domingo, 17 de maio de 2015

COLUNA DO DODÓ ALVES



OS NOVOS TEMPOS ADUZ A IGUALDADE DA TRILOGIA VIOLÊNCIA DE GÊNERO E CIDADANIA...
Por Claudson Alves Oliveira
(Dodó Alves
Diante dos aspectos evolucionistas das sociedades e com os novos costumes, como exemplo, a igualdade de poder econômica entre homens e mulheres no sustento familiar, leva a crê numa quebra do entendimento do patriarcado definindo violência como expressão da dominação masculina, neste sentido, a situação de violência conjugal, por exemplo, encerra uma relação de poder muito mais complexa e dinâmica do que a descrita pelo viés da dominação patriarcal.
Os autores que conflitam no sentido da dominação patriarcal, que é insuficiente para dar conta da dinâmica e violência que as mulheres têm assumido. Neste sentido, outro ponto é definir com maior rigor teórico os conceitos sobre “violência de gênero”, “violência contra as mulheres”, “violência conjugal”, “violência familiar” e “violência domestica”.
Em outro ponto a compreensão dos homens e das mulheres nas relações de violência, sugerindo em que ambos participam na produção dos papeis sociais que produzem a violência.
O autor Soares admite que, embora as mulheres não sejam “vítimas”, a vitimização ainda se trata de um instrumento necessário para a sensibilização dos agentes do Estado, os quais tendem a “culpabilizar” as mulheres em situação de violência e não veem violência contra as mulheres como um crime. Seja uma melhor formação dos profissionais dos agentes do Estado para uma compreensão melhor da “cupabilização” das mulheres.
A dialética sobre a violência, gênero e cidadania torna-se um tema relevante aos problemas de violência geral e difuso em nossa sociedade, são fatores em que os autores debruçam em teses conflitantes, méritos deles analisando a violência de forma geral, e, outros em campos difusos, baseado na teoria da “microfísica do poder” do sociólogo Foucault, todavia é preciso definir a trilogia, gênero, violência e cidadania e fundamentar um conceito formal definindo campos e entendimentos, em um conjunto uniforme. Que Deus nos abençoe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário