segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

DENIL PRATA JARDIM, CHEFE DA CASA DAS MINAS, MORRE EM SÃO LUÍS


Denil Prata Jardim era matriarca e dirigente da Casa das Minas do Maranhão (Foto: Divulgação)

Ela estava internada no Hospital Djalma Marques desde a semana passada. Corpo de 'Mãe Denil' será velado na Casa das Minas.

A chefe da Casa das Minas no Maranhão, Denil Prata Jardim, ou simplesmente 'Mãe Denil', como era conhecida na umbanda, morreu no fim da tarde deste domingo (8), em São Luís, após contrair um quadro de infecção pulmonar.

Ela, que era natural da cidade de Rosário, a 75 km de São Luís, tinha 89 anos de idade e estava internada no Hospital Djalma Marques (Socorrão I), desde a semana passada, após ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC).

O corpo da matriarca e dirigente do terreiro de tambor de mina mais antigo da capital maranhense será velado na própria Casa das Minas, ao lado de todos os seus filhos de santo, familiares e amigos. Já o seu enterro está marcado para às 15h no Cemitério do Gavião, no bairro da Madre Deus, em São Luís.

Casa das Minas

A Casa das Minas foi fundada em 1840 por escravizados africanos procedentes de Dahomey, atual República do Benin. Aos africanos denominavam a Casa de Querebentã de Zomadonu.

A Casa das Minas possui uma organização matriarcal, sendo, portanto, chefiada por mulheres. Começou pelas mães Na Agontimé, Luísa, Hosana, Andresa Maria (uma das mães mais conhecidas da Casa das Minas, que a governou entre 1914 e 1954) e Leocádia (Vodunsi Gonjai). Depois vieram as mães Anéris Santos, Manoca, Filomena, Amância, Amélia Vieira Pinto até chegar à Mãe Deni. Mãe Deni, vodunsi de Toi Lépon, foi a nona dirigente da Casa.

Tambor de Mina é o nome dado à religião de origem africana no Maranhão. O modelo de organização dos terreiros de tambor de mina é muito influenciado pela Casa das Minas que foi tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário