domingo, 14 de junho de 2015

RICO É RICO E NA SEGMENTAÇÃO DE MERCADO, O SEU CÃCHORRO TEM QUE SER DIFERENCIADO. CONHEÇA O CACHORRINHO ROBÔ “AIBO”...




Por Claudson Alves Oliveira

       (Dodó Alves)

“Segmentação de Mercado é a divisão do mercado em partes menores, através da seleção de grupos distintos de compradores que possuam diferentes necessidades, características ou comportamentos que exigem produtos específicos ou estratégias de marketing especializadas.” Os produtos são destinados para pessoas que querem ser diferentes das outras pessoas.
Vendem-se: filhotes de cachorro. Não é necessário levá-lo para passear, não suja os tapetes, não estraga os móveis nem os chinelos, não come. Pode ser desligado e colocado num armário toda vez que você sair de férias. Da terra do encantamento com os robôs, surgiu a primeira grande novidade entre essas máquinas — um cachorrinho chamado Aibo, um robô que proporcionava divertimento e uma promessa de interação com seu usuário, ou dono, melhor dizendo.
O que você pode fazer com um Aibo? Bem, pode brincar com ele. O Aibo tem como brinquedo favorito uma bolinha cor-de-rosa. Ele corre atrás dessa bolinha, pega-a com a boca e a traz como qualquer cachorro de verdade faria. Se você o elogia, ele abana o rabo, seus olhos acendem uma luz verde e ele toca uma música alegre. O Aibo não é idêntico a um cachorro de verdade, mas não há como negar que responde visivelmente ao amor e à afeição dedicados a ele.
Uma vez que o Aibo pode responder a um elogio, ele pode aprender. Quando você elogia um determinado comportamento do Aibo, ele fica mais propenso a repetir esse comportamento. Quando censurado, muitas vezes fica triste e toca uma música também triste. Outras vezes, ele responde à censura ficando agitado e tocando uma música tempestuosa, enquanto seus olhos ficam vermelhos.
Apesar de as respostas do Aibo serem diferentes das dos cachorros de verdade, ele demonstra as mesmas emoções. Como um cachorro de verdade, o Aibo mostra que quer brincar pulando ao seu redor. Além de nervosismo, tristeza e alegria, o Aibo pode demonstrar satisfação (seus olhos ficam verdes e ele toca uma música alegre), surpresa (seus olhos acendem, ele estremece e toca uma música que sugere surpresa), descontentamento (seus olhos ficam vermelhos e ele se afasta) e medo (quando se depara com um obstáculo que o impede de seguir em frente, ele toca uma música que sugere medo).
Se o Aibo está de mau humor, ele simplesmente lhe ignora. Em contrapartida, quando está de bom humor, faz mil gracinhas. Como muitos cachorros temperamentais, ele brinca apenas quando quer. Quando é hora de parar de brincar, você aperta um determinado botão e o Aibo vai dormir.
Quando não está ativo, ele fica em uma estação, que serve como um carregador de bateria. O cachorrinho robótico vem com duas baterias de lítio, de modo que uma pode ser carregada enquanto a outra está em uso. Por outro lado, Aibo possui microfones estéreos nos ouvidos e é capaz de reconhecer cores e formas e emite uma grande variedade de sons. Um sensor em sua cabeça pode distinguir um elogio de uma censura pelo tom de voz utilizado.
O que você pode ensinar para o Aibo? O que acha de um cachorro dançante que canta músicas do Elvis como “You ain’t nothing but a hound dog”. Ou de um cachorro que realmente odeia gatos? O Aibo pode ser programado para reconhecer gatos e reagir a eles com firmeza.
Portando “RICO É RICO” e quer ser diferenciado das outras pessoas e está pronto para comprar um Aibo? É obtido apenas pela Internet, no site oficial da Sony. Seu preço varia por volta de US$ 2.500 dólares. Será que a turma do RICO É RICO, esta disposto a comprar um Aibo por um preço desse? A Sony ofereceu três mil Aibos no Japão e dois mil nos Estados Unidos, e eles foram vendidos em menos de 20 minutos. Quando a Sony ofereceu mais dez mil, mais de 130 mil pedidos chegaram à empresa. Diante dessa demanda maior do que a esperado, a Sony sorteou Aibos no Japão, Estados Unidos e Europa, talvez sorteia em Bacabal. Que Deus nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário