quinta-feira, 31 de julho de 2014

LANÇAMENTO DO LIVROI DE PRENTECI VELOSO - FOLHAS QUE CAEM, VIDAS QUE SEGUEM



TIROTEIO NO FÓRUM



Um policial e um detento ficaram baleados durante troca de tiros na manhã de hoje, no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís.
O detento que participaria de audiência teria tomado a arma de dois agente penitenciários durante luta corportal e em seguida atingindo o policial militar, Enedias Chagas Neto, do Departamento de Narcóticos (Denarc), e atingido com dois tiros. Ele foi levado para um hospital e não corre risco de morte.

Um outro policial que fazia a segurança teria reagido e atingido o detento que também foi levado para um hospital. e morreu agora atarde.

ROSEANA EM MATÕES


A governadora Roseana Sarney visitou ontem (30), o município de Matões, onde vistoriou as obras de construção da MA-034, rodovia que interliga o município ao povoado Baú, em Caxias. Acompanhada do secretário de Estado de Infraestrutura, José Raimundo Frazão, ela percorreu os 10 quilômetros já executados do serviço e também assinou ordem de serviço para a pavimentação de 1,5Km da avenida que é o prosseguimento da rodovia, já dentro da área urbana de Matões.
“Eu vim acompanhar o andamento dessa obra que vai melhorar a vida dos moradores de Matões, facilitando e tornando mais ágil a locomoção de todos. Sei que esse já era um anseio antigo da população, e nós não fazemos diferença entre as cidades, o nosso objetivo é dar conforto e qualidade de vida aos maranhenses de todas as cidades”, afirmou a governadora.
A obra  faz parte do programa do Governo do Estado cuja meta é ligar todas as sedes municipais a uma MA ou BR. Ao todo, o investimento é da ordem de R$ 30 milhões, contemplando 71,5 km.

Além disso, em Matões, o governo também autorizou a  execução de serviços de asfaltamento de 4 km de vias urbanas nos bairros Alto da Siriema e Lagoa. A obra beneficia 29.969 moradores.
“Nós estamos trabalhando para dar mais conforto à população de Matões. A obra na MA-034 deve ser finalizada até o mês de dezembro, estamos fazendo um trabalho cuidadoso de terraplanagem, asfaltamento, colocação de meio fio e, por último, a sinalização”, destacou o secretário José Raimundo Frazão. Também presentes ao ato o secretário de Estado de Articulação Política, Rodrigo Valente; o chefe do Gabinete Militar, coronel José de Ribamar Vieira; e a prefeita de Matões, Suely Pereira, além de lideranças políticas e comunitárias do município.
Para a população matoense, o asfalto vai facilitar o escoamento da produção e agilizar o transporte. Quem trabalha no local também agradece a iniciativa que garantirá melhorias na rotina de trabalho.
“Sou motorista e passo constantemente pelo povoado Baú, já gastei muito tempo nesse trajeto. Com o início das obras já conseguimos chegar mais rápido em Caxias. Tenho certeza que com a finalização as coisas vão melhorar muito mais”, comemorou o motorista. Francisco Santos, que é morador de Matões.


ATENÇÃO MOTORISTAS, MULTA A VISTA



Será multado o motorista que atravessar o sinal verde com velocidade acima da máxima permitida pela via, segundo a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de São Luís. A medida, que começou a valer nessa segunda-feira (28), deve-se à instalação de semáforos com fotossensores inteligentes.
Em nota encaminhada ao Blog do Zé Lopes, a secretaria confirmou que a velocidade permitida é de 40 km a 60 km, dependendo da via, e que a ultrapassagem desses números pode resultar em registro de infração. Leia a íntegra da nota abaixo:
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informa que a velocidade permitida para atravessar o sinal verde é de 40 km ou 60 km, a depender do estipulado para cada via. A ultrapassagem dessa velocidade, mesmo no sinal verde, resulta em registro de infração.
Segundo o secretário Canindé Barros, a medida faz parte de um plano estratégico de melhorias no trânsito. “Durante o levantamento dos locais para a implantação dos equipamentos, identificamos alguns pontos críticos em relação aos índices de acidentes. Com a fiscalização e o trabalho de educação no trânsito, esperamos reduzir esse quantitativo”, observou.
Os primeiros fotossensores inteligentes foram instalados em trechos das avenidas Colares Moreira, Daniel de La Touche e Litorânea. Por meio de chips intalados nas câmeras, os radares permitem o acesso online à quantidade de veículos que transitam pelas avenidas, o que facilita o estudo do fluxo no trânsito.

De acordo com a SMTT, os equipamentos já foram adotado em capitais como Fortaleza, Salvador e Brasília, com resultados positivos. Em Fortaleza, por exemplo, as estatísticas da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) revelam que, em média, houve redução de 14,3% das mortes onde foram instalados fotossensores semelhantes ao da capital maranhense. Nas vias onde foram colocados os radares portáteis, os acidentes de trânsito diminuíram em 55%.

RESENHA ESPORTIVA



CONVOCAÇÃO GERAL

O técnico Lisca fez uma convocação geral ao torcedor do Sampaio para o jogo de sábado, às 16h20, contra a Ponte Preta, no Estádio castelão, em São Luís. Ele espera pelo menos 30 mil torcedores no jogo que pode levar o Sampaio ao G4.
“Temos que convocar, pois sabemos da importância da torcida. Pois aqui se forma um caldeirão. Os jogadores e nós profissionais adoramos jogar com casa cheia. Tenho certeza que nesse jogo teremos no mínimo 30 mil pessoas para nos apoiar”, disse ao Globoesporte.
É isso mesmo Lisca, com 22 pontos e ocupando a 5ª colocação e a um pontinho apenas do 2º colocado, o Sampaio poderá ficar em situação ainda mais confortável em caso de vitória.
E vou mais além, espero mais de 30 mil torcedores e que estes estejam jogando com o Tricolor e pressionando a Macaca. Com o Castelão lotado, certamente o Sampaio terá mais um jogador dentro de campo.
Novidade
A novidade no treinamento de hoje à tarde no treinamento do Sampaio foi a apresentação do meia Ítalo que deixou o Moto Club na semana passada..

VAIDADE NO MOTO

A vaidade de “dirigentes” ainda vai custar caro ao Moto Club. O episódio envolvendo o volante Pierre é uma prova disso. O time disputa o Campeonato Brasileiro Série D e deveria estar focado apenas no acesso, mas algumas pessoas preferem o “eu” do que o próprio clube.
Foi necessário uma reunião geral para decidir se o jogador retornaria ou não por conta de um “desentendimento” com um dirigente. Mas após reunião, a maioria esmagadora dos dirigentes e conselheiros decidiu pela volta do jogador. Pierre até pode não ser a única solução para os problemas dentro de campo do Moto, mas por se tratar de um ser humano merece a oportunidade de corrigir o que os “dirigentes” entendem como “erro grave”. Quem não erra neste mundo?
Mas a decisão da volta de Pierre foi o suficiente para outro dirigente anunciar a sua saída.  O fato é que, a vaidade de muitos impera no Moto. Na verdade, no futebol muitos se apegam a determinadas coisas para pular fora diante das dificuldades. E no Moto não é diferente. As dificuldades são enormes e poucos ajudam. A folha salarial, por exemplo foi paga com recursos do sócio torcedor, arrecadação dos jogos e com a ajuda de dois conselheiros.

Que fique o exemplo ao torcedor rubro-negro, o sócio torcedor já começa a contribuir decisivamente com o pagamento da folha. Quem sabe se o Moto tivesse maior número de sócios não dependeria mais de ninguém, apenas do seu torcedor que não tem nenhuma vaidade e tudo que faz é por amor ao clube

LANÇAMENTO DO LIVRO FOLHAS QUE CAEM, VIDAS QUE SEGUEM DE PRÊNTECI VELOSO


O livro "Folhas que caem vidas que seguem" começou a ser escrito com um lápis de maquiagem no dia em que o autor descobriu que tinha Câncer. É uma obra de duzentas páginas em que ele narra, na primeira pessoa, a história de um guerreiro que não lutou sozinho. Como ele mesmo diz, seu exército era poderoso: "Deus no comando, os Amigos apoiando e a Família suportando a barra".
A agonia de um tratamento contra o câncer, que entre outros danos acarretou a retirada completa do estômago, não o impediu de registrar momentos doces e também momentos de reconhecimento ao lugar e às pessoas que o acolheram.
Duas mulheres ganham destaque no livro: a esposa Fernandinha e a mãe do autor, dona Especialmente sua Fernandinha, companheira incansável, e sua mãe Bazinha, que o autor define como "uma daquelas mães que fazem de tudo para ver seu filho... simplesmente... com saúde".
Ao intercalar as memórias de sua vida com as experiências vividas durante o difícil tratamento, o autor premia o leitor com situações que o fazem se sentir parte da história, por que muito do que é dito confunde-se com a vida de cada um de nós: as conversas em família, as brincadeiras de criança, os reencontros com amigos de longas datas... a superação de obstáculos extremos. Ao retratar as belezas naturais dos lugares por onde passou, somos presenteados com uma realidade que parecia não existir, mas que se torna palpável nesta obra, que nos brinda também com ensinamentos sobre Amor, Perdão, Gratidão, Companheirismo, Amizade, Fé, Racismo, Educação, Música, Política... e Leitura.
Mas o maior presente que este livro nos dá é a nítida presença de Deus em muitas de suas páginas. Prênteci Veloso, neste romance admirável, incorporou o conceito de fé em sua plenitude, sem questionar em nenhum momento os porquês. Ao contrário; preferiu crer no poder do Criador para superar os pequenos e os enormes desafios que tinha pela frente.
O diagnóstico do câncer
Prênteci Veloso Júnior é natural de Bacabal e funcionário do Banco do Brasil. Até o afastamento por motivo da doença, exercia a função de Gerente de Negócios/Governo, responsável pelo atendimento das contas do Governo Estadual e dos governos municipais.
No final da tarde do dia 6 de maio de 2013, Prênteci recebeu o resultado de uma biopsia que apontou um câncer no estômago. Logo começou a rabiscar o que é hoje a obra "Folhas que caem vidas que seguem".
O tratamento foi feito no Hoospital do Câncer,  em São Paulo. Foram 160 dias de luta contra a doença. Na rede social Facebook, Prênteci postava os boletins médicos, as notícias boas e ruins do período em que esteve doente.
Detalhes para a imprensa:
Evento lançamento do livro "Folhas que caem vidas que seguem".
Quando: dia 2 de agosto às 17 horas
Local: Cefram - Rua Magalhães de Almeida
Contato com o autor: pretenci@hotmail.com . Telefone: 99 8185-1564

Contato Louremar: contato@louremar.com.br = 99 8117 2342

LOBÃO FILHO - A CARAVANA SEGUE




O candidato ao governo do Estado pela coligação “Pra Frente, Maranhão”, Lobão Filho (PMDB), retoma hoje, quinta-feira (31) sua agenda política em 12 municípios do interior. O primeiro compromisso do candidato será em Barra do Corda – cidade localizada no centro geográfico do Maranhão, na confluência dos rios Corda e Mearim. Ainda na quinta-feira, Lobão Filho, lidera caminhadas em Newton Belo e Bom Jardim, retornando a São Luís, às 20h, para reunião na Famem.
“A nossa meta é visitar todos os 217 municípios do estado para levar a nossa mensagem de fé e esperança de um Maranhão muito melhor para todos. Vamos também dialogar com as mais diversas lideranças políticas e comunitárias e com a população em geral para a construção de um amplo programa de governo que atenda aos anseios da nossa população”, enfatizou Lobão Filho.
Nesta etapa de incursões ao interior, Lobão Filho visita ainda, na sexta-feira (1º), as cidades de Pio XII, Satubinha, Altamira do Maranhão e Monção. No sábado (2), o senador visitará Igarapé do Meio, Bela Vista, Pindaré Mirim e Santa Inês, onde realizará um grande comício ao lado dos companheiros de chapa Gastão Vieira, candidato ao Senado e Arnaldo Melo, candidato a vice-governador, ambos pelo PMDB.
No domingo (3), Lobão Filho encerra o roteiro em Tufilândia. “Conclamo a população para participarem de nossos atos políticos e conhecer as nossas propostas de trabalho, bem como fazer sugestões para que possamos aprimorar nosso plano de governo, que será implementado com participação popular e com o apoio e parceria dos gestores municipais”, finalizou o senador Lobão Filho.


PALESTRA DE SÉRGIO CARRER, EX-PRODUTOR DA DUPLA SANDY & JÚNIOR E OUTROS ARTISTAS FAMOSOS, ACONTECE NESTA SEXTA (1º)



Propondo-se a contribuir com o mercado musical na região, a empresária Carmem Xavier está trazendo para Bacabal um dos grandes nomes da produção musical do Brasil: trata-se de Sergio Carrer, que ministrará uma palestra sobre music business, produção e composição musical.

Sérgio é cantor, produtor musical, maestro, arranjador, compositor, produtor de vídeos e músico, com mais de 20 milhões de cópias no mundo inteiro. No ramo, já foi indicado à prêmios como Grammy Award, Shpart e o Troféu Imprensa.

Foi por algum tempo o produtor musical da dupla Sandy & Junior e compôs diversas canções, entre outros “Quem Ama uma Vez não Deixa de Amar”, “É pra Sempre Te Amar”, “ABCDE” para a dupla sertaneja Guilherme & Santiago. Trabalhou como arranjador, músico, produtor e compositor de alguns dos mais importantes artistas da época, incluindo Yasmin, KLB, Guilherme e Santiago, e Pedro e Thiago.

O evento que acontece a partir desta sexta-feira (1º), no Delta Eventos é destinado a todos os interessados no que diz respeito à música e contribuirá bastante para dar maior visibilidade aos artistas locais, dando-lhes credibilidade e respaldo, assim como contribuirá para maior qualidade nas produções.

As inscrições ainda podem ser feitas na Status Malharia, localizada na Rua 28 de Julho, centro de Bacabal. Maiores informações pelos fones: (99) 3621-1628 ou 8122-0788.

Com texto de Sérgio Mathias



quarta-feira, 30 de julho de 2014

FESMAP, CAPITULOS DE UM FESTIVAL QUE AINDA RESISTE




PREÂMBULO


Aconteceu no fim de semana que passou, 25, 26 e 27, sexta-feira, sábado e domingo, respectivamente, o 24º FESMAP- Festival da Música de Pinheiro que teve com tema – Canta meu Nordeste “Tributo ao Cantador Coxinho”. Organizado, presidido e apresentado pelo produtor cultural Waldomiro, o evento, mais uma vez foi um sucesso e premiou três músicas e um intérprete. Para o melhor intérprete R4 2.000 (dois mil reais) e R$ 4.000 (quatro Mil Reais), R$ 6.000 (seis Mil Reais) e R$ 8.000 (oito Mil Reais), para o terceiro, segundo e primeiro lugar, respectivamente. Os troféus foram desenhados e confeccionados pelo designer e artista plástico Wilson Bozzó.

CAPITULO I – A VIAGEM


Madrugada de sexta-feira, depois de uma longa espera no Porto da Ponta da Espera, um monte de pessoas que se viram pela primeira vez e nunca mais, outros nem se viram e outras já se conhecem, em uma longa e lenta fila, se acotovelaram para adentrar no ferry boat.  São poetas, cantores, compositores, escritores, músicos, doutores, anônimos, pretos, brancos, jovens, velhos, gordos, magros, todos com sua importância e com destinos diferentes. Lentamente aquele monte de ferro, abarrotado de gente e automóveis, rasga o mar, num tum, tum, tum ensurdecedor, misturado com sopro forte do vento e centenas de vozes. Destino final: Porto do Cujupe, a maioria para a cidade de Pinheiro onde aconteceu o 24º FESMAP- Festival da Música de Pinheiro.


CAPÍTULO II – FESMAP


O FESMAP- Festival da Música de Pinheiro, que homenageou o cantador Coxinho, apresentou a sua 24ª edição, é um dos poucos do Brasil e atrai compositores de várias cidades do Maranhão e até de outros estados. Foram classificadas 24 canções, divididas em duas eliminatórias, classificando cinco de cada uma para a final com as dezmelhores. Cada vez maior, o evento foi realizado através da Lei de Incentivo a Cultura, com patrocínio da CEMAR e da Secretaria Pinheirense de Cultura e apoio da Caixa Econômica e de várias prefeituras da região da baixada. O FESMAP ofereceu aos participantes, jurados e atrações,alojamentos nos melhores hotéis e pousadas, alimentação de primeira e todo apoio logístico.

CAPITULO III – A PRIMEIRA ELIMINATÓRIA
Alisson Ribeiro
Carol
Yudson cassio
Manuel baião de Dois
Dentre os doze intérpretes que se enfrentaram na primeira noite, apenas um não havia ganhado festivais o que acirrou mais a disputa e o resultado deixou de fora grandes nomes como Iudson Cassio, Manuel baião de Dois, Nato Araújo, Fernando Pessoa, Allisson Ribeiro, todos vencedores de edições passadas do mesmo festival. Foram para a final as cantoras Ana Cláudia, Fernanda Garcia, Marcio Belo,  Doégnes e a dupla Luis Junior e Mário Fernando. A grande atração da noite foi o cantor e compositor Gildomar Marinho.
Gildomar Marinho

CAPITULO IV – A SEGUNDA ELIMINATÓRIA

Luan Azoubel
Jonathans Prado
Adriano Moraes
Jonaldo
Ronaldo Queiroz

Considerada como uma eliminatória mais leve, isso pelo fato de grandes vencedores saírem eliminados na primeira, apenas onze músicas foram apresentadas, o cantor e compositor Jhoie Araújo não compareceu. Com músicas mais agitadas, a noite, alem das baladas, teve rock, afoxé, reggae e xote. Foram para a final Gilvan Mocidade, Nato Silva, Davy, Tony Soubles e Mila camões. . A grande atração da noite foi o cantor e compositor Rommel.

Rommel

CAPÍTULO V – AS DEZ FINALISTAS

01 – Lamento, de Murilo Rego com Mila Camões

02 – Águas de um rio,  de Ricardo Azoubel com Ana Cláudia

03 – Teté,  de Zé Lopes e Gilvan Mocidade com Gilvan Mocidade

04 – Urrou, urrou, de Smith Jr.  com Luiz Júnior e Mário Fernando

05 – Efêmero, de Evaristo Filho com Davy

06 – Indecisão, de Tony soubler com Tony Soubler

07 – Borogodó, de Selma Delgado com Márcio Bello

08 – Pois é, de Gico Silva com Doégnes

09 – Sentido, de Nato Silva com Nato Silva

10 – Banzeiro Grande, de Paulinho Oliveira com Fernanda Garcia

CAPITULO VI – OS JURADOS


Formado por jornalistas, poetas, compositores, músicos, produtores culturais, o corpo de jurados do FESMAP- Festival da Música de Pinheiro,foi do mais alto nível e, apesar do resultado final não ter agradado ao público e causar surpresa para os concorrentes, tudo aconteceu no maior clima de paz e harmonia. Os cantores Adler São Luis, Jorge Tadeu, Gildomar Marinho, Davy Boás, Elizeu Cardoso, os jornalista Gutemberg Bogéa e Gil Maranhão, compuseram a mesa.

CAPÍTULO VII - A CHUVA


Era exatamente, 15h, na passagem de som para a grande final, quando São Pedro resolveu não deixar que o ensaio acontecesse. Uma chuva torrencial, um verdadeiro dilúvio, caiu na cidade, que ficou toda alagada, e molhou boa parte do equipamento de som o que botou em xeque a realização do evento naquela noite. Depois de uma hora de aguaceiro, os técnicos avaliaram a situação, desmontaram todo o som para secagem e por fim, a finalíssima aconteceu.

CAPÍTULO VIII - A FINAL

Dez canções foram apresentadas, a maioria lentinhas, fazendo valer mais a interpretação e os arranjos e depois da apresentação da quinta participante, o festival parou para a apresentação de um documentário sobre o mestre “Coxinho”,  produzido há mais  de uma década pelo apresentador José Raimundo Rodrigues, e que, por ser muito longo, foi cortado pela metade.Na volta os outros cinco restantes deram conta do recado.

CAPITULO IX – O RESULTADO

Contrariando todas as apostas, incluindo a popular e a dos próprios concorrentes, todos foram surpeendidos com o resultado, principalmente o de melhor intérprete, que também ficou com o primeiro lugar.

Melhor Intérprete -  Davy – Apesar de estar muito fora do peso, sem nenhuma ginga e expressão de palco, vestido com cores leves e cantando um reggae, não desafinou, fez o seu feijão com arroz e levou o prêmio para o Ceará.

Terceiro Lugar  – Banzeiro Grande, de Paulinho Oliveira com Fernanda Garcia – Uma canção belíssima onde três ritmos são acentuados, uma letra não tão espetacular mas de grande inteligência. Apesar da grande intérprete que é, não levou para a final, a mesma emoção da eliminatória, por isso a colocação.

Segundo Lugar - Lamento, de Murilo Rego com Mila Camões – Como diz o título, um lamento, tocado a violão e sanfona, com uma letra no molde sertanejo antigo, mas com uma maravilhosa interpretação, para o povão, a melhor da noite, superando, e muito, a interpretação da eliminatória.


Primeiro Lugar - Efêmero, de Evaristo Filho com Davy – Foi a grande surpresa da noite. O cearense chegou com um reggae na pegada Cidade Negra, com uma letra comum mas que fez a cabeça dos jurados. Como a maioria dos jurados eram cantores, todos com influência latente no ritmo que veio da Jamaica, o davy cantou, não dançou, mas, correu pro abraço, levou pra sua estante dois troféus e botou em sua conta bancária o valor de R$ 10,000 (dez Mil Reais). A grande atração da noite foi o grupo de Coxinho cantando toadas do Pindaré.


EPÍLOGO

Pinheiro mostrou que continua sendo a cidade cultural do Maranhão  
Que sofre com o descaso
Que tem uma casa de show chamada Maria Santa, mas que nenhum santo tem coragem de frequentar aquele inferno
Tem um restaurante na beira do Pericumã chanado Faveira que serve uma piaba frita deliciosa
Tem o complexo  turistico Enzo Park
Tem pesca artesanal de piaba
 Tem belas paisagens
 Tem um povo hospitaleiro 
Tem um por do sol exuberante
E uma viagem de volta cheia de saudades.
Até o ano que vem





















Te espero no 25º FESMAP