segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

PELOS BLOGS DE BACABAL




POLICIAIS MILITARES DO 15º BPM DE BACABAL APREENDE ARMA DE FOGO NO BAIRRO TRIZIDELA

Por Cláudio Cavalcante 

Foram apresentados no distrito policial de Bacabal, por porte ilegal de arma de fogo, o senhor MANOEL PEREIRA DA CONCEIÇÃO e sua filha MARLY DA SILVA LOYOLA.  Os mesmos bebiam no bar Mearim, no bairro da Trizidela, quando por volta das 21h40 do dia 14, após várias denúncias de que uma pessoa bebia naquela localidade e mostrava uma arma ostensivamente, uma guarnição da Força Tática composta pelo Cabo Castro e Soldado Ericeira foram até o local para averiguar a veracidade do fato.

Ao chegarem ao local, observaram quando o senhor Manoel repassou uma arma a sua filha de nome Marly, que escondeu a mesma debaixo da sua perna. Imediatamente a guarnição abordou os mesmos e encontrou com Marly, um revólver, calibre. 32mm, Taurus, de nº 222273, com 05 (cinco) munições intactas e a quantia de R$ 5,00 (cinco) reais. Ambos foram conduzidos a delegacia para os procedimentos de praxe.

Ainda no local, foi detida a senhora Magnólia da Silva, por desacato.  O bairro Trizidela é o bairro que apresenta o maior índice de consumo e venda de entorpecentes, apresentando, também, grande número de homicídios, porte de arma de fogo e arma branca, sendo um bairro muito perigoso.  Ainda para este final de ano, uma megaoperação está prevista na cidade e toda a região, sendo o citado bairro, um dos focos principais.


CAOP-CEAP DIVULGA ATUALIZAÇÃO DOS DADOS SOBRE VIOLÊNCIA EM SÃO LUÍS

Por Gardenia

Números em novembro superam o "suportável" para o ano, segundo a ONU
O Centro de Apoio Operacional do Controle Externo da Atividade Policial (CAOp-CEAP) publicou em sua página, no site do Ministério Público do Maranhão, dados atualizados até novembro a respeito da violência em São Luís. VEJA AQUI  os dados.

Estão disponíveis dados como "Números de mortes ocorridas, na Grande São Luís, do ano de 2010 a novembro de 2014, conforme os dados do IML";"Números de homicídios e de mortes violentas ocorridas em 2013, na Grande São Luís, conforme diversas fontes"; "Comparativo do número de homicídios e de mortes violentas (CVLI) ocorridas, na Grande São Luís, até o mês de novembro de 2014, conforme diversas fontes" e "Gráfico de assaltos a coletivos ocorridos, na Grande São Luís, de 2009 a novembro de 2014".

Em novembro, segundo o CAOp-CEAP, 140 pessoas - sendo quatro mulheres e 136 homens - foram mortas em decorrência dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), metodologia de produção de estatísticas para o crime de homicídio e demais delitos intencionais com resultado morte, sugerida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão do Ministério da Justiça.

O número supera em 18 % o valor dos crimes violentos letais intencionais ocorridos no mês de julho deste ano (119), maior valor até então registrado no ano na apuração realizada pelo CAOp-CEAP diretamente dos livros do IML.
Comparando com o mês de novembro de 2013, quando ocorreram 103 delitos intencionais resultando em morte, os crimes violentos letais intencionais cresceram 36 %. Além disso, a arma de fogo, segundo os registros do IML, foi o instrumento que mais vezes foi utilizado em homicídios na Grande São Luís. Foram 111 crimes, o que representa 79,28 % do total. Em seguida vêm os instrumentos de ação contundente/ perfurocortante (11,43%) e armas brancas (7,14%). Outros instrumentos somam 2,14%.

A Organização Mundial da Saúde da ONU considera que 10 assassinatos para cada 100 mil pessoas por ano é a relação suportável. Acima desse número a violência torna-se epidêmica. Considerando que 1.381.459 de habitantes é a população estimada pelo IBGE, em 2014, para os municípios de São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar, conclui-se que o número levantado pelo CAOp-CEAP, em novembro, já supera o valor aceitável do ano todo segundo a relação estimada pela organização.

NOVOS DADOS

O Centro Apoio de Operacional do Controle Externo da Atividade Policial publicará nesta quarta-feira, 17, os valores parciais dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CLVI) ocorridos nos municípios da Grande São Luís até o dia 15 de dezembro de 2014. No início de janeiro serão divulgados o valor total dos crimes violentos ocorridos no ano de 2014 e os números de assaltos ocorridos em coletivos na Grande São Luís.


NÃO PERCA A VIII CANTATA NATALINA NA PAROQUIA DE SÃO FRANCISCO EM BACABAL

Por Cabo Brito

Está chegando a sétima edição da Cantata Natalina "Um Natal de Luz", na cidade de Bacabal. Neste sábado, dia 20, às 19h, no largo da Paróquia São Francisco das Chagas, será apresentado mais um espetáculo em louvor à chegada do Menino Deus. 

A programação conta com um cortejo de abertura, apresentação da Filarmônica do Sesi Edilson Baldez, do Coral São Francisco e do show "Canções de Luz" com Emanuel de Jesus e convidados. Participe e colabore com a campanha "Natal Solidário". Durante toda a semana e no dia do evento, a Igreja São Francisco receberá roupas e alimentos. "Vimos sua estrela no oriente e viemos adorá-lo"

ACIDENTE GRAVE NO CENTRO DE BACABAL DEIXA UMA PESSOA MORTA E DUAS FICAM FERIDAS

Por Fala Sério Bacabal


Na moto envolvida no trágico acidente estavam três pessoas, mas segundo populares, apenas o condutor usava capacete. Ainda de acordo com populares os ocupantes da moto teriam ingerido bebida alcoólica horas antes do trágico acidente.

Ao chegarem ao cruzamento das Ruas Teixeira Mendes e Getúlio Vargas, o piloto da moto que foi identificado como Isael Costa Chaves de 22 anos, avançou o sinal vermelho, batendo neste veículo Siena que transitava pela Rua Getúlio Vargas. Ao baterem no carro os ocupantes da moto sacaram da motocicleta, que ficou parcialmente destruída. 

As jovens de 16 e 19 anos que estavam na garupa da moto foram identificadas como: Alessandra Mendes Costa de 16 anos e Vanessa Almeida Sousa de 19 anos. Segundo o SAMU, que foi acionado para prestar socorro às vítimas, tanto Alessandra quanto Vanessa sofreram fraturas por todo o corpo.

O trágico acidente que envolveu carro e moto aconteceu por volta das 16 horas de domingo, e horas após ser socorrida, Vanessa Almeida Sousa de 19 anos, morreu no Pronto Socorro de Bacabal, com traumatismo craniano encefálico.


 Já Alessandra Mendes Costa de 16 anos, foi transferida para um hospital da cidade de Presidente Dutra, Isael Costa Chaves de 22 anos, continua internado no Pronto Socorro de Bacabal.


MOTORISTA DO DEPUTADO ALBERTO FILHO MORRE APÓS CAPOTAR CARRO NA BR 316 

Por Randyson Laércio

O acidente aconteceu no fim da tarde deste sábado (13)envolvendo um Corola que é usado em Brasília pelo deputado federal Alberto Filho (PMDB), motorista identificado como Aílton Ferreira  morreu na hora. 

De acordo com informações de pessoas ligadas ao deputado Alberto Filho tudo  levam a crer que, antes do capotamento próximo ao povoado Zé Chicão, o motorista Ailton Ferreira tenha sofrido um infarto.


ACIDENTE NA BR-316 DEIXA 30 MORTOS CARBONIZADOS

Por Sergio Mathias

Colisão frontal entre um caminhão que transportava combustível e um ônibus da empresa Transbrasiliana deixou 30 mortos carbonizados, na manhã desta segunda-feira (15). Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e chegaram no local minutos depois, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal.
 O acidente aconteceu na BR – 316, próximo ao município de Lagoa do Piauí, por volta das 10 horas.   

VEREADOR ROGÉRIO SANTOS PRESTA CONTAS DE MANDATO EM DISCURSO NA CÂMARA



O vereador Carlos Rogério Santos Silva (PPS) fez uma breve prestação de contas ao usar a tribuna da câmara municipal de Bacabal em sua última sessão ordinária. Santos mostrou sua ações, falou sobre suas proposições e exortou os colegas a continuar atuando em favor do povo de Bacabal.
Leia a íntegra do discurso do vereador popular socialista:

Público presente,
Funcionários desta casa,
Imprensa,
Meus Colegas Vereadores,
Meus Senhores e Minhas Senhoras,

Senhora Presidente...
Encerramos hoje nossos trabalhos nesta casa, certos do dever cumprido, pois ao longo deste ano, participamos de reuniões, debatemos, discutimos e votamos. Temos a certeza que fizemos nosso papel de homem público, pois aqui encaminhamos ofícios e indicações de sugestões, solicitações e informações a diversos órgãos, tanto da administração municipal, estadual e federal, aprovamos inúmeros requerimentos e quase na sua totalidade por unanimidade, aprovamos também projetos de Lei que foram sancionados pelo poder executivo, num total de 42 proposições.
Entre essas proposições eu gostaria de destacar algumas como a criou a comissão de meio ambiente em nosso regimento, a pediu a implantação do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência, a implantação de uma Escola de Formação de Servidores Públicos Municipais, a implantação de academias ao ar livre no município de Bacabal na Avenida Principal do Bairro Cohab Dois, no Centro Cultural, na Avenida José Chaves, na Avenida Principal do Conjunto Terra do Sol e na Praça Firmino Neto, a implantação do Programa Jovens e Adultos no Assentamento Vila Nova Esperança, a realização de ações preventivas relacionadas à saúde da mulher na zona rural de Bacabal e a realização de ações preventivas relacionadas à saúde do Homem, as que pediram a doação de terrenos para a construção das sedes próprias da Academia Bacabalense de Letras e da Central da Entidades de Bacabal e, para a construção de uma Igreja no Residencial Terra do Sol, a solicitou do Detran a realização de estudo técnico sobre trânsito de Bacabal, as que sugeriram a implantação de projetos culturais e esportivos em diversas comunidades da nossa periferia, as que solicitaram a construção de pequenos tanques ou açudes para a Comunidade Quilombolas, enfim, senhores e senhoras vereadores, uma gama de proposições que sempre visaram beneficiar a nossa sofrida população.
Sabemos que é uma luta digna, e nosso papel como legislador e tentar fazer esse consenso, pois em conquistas é necessário que cada um saiba ceder um pouco para chegar a um consenso, isso vale para todo na vida, em qualquer que seja a situação devemos sempre saber escutar, analisar, entender e também ceder.
Como sempre frisei nesta casa cada um de nós temos a obrigação de participarmos de todos os debates, de conhecermos cada matéria, procurar entender para poder votar com convicção e na certeza que estar cumprido seu papel, não adianta apenas criticar, tem que conhecer e juntos encontrarmos uma saída.
Senhora Presidente, senhores vereadores, queria desejar um feliz natal e um ano novo repleto de muito amor e paz, que cada coração possa se abrir nestas festividades natalinas, para que o amor de cristo possa lavar cada coração e lhe encher de muito amor, que as amarguras sejam jogadas fora e que a paz do espírito entre no intimo do seu coração.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário