domingo, 18 de janeiro de 2015

AABAC - SEM RUMO






No dia 31 de dezembro de 2014, escrevi e postei este artigo:

AABAC - HISTÓRIA OU ESTÓRIA

“Há dois domingos atrás, depois da pelada matinal no Centro de Treinamento São Patricio, o popular Campo do Germano, na rua do Aririzal em São Luis, ficamos eu, Lambal, Azul, Jackson Borges, Waltinho Carioca, Itaguacy Coelho, Henrique Franklin e Baiano discutindo sobre a AABAC – Associação dos Amigos de Bacabal.

Vendo o seu enfraquecimento e emperramento, até tentamos achar culpados por essas mazelas, citamos nomes, motivos e no final chegamos a um consenso que a culpa é da falta de organização e de pulso dos próprios membros.

Como associação a AABAC só tem o nome, não existe legalmente, é apenas um grupo de amigos que se encontram aos domingos para jogar, beber, conversar e dividir as despesas “nem todos participam”, mas no final não há prejuízos para ninguém. 

No nosso papo, houve controvérsias, alterações, bate-boca, insultos e mais entreveros, falamos sobre o tempo que bacabalenses se reúnem, se arrastam e essa tão sonhada associação não passa de mero projeto, sem nenhuma base, sem nenhum apoio, e olhem, Bacabal tem senador, deputados estaduais e federais, empresários importantes e filhos, que sócios, poderiam botar a boa terrinha entre outras cidades que tem associações em nossa Capital.

 Entre desconfortos, embates, sugestões, discordância, o sentimento maior entre todos foi unânime, pela primeira vez, apesar da desorganização, não houve sequer confraternização, mas valeu pelo que foi feito durante o ano de 2014. Amanhã é 2015 e domingo começa tudo de novo.”


Pois é, nem completou um mês e a AABAC – Associação dos Amigos de Bacabal já amarga mais um problema, mais uma desagregação. O proprietário do CTSP – Centro de Treinamento São Patricio, Germano Braga, pediu o campo, isto é, despejou a AABAC de mais uma sede provisória.

Quando reuni, há alguns anos atrás, vários bacabalenses para fundarmos uma associação, fui taxado de trapalhão pois a outra já estava fundada e até ouvi a seguinte frase por parte de um membro: “- Quem é Zé Lopes, ele é formado em que?. Parei por aí e até refleti: - Lula não é formado e governou o Brasil por dois mandatos. Esperando que algo acontecesse fiquei de longe observando as coisas acontecerem, e nada. Via que a política partidária estava latente no meio, vários políticos buscando votos, interesses próprios e nada acontecia. Me reaproximei e quando fui falar que a Associação, em vez de pagar por um aluguel, com aquele dinheiro poderia pagar a prestação do seu próprio terreno,fui xingado, novamente taxado de trapalhão e sofri até ameaça.

Hoje vejo que não é tão difícil, basta que haja uma regularização, depois sim, chamem os políticos, os empresários bacabalenses, os filhos da terra para se associaram. 

Se Arquimedes, Ezrael, Reinaldo, Kim, George, Itaguacy, Joacy, Jackson, Paulo, Waltinho, Bola, Riquinho e outros mais que estão sempre reunidos, quiserem botar a coisa pra frente, com certeza botarão. Basta apenas que se regularizem, aí sim, o poder de barganha, a ajuda dos políticos, os sócios contribuintes e a sede própria. Nesse caso, querer é poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário