sábado, 30 de maio de 2015

AÇÃO GLOBAL HOJE EM SÃO LUIS



Centro Pedagógico Paulo Freire concentra atividades da 22ª Ação Global (Foto: Biaman Prado / O Estado)

A Cidade Universitária da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – avenida dos Portugueses, Bacanga, em São Luís – recebe neste sábado (30), a 22ª edição da Ação Global, projeto realizado pela TV Mirante em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), que oferece serviços nas áreas de saúde, cidadania, educação e cultura. O tema deste ano é "Qualidade de vida em saúde e segurança do trabalho".

Os trabalhos se concentram no prédio do Centro Pedagógico Paulo Freire: no térreo, funcionam os serviços de cidadania, educação e saúde; o primeiro andar é todo dedicado à saúde; já o segundo andar é dedicado a outros serviços de saúde e a atividades do Sesi, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Instituto Euvaldo Lodi IEL e Secretaria Municipal de Educação (Semed). O Caminhão da Cultura do Sesi e serviços de esporte e lazer funcionam na área externa, assim como os serviços do Viva Cidadão.
Na ação, podem ser obtidos documentos como certidão de nascimento, documento de identidade, CPF e título de eleitor. Os serviços de emissão de documentos, prestados pelo Viva Cidadão, tiveram início nessa sexta-feira (29) e seguem até o dia 2 de junho (terça-feira) – parando somente no domingo (31).

Emissão de documentos durante o Ação Global 2014 (Foto: Clarissa Carramilo/G1)Já o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) realiza emissão de títulos de eleitor, transferência, recadastramento biométrico e emissão de segunda via do título ou retirada de certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais em três guichês. A expectativa é atender 200 eleitores, mas para ser atendido, é necessário portar alguns documentos: original e cópia de documento de identificação e de comprovante de residência (para emissão do título de eleitor); original e cópia de documento de identificação e comprovante de residência com no mínimo três meses de domicílio (para transferência do título); original e cópia de documento de identificação e comprovante de residência com no mínimo três meses de domicílio (para recadastramento biométrico); documento de identidade com foto (para segunda via do título ou retirada de certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais).

Já o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) oferece serviços de consulta da situação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multas, emissão, além de poder verificar o andamento de processos, como por exemplo, a emissão e entrega do documento do licenciamento (CRLV).
As senhas dos outros serviços serão distribuídas nos próprios locais onde os serviços são oferecidos.

Atendimento odontológico (Foto: Clarissa Carramilo/G1)
Atendimentos na saúde
Além do Centro Pedagógico Paulo Freire, o HUzinho, também, concentra alguns atendimentos na área de saúde: é o caso das consultas no Hospital do Olho, para prevenção e encaminhamento para doenças oftalmológicas, que podem ser feitas por qualquer interessado. Já a Casa da Amizade, vai ajudar no fornecimento de próteses mamárias.
As senhas de saúde são distribuídas em frente ao Centro de Convenções da UFMA.
Casamento comunitário
Interessados em subir no altar, também, podem procurar a Ação Global: a Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA) oferece serviços de registro de nascimento, declaração de paternidade e inscrições para o sempre tão aguardado casamento comunitário. Para isso, é necessário alguns documentos: original da certidão de nascimento (para solteiros); original da certidão de casamento com averbação do divórcio (para divorciados); originais da certidão de casamento com a comunicação do óbito, ou certidão de óbito (para viúvos); comprovante de residência; documento de identidade; duas testemunhas munidas dos documentos pessoais.
É possível, ainda, oficializar a separação pelo divórcio.

Ação Global
A Ação Global já beneficiou mais de 18,4 milhões de pessoas e prestou mais de 31,7 milhões atendimentos em todas as 21 edições já realizadas. Na edição passada, 139.052 atendimentos foram realizados em São Luís, a maior parte na área de saúde (51.183, 36,8% do total).

Nenhum comentário:

Postar um comentário