terça-feira, 16 de junho de 2015

GOVERNO REALIZA VISTORIA TÉCNICA EM RESTAURANTE POPULAR PARA IMPLEMENTAÇÃO DE MELHORIAS



Do Blog do Abel Carvalho

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) está cumprindo um cronograma de vistorias técnicas aos equipamentos sociais do Estado, a fim de implementar melhorias e adequações que otimizem o acesso dos seus beneficiários. Em continuidade a este calendário, o secretário Neto Evangelista, acompanhado da equipe técnica da Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (SASAN), visitou o Restaurante Popular do bairro Maiobão, na última sexta-feira (12), quando analisou o funcionamento do estabelecimento e conversou com alguns frequentadores.

A dona de casa Rosa Maria Campelo, de 33 anos, contou que diariamente leva a família para almoçar no restaurante, porque é mais prático e econômico. “Esse lugar traz muitos benefícios aos moradores do meu bairro. Eu, por exemplo, economizo comida pra sete pessoas durante cinco dias por semana. Além disso, temos orientação de nutricionistas e a comida é balanceada, saudável e com preço acessível”, destacou a dona de casa.

O secretário Neto Evangelista explicou que essas visitas são extremamente importantes para desenvolver melhor o trabalho da segurança alimentar para os maranhenses em situação de vulnerabilidade social e ouvir de quem realmente utiliza os serviços sobre como está o funcionamento dos equipamentos sociais.

“É preciso acompanhar de perto a satisfação do público. O restaurante foi bastante elogiado, desde o atendimento, até o cardápio. Isso nos motiva a trabalhar cada vez mais por melhores condições de vida para a população maranhense. Para isso, o governo Flávio Dino está com novos projetos implantados nos restaurantes, como a orientação e a avaliação nutricional, além do curso de capacitação na área de educação alimentar, que está com inscrições abertas para atender os usuários”, explicou o secretário.

Para a secretária adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional, Lourvidia Caldas, a avaliação da visita foi a melhor possível. “Todas as pessoas com quem conversamos elogiaram o Restaurante, que está funcionando satisfatoriamente. Temos um cardápio variado, que passou a contar, inclusive, com o peixe, que era uma solicitação muito antiga dos usuários, mas que já está sendo servido uma vez por semana. Estamos trabalhando para aprimorar cada vez mais a segurança alimentar e nutricional das pessoas beneficiadas pelos Restaurantes Populares”, afirmou a secretária.

A aposentada Maria de Jesus Santos, de 82 anos, comemora o fato de não ter que cozinhar todos os dias somente para ela. “Esse Restaurante é uma benção para mim que moro praticamente só. Meu filho não almoça em casa e eu venho almoçar aqui todos os dias. Aqui a comida é boa, eu só gasto R$ 5,00 por semana e economizo nas despesas de casa. O Restaurante é muito limpo e o atendimento é ótimo, sempre priorizam os idosos e as pessoas com deficiência”, reconheceu a aposentada.

O Restaurante Popular possui unidades nos bairros do Maiobão, Anjo da Guarda, Cidade Olímpica, Vila Luizão, Coroado e Liberdade. Cada restaurante oferece 1.000 refeições diárias, com refeição completas que custam R$ 1,00. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h30.

Parcerias
Em parceria com instituições de ensino superior, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) está oferecendo orientação e avaliação nutricional em todos os Restaurantes Populares administrados pelo Governo do Estado. O atendimento consiste em cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), aferição de pressão e repasse de informações sobre alimentação adequada aos frequentadores, a fim de evitar doenças relacionadas à alimentação.

Por meio do Programa Cozinha Brasil, foi estabelecida outra parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e o Serviço Social da Indústria (Sesi) para a realização de cursos com o objetivo de capacitar a população na área de educação alimentar, através de aulas sobre receitas saudáveis e econômicas com o reaproveitamento integral de alimentos. A proposta é que seja ofertado o curso em um restaurante por vez, alcançando a todos os restaurantes populares do Estado. No mês de junho, as inscrições estão abertas no Restaurante Popular do Maiobão e tem previsão de inicio para a próxima terça-feira (16).

Por Brena Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário