sábado, 14 de março de 2015

GIRO DE NOTICIAS - PELOS BLOGS DE BACABAL



JOÃO ALBERTO DIZ QUE CULPADOS DA LAVA JATO DEVEM “PAGAR”


O presidente do Conselho de Ética do Senado, João Alberto Souza (PMDB-MA), foi categórico ontem (13), em contato por telefone com o titular do blog, ao comentar como se dará sua atuação à frente do colegiado caso sejam formalizadas denúncias contra colegas senadores citados no escândalo do Petrolão.

Segundo ele, o “clima esfriou” em Brasília após o impacto inicial da revelação da lista do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, mas caso sejam apresentadas provas “palpáveis” de envolvimento de parlamentares, esses devem “pagar’.

“Nós somos lá [no Conselho de Ética] juízes. O juiz não tem esse poder de ir buscar provas. Ele tem que analisar o que chega a ele. Se tiver alguma denúncia no Conselho de Ética e que essa denúncia traga algum documento palpável, com alguma credibilidade, aí sim, nós aceitaremos a denúncia e nomearemos um relator para ir buscar as provas. E quem tiver culpa no cartório que pague pelo seu crime”, declarou.

O senador, no entanto, fez ponderações sobre a delação premiada, criticou o crédito que tem sido dado aos depoimentos dos delatores e acrescentou que a palavra de um senador deve valer mais que a de “um cidadão que se diz corrupto”.

“Eu não posso nunca comparar a palavra de um senador com a palavra de um cidadão que se diz corrupto, de um réu confesso. No confronto, precisa-se ver o que realmente que tem de documento a esse respeito: a quebra de sigilo bancário, levantamento de bens patrimoniais para se poder chegar a alguma conclusão”, disse.

Para completar: “O que eu estou vendo são apenas acusações, sem documentos, que não chegam a lugar nenhum”.


COMANDANTE DO 15º BPM ACUSA SUBORDINADOS DE ARMAR COMPLÔ PARA 'DERRUBA-LO' E DIZ QUE PM'S COMETIAM ABUSOS


Por Sérginho Mathias

Após a divulgação de trechos da gravação de diálogos do comandante do 15º BPM com alguns de seus subordinados na noite de quinta-feira (12) quando da realização de uma festa no “Caipirão”, o Major Miguel Neto manteve contato com o titular do blog para contar sua versão dos fatos. Na oportunidade ele também acusou alguns policiais de estarem fazendo complô para prejudica-lo.

Ainda de acordo com o comandante, a insatisfação desse determinado grupo seria em razão de medidas adotadas por ele visando evitar que os mesmos continuassem a cometer abusos, e cita alguns exemplos, como maltratar e atender mal a comunidade, usar as viaturas para resolver demandas particulares. O que teria gerado inúmeras reclamações por parte dos cidadãos.

A coibição dessa prática seria então, no entender do Major Miguel Neto, o verdadeiro motivo de está sendo perseguido.

Caso “VTR no Caipirão”

No sábado (7) o comando do 15º BPM esteve reunido com proprietários de bares e restaurantes localizados no Centro Comercial Caipirão. Naquela oportunidade Major Miguel Neto recebeu várias reclamações no que tange a falta de segurança no local, principalmente, nos dias que acontece festa com música ao vivo.

Também foi denunciada a presença constante de menores de idade, usuários de drogas e até traficantes.

Outra queixa dos proprietários era quanto a passagem de veículos entre as mesas e cadeiras que são colocadas no meio da pista lateral da BR 316, que fica em frente aos bares e restaurantes.

Atendendo essas demandas, já na última quinta-feira (12), dia da semana que os eventos com música ao vivo são realizados, o comandante determinou que a guarnição se deslocasse até o local com uma viatura e lá permanecesse até a festa se encerrar, por volta das 2 horas da manhã.

Major Miguel Neto fez questão de tentar deixar claro que essa iniciativa visa coibir que as pessoas saiam bêbadas ou sem habilitação conduzindo carros e motocicletas, evitando assim que haja acidentes de trânsito. O comandante também afirma que a presença da viatura permanentemente estacionada próxima ao Caipirão não deixa nenhuma parte da cidade desguarnecida, pois o veículo é o mesmo que geralmente faz a cobertura na área do Terminal Rodoviário, que fica a poucos metros.

Além do mais, explica o Major Miguel Neto, existem outras duas viaturas que fazem ronda nas demais áreas, cada uma com três policiais.

Quanto aos demais estabelecimentos que promovem o mesmo tipo de evento em dias específicos da semana, o comandante afirmou que será adotada a mesma prática para garantir que os comerciantes exerçam suas atividades e o cidadão tenha segurança, pois não se faz evento público sem que se solicite a presença da Polícia Militar.


CASA DA IRMÃ DO PREFEITO DE BACABAL É ARROMBADA NA NOITE DA SEXTA 13


Por Fala Sério Bacabal


 A casa da irmã do prefeito de Bacabal Zé Alberto Veloso foi arrombada na noite desta sexta feira (13). A casa onde morava a ex-vereadora Doralice Veloso, que fica localizada na Rua Dias Carneiro com Frederico Leda .



Segundo informações o lalau que levou as cadeiras foi um homem conhecido pela alcunha de “Bicudinho”. Ainda segundo informações ele mora na Rua Luís Domingues.

Os policiais militares estiveram no local e saíram na captura do suspeito. 

A residência que está fechada para reforma há vários meses, está servindo apenas para deposito.

O ladrão levou aproximadamente 20 cadeiras. Na tranquilidade e na manhã, o meliante levou todas as cadeiras na cabeça.

MÃE E FILHO SÃO PRESO POR AGIREM COMO ESTELIONATÁRIOS EM BACABAL

Por Cabo Brito

Na tarde de quarta-feira o serviço velado da policia militar realizou uma abordagem neste carro modelo Palio de placas OIS 4189, que vinha sendo conduzido por Antônio do Carmo Neto, e no interior do veículo tinha mais três pessoas. Os policiais encontraram vários documentos falsos, cheque, envelopes para deposito em agências bancarias, aproximadamente R$ 140 reais e um caderno, que segundo a polícia servia para treina a assinatura das supostas vitimas.

Maria Renildo da Conceição Silva de 44 anos é esta mulher que esta nesta identidade. E que nesta outra identidade aparece com o nome de Aristeia Pereira Vaz de 54 anos. De acordo com as informações da policia militar, o verdadeiro nome dela é Maria Irenilde da Conceição.

Esta outra mulher foi identificada como: Maria Oneide Costa. Segundo ela estava apenas acompanhando a amiga, e que seus documentos são todos verdadeiros.

No momento da abordagem Antônio do calmo, filho de Euvita Morais de Sousa, que segundo os policiais, é a chefe do bando, correu para dentro de uma solta. Mais  o policial militar do serviço velado saiu em perseguição, e depois de vários minutos no encalço do foragido e de muita negociação com Antônio, o policial conseguiu fazer a captura de Antônio.

Depois muitas denúncias de que Euvita Morais de Sousa era estelionatária. O serviço velado montou campana e depois de meses, conseguiu pegar todos com a mão na massa, ou melhor, nos documentos.

Na delegacia uma das suspeitas falou que o dinheiro que elas iriam ganhar, era muito pouco. O Blog falandoseriobacabal recebeu há poucos minutos antes de postar a matéria, recebeu a informação do delegado que todos os quatros foram atuados. E amanhã vamos trazer todos os detalhes, em quais artigos eles foram autuados.

Euvnita Morais de Sousa e Antônio do Carmo filho, mãe e filho, já tem passagem pela policial, por essa mesma prática.(Fonte:Blog Falando Serio)

IDA DA COMISSÃO DE OBRAS DA ASSEMBLEIA A BACABAL CRIA CIÚMES E DEPUTADO ROBERTO COSTA ENQUANDRA PARLAMENTARES

Por Jota Erry

A confirmação, nesta manhã, da ida da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa a Bacabal, atendendo a uma solicitação do deputado Roberto Costa, foi o suficiente para enfurecer os deputados Carlinhos Florêncio (PHS) e Rigo Teles(PV), que usaram a tribuna para atacar Roberto.

No tempo do Pequeno Expediente, Roberto Costa destacou a confirmação da visita da Comissão e fez o convite aos demais deputados da Casa que quisessem ir a Bacabal. Carlinhos Florêncio e Rigo Teles, porém, começaram a atacar Roberto Costa. Como porta-voz de Bacabal na Assembleia, Costa, por sua vez, voltou à tribuna e mais uma vez saiu em defesa da população bacabalense. A reativação do Hemomar, por exemplo, que é hoje uma das maiores necessidades da população bacabalense, foi assunto que ganhou voz na Assembleia em muitos discursos do deputado Roberto Costa e hoje voltou a ser tratado pelo parlamentar. Roberto afirmou que o culpado pelo fechamento do Hemomar era um irmão do deputado Carlinhos Florêncio, ex-diretor da unidade. Em dezembro de 2014, Roberto Costa destinou 500 mil reais de Emenda para a construção do novo Hemomar de Bacabal.

Roberto Costa falou sobre o trabalho por ele prestado na cidade: rememorou muitas de suas ações, das cobranças feitas em prol do município e da sua ida constante ao município para acompanhar de perto as necessidades da população. Costa relembrou as Emendas antigas e novas destinadas para a realização de serviços, que vão desde asfaltamento para pontos críticos a recursos para atividades culturais em datas importantes, como o carnaval. Mais recentemente construções importantes para a cidade, a exemplo do Ginásio Poliesportivo da Trizidela e do Centro de Recuperação para Dependentes Químicos, são obras que serão executadas com recursos de Emenda do deputado Roberto Costa.

Da tribuna, Costa disse ter sido surpreendido com os depoimentos dos deputados contra a ida da Comissão de Obras a Bacabal. Sobre o deputado Rigo Teles, Roberto Costa disse que Teles nem ao menos conhece a cidade. Já contra Carlinhos Florêncio, Costa disparou: “se Bacabal tem voz na Assembleia, isso se deve ao fato do deputado Roberto Costa repercutir os problemas daquela população nesta Casa; o deputado Carlinhos Florêncio nunca fez nada por Bacabal, quatro anos se passaram e você não fez nada por eles. Eu, sim, destinei minhas Emendas para Bacabal, as suas, Excelência foram para outro lugar; a sua obra foi comprar um trator e cobrar uso da máquina do trabalhador rural e construiu uma estrada para facilitar o acesso à sua fazenda. Eu trabalho pelas necessidades daquela cidade desde antes da eleição e depois da grande votação que eu tive lá, a minha responsabilidade com os bacabalenses só aumenta”, destacou.

Citando os números da votação no último pleito, Roberto Costa relembrou que, não só dentre os deputados estaduais, mas dentre os federais também, ele foi o parlamentar mais votado na cidade e disse que sabia que isso era um fato insuportável para Carlinhos: “ele disse aqui, inclusive, a votação dele, 11 mil votos na eleição passada e caiu agora para quatro mil votos. Ele perdeu de capote para mim e ele não suporta isso, mas sabe como ele perdeu esses sete mil votos em Bacabal? Porque durante os quatro anos como deputado, Carlinhos Florêncio nunca subiu nesta tribuna para defender os interesses da cidade de Bacabal e nem da população”.

E Roberto Costa continuou: “Carlinhos Florêncio pensa, e é um direito dele, de ele ou o filho ser candidato a prefeito, mas ele já viu que a população de Bacabal não caiu nesse engano, nesse engodo. E a maior raiva do deputado Carlinhos Florêncio sabe qual é? É ter que trabalhar agora, ter que se justificar aqui na tribuna sobre o seu papel de deputado. Pode doer ao deputado Carlinhos Florêncio, mas vou continuar trabalhando pela população de Bacabal, coisa que ele nunca fez”, finalizou.

A ida da Comissão de Obras e Serviços Públicos a Bacabal está marcada para a próxima quinta-feira, dia 19 de março e tem como principal objetivo vistoriar a obra federal de esgotamento sanitário total que está sendo realizada na cidade. A obra milionária tem sido mal executada gerando inúmeros transtornos para a população. Outra obra que deve ser vistoriada pela Comissão é a construção do Hospital Regional de Bacabal.

LUGAR DE PRESO É EM PRESÍDIO, NÃO EM DELEGACIA

AÇÃO DO MPMA LEVA À INTERDIÇÃO DE ESTABELECIMENTO PRISIONAL

Por Márcia Gardênia – Diário de Gardênia

A partir de Ação Civil Pública (ACP) proposta, em 15 de setembro de 2014, pela Promotoria de Justiça de Matões, a Justiça determinou a interdição provisória do estabelecimento prisional do município, com remoção imediata dos presos, para que seja realizada reforma no prazo máximo de 90 dias. A decisão também determinou prazo de 30 dias para que sejam realizados estudos acerca do número de servidores necessários para assegurar a eficiência dos serviços prestados pela Delegacia de Polícia Civil do município.

A decisão liminar é resultado de ACP, de autoria da promotora de justiça Patrícia Fernandes Gomes Costa Ferreira, titular da Comarca de Matões, contra o Estado do Maranhão. A ação foi motivada pelas péssimas condições do estabelecimento, com condições insalubres, superlotação e com graves violações aos direitos humanos.

Em vistoria ao prédio da delegacia, a equipe da promotoria encontrou problemas como infiltrações, iluminação e ventilação inadequadas, portas e janelas deterioradas e sem oferecer qualquer segurança. Foi verificado, também, que a viatura disponível encontra-se em péssimo estado de conservação e que o material de expediente fornecido pela Delegacia Regional é insuficiente às necessidades.

Na área da cadeia pública, além das péssimas condições e da falta de espaço adequado para o banho de sol dos presos, verificou-se que o corredor que dá acesso às celas não possui, sequer, cadeado, o que demonstra a insegurança do local. Além disso, há presos provisórios e definitivos dividindo o mesmo espaço superlotado.

Na decisão, a juíza Raquel Araújo Castro Teles de Menezes determinou multa de R$ 1 mil para o caso de descumprimento de qualquer dos itens da liminar, que poderá ser cobrada diretamente dos agentes públicos responsáveis. O pedido de construção de uma nova unidade prisional, também feito pelo Ministério Público na ACP, será julgado ao final do processo.



PELOS BLOGS DE BACABAL É UM OFERECIMENTO DE:



Nenhum comentário:

Postar um comentário