domingo, 7 de junho de 2015

PONTO DE CULTURA BORDADOS E ENCANTARIAS DO MARANHÃO





O Bloco Os Foliões, ao longo de seus 39 anos, sempre primou por educar crianças e adolescentes através da cultura popular. Não à toa que o saudoso Mestre Walmir Moraes Corrêa, fundador do bloco, dedicou sua vida à educação e à cultura popular. Ele era professor da antiga Escola Técnica Federal do Maranhão e foi reconhecido como Mestre da cultura popular pela Câmara Municipal de São Luís, pelo Governo do Estado do Maranhão, CIOFF e IOV.

Em 1994, para melhor atuar  no campo de projetos sociais, oficinas e ações comunitárias, foi criado o Grupo Foliões. Além do propósito de realizar espetáculos de danças e ritmos populares para atende a convites para festivais nacionais e internacionais.

Os projetos passaram a contar com valiosa parceria, alguns chegando a receber prêmios importantes, como do MinC, Funarte, Ação Solidária, Secma, FUNC, Banco  do Nordeste, entre outros.

Através do Grupo Foliões, a entidade Os Foliões conquistou o ponto de cultura Bordados e Encantarias do Maranhão, o pontinho de cultura Foliões Mirins e o ponto de leitura Histórias de Minha Terra, que hoje caminham com recursos próprios e apoio de parcerias e da comunidade, sem mais contar com recursos do Governo.

Entre os benefícios conquistados, está a aquisição de dois pequenos núcleos têxteis, um no Centro (sede) e outro na Camba, onde são confeccionadas as indumentárias dos espetáculos e montagens (dança, música, contação de histórias, oficinas e teatro) bem como serviços particulares. 

O projeto englobou outros grupos pelas comunidades visitadas, como a Raízes de Portugal, da Camboa  (de 2003 até hoje), a Companhia Táculo (da Escola Estadual Barjonas Lobão, do setor Cidade Operária/Parque Vitória, de 2013 até hoje), o Grupo Gamar (da Escola Estadual Maria Aragão, Cidade Operária, de 2010 a 2012), o Grupo Cultural  Y-Bacanga  (Anjo da Guarda, 2014) e, mais recentemente, o Baile de Caixa, da Fé em Deus (parceiro desde 2009em eventos culturais, mas englobado no projeto desde 2014). Todos realizam ações conjuntas e isoladas, mas tendo por base o projeto maior.

Essas ações  fortalecem as entidades, possibilitando ampliar seu campo de atuação e aquisição de novas parcerias. Além de manter sempre atualizada a visão dos mercados turístico, cultural e econômico.

Vale lembrar que esses trabalhos já foram apresentados em festivais, mostras e exposições pelo Brasil e exterior, recebendo sempre convites para os mais diversos eventos locais, regionais, nacionais e internacionais. O projeto funciona o ano inteiro, começando em janeiro (com o carnaval) e concluindo em dezembro (com o Reisado Folias de Natal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário