; Federação de Umbanda do Maranhão; e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphaan).

Em Codó, a Seir será representada pela gestora de Ações Afirmativas, Jacinta Maria Santos, e contará com a participação da representante da Sedes, Claudia Neta; da coordenadora da Renafro/MA, Luzimar Brandão; de representantes das comunidades de matriz africana de Codó e municípios vizinhos; e dos gestores municipais da Política de Promoção da Igualdade Racial.

Na programação está a apresentação dos objetivos da audiência, seguida da plenária para apresentação e discussão da minuta do Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana.

A primeira audiência pública foi realizada em São Luís nos dias 31 de outubro e 4 de novembro, com a presença de aproximadamente 140 pessoas. Na oportunidade o plano foi avaliado eixo por eixo, e os participantes puderam fazer sugestões para melhoria das propostas.

A construção do I Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana foi iniciada no primeiro semestre deste ano sob a coordenação da Secretaria de Estado de Igualdade Racial.

O objetivo é elaborar o plano contendo estratégias de enfrentamento coletivo da vulnerabilidade social dessas comunidades, mais conhecidas como terreiros.

ELE ESTÁ DE VOLTA: DIA 24 (SEGUNDA FEIRA) ESTREIA RODA VIDA, AGORA NA REDE TV CANAL 47

Por cabo Brito

 


ROBERTO COSTA REALIZA AÇÕES PELA REDUÇÃO DE ACIDENTES E MELHORIAS NO TRÂNSITO DE BACABAL
Por Sérgio Mathias
Sempre à frente de ações que melhorem a qualidade de vida do bacabalense, dessa vez, o deputado estadual Roberto Costa (PMDB) demonstra preocupação com o trânsito de Bacabal.
No contexto do alto índice de acidentes na cidade, o deputado conseguiu junto ao Detran, levar, em primeira-mão, para Bacabal, o projeto Agente de Trânsito da Família. Nesta segunda e terça-feira, várias escolas receberam o bate-papo conduzido pelo diretor geral do Detran/MA, André Campos e sua equipe.
O trabalho pedagógico de conscientização e educação para o trânsito é voltado para crianças do ensino fundamental e após o sucesso das palestras, deixou grande repercussão na cidade. Durante o encontro, o deputado Roberto Costa falou sobre a importância das crianças levarem para a família aquilo que tinham aprendido na escola sobre os cuidados que os pais devem ter ao volante.
Durante a tarde desta segunda-feira foi a vez de Bacabal receber a nova Circunscrição Regional de Trânsito-CIRETRAN. A partir de recursos de Emendas do deputado, a CIRETRAN, que atende cerca de quinze municípios da região do Médio Mearim, teve sua estrutura reformada, instalações climatizadas e recebeu uma nova rede lógica que vai facilitar a transmissão de dados para a sede do órgão.
Já na Assembleia Legislativa, durante a sessão desta terça-feira,18, Roberto Costa cobrou a prefeitura de Bacabal para que conclua o mais rápido possível o trabalho de sinalização vertical e horizontal das ruas e avenidas da cidade, visto que existe um convênio com o município no valor de R$500 mil, resultado também, de uma Emenda do parlamentar.
"Com esse aumento de acidentes de trânsito, em Bacabal, é preciso que a sinalização seja concluída o mais rápido possível, essa é uma das alternativas para tentar reduzir as estatísticas e levar tranquilidade para o trânsito daquele município”, disse Roberto Costa.
 
Ainda durante o discurso desta terça, o deputado anunciou que formalizou o pedido junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes-DNIT, solicitando a instalação de fiscalização eletrônica, por meio de radares, na BR-316 no trecho entre os municípios de Bacabal e Pio XII.

Nenhum comentário:

Postar um comentário