domingo, 12 de julho de 2015

ENTREVISTA 10 COM CARLOS ALBERTO GUSMÃO - SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BACABAL


“Tiro um tempo para o futebol, gosto de reunir os colegas para um bom papo e principalmente, gosto de ficar em casa lendo bons livros.”


Nascido na vizinha cidade de  São Luis Gonzaga. registrado e batizado com o nome de Carlos Alberto Gusmão, ele teve uma infância feliz e livre, foi um garoto Igual a qualquer, garoto da sua época, empinando pipa, jogando peteca, pião, triangulo, futebol no meio da rua e dividiu essa infância com São Luis – capital,   no Caminho da Boiada e no Parque do Bom Menino, fazendo as mesmas travessuras e brincando de viver.

Filho do casal Bento e Maria José (in memória), Gusmão, como é carinhosamente conhecido, sempre pautou seus dias em busca de mais conhecimento, lendo, estudando, aprendendo, e logo cedo foi mandado para São Luís onde estudou nos colégios Marista e Zoé Cerveira.

Quando chegava as férias, Gusmão voltava para Bacabal para novas conquistas, novas travessuras e entre as mais corriqueiras, pulava de cima da ponte da Estiva e Bambu e jogava muita bola na antiga quadra da Cohab.

Casado com a belíssima Prenticimar Gusmão, educadora  por excelência e hoje chefa de gabinete da Prefeitura Municipal de Bacabal, o casal tem três filhos, Prêntice o mais velho que está concluindo este ano o curso de Direito, o conhecidíssimo Pedro Gusmão, que é o do meio, é jogador de futebol e Pricila a mais nova, também cursando Direito.

O futebol sempre fez parte da vida de Gusmão, jogou em equipes amadoras e até hoje não perde as peladas dos fins de semana. “A minha infância e a minha juventude foram bastante direcionadas à prática de esportes. Em Bacabal e em  São Luis, passei boa parte delas estudando e jogando futebol” diz Gusmão, que carrega na sua pasta de trabalho, o sonho de ver o êxito dos filhos.

Carlos Alberto Gusmão, Secretário de Educação de Bacabal, já mostrou para o que veio. Em pouco tempo revolucionou a educação municipal, deu notoriedade, está fazendo um trabalho com muita competência e transparência e é o entrevistado de hoje no Blog do Zé Lopes.

ENTREVISTA
.
01 – Blog do Zé Lopes
– Como o senhor encontrou a Secretaria Municipal de Educação?

Carlos Alberto Gusmão – Quando assumimos a secretaria, a Educação de Bacabal estava bastante depauperada, sucateada e sem norte. Encontramos a educação do município em uma situação muito ruim. O setor inteiro se encontrava afundado em dívidas, salários atrasados, obras inacabadas, convênios cancelados e servidores insatisfeitos. O transporte escolar funcionava de forma deficitária, a merenda escolar escassa e de péssima qualidade (suco de garrafa com biscoito). As escolas se encontravam com estruturas precárias, funcionando com as mínimas condições possíveis, inclusive ainda existiam alunos estudando em barracões de barro coberto de palha.  

02 – Blog do Zé Lopes – É sabido, público e notório que o país atravessa uma crise em muitos setores e na educação não é diferente. O que mais se vê nos noticiários são escolas inacabadas, escolas fechadas, escolas funcionando embaixo de árvores, de barracões de palha, sem nenhuma condição de educar, desvio de merenda escolar e outras mazelas afins. Diante de tudo isso, quais as dificuldades que o senhor mais atravessa?

Carlos Alberto Gusmão – Hoje, graças a muito trabalho e comprometimento, a educação de Bacabal não enfrenta mais essa realidade. Nossas escolas em sua maioria já foram reformadas e ampliadas, além de novas escolas construídas para melhor atender à demanda. Os alunos que assistiam às aulas em barracão, hoje podem contar com uma escola nova e moderna, construída com recursos próprios, como é o caso da U.E.F. João Paulo II, situada na Vila São Francisco. A merenda escolar hoje é outra realidade, são produtos de primeira qualidade e marcas reconhecidas, Nestlé, Quakquer, carne Friboi, são fatos que comprovam essa nova realidade. As dificuldades existem, a maior delas, pasmem! É a falta de comprometimento de alguns poucos educadores, a quem costumo chamar de pseudoeducadores, prejudicam todo um trabalho que tentamos realizar e consequentemente o nosso público alvo que são os alunos.

 03 – Blog do Zé Lopes – Bacabal é uma cidade grande, também atravessa uma fase ruim, na sua área, como o senhor está fazendo para superar essas dificuldades?

Carlos Alberto Gusmão – Sempre costumo dizer em minhas palestras que cada um tem que fazer a sua parte. Tento levar a Secretaria de Educação da melhor maneira possível, realizando um trabalho sério, com comprometimento e com o intuito de somente acrescentar para a educação pública municipal. Há dificuldades sim, mas quando se tem força de vontade elas são contornadas. Tenho uma equipe que trabalha diuturnamente em todos os setores da SEMED, e as melhorias são visíveis, a prova disso é o nosso IDEB de 4.0 que superou as expectativas do MEC.

 04 – Blog do Zé Lopes – Bacabal tem muitos povoados, no inverno, muitos ficam sem condições até mesmo de se chegar, estradas cortadas, pontes caídas e outras intempéries. O que o senhor fez para conseguir manter todas as escolas do interior funcionando?

Carlos Alberto Gusmão – Como falei anteriormente tenho uma equipe muito competente e essa competência se estende aos nossos gestores que não medem esforços para manter a escola em pleno funcionamento mesmo com essas dificuldades. Na secretaria organizamos um calendário extra para entrega da merenda escolar no período das chuvas e assim garantimos a continuidade das aulas, até porque a maioria dos professores reside na própria comunidade não havendo assim, motivos para que aulas sejam paralisadas.

 05 – Blog do Zé Lopes – O senhor poderia dizer quantas escolas e quantos funcionários estão sob sua responsabilidade?.

Carlos Alberto Gusmão – Com o processo de municipalização ocorrido em 2013, onde o município de Bacabal recebeu do Estado 21 escolas, passamos a contar com 110 escolas municipais e um total de 2.120 servidores entre contratados e efetivos.

 06 – Blog do Zé Lopes – O senhor como esportista, como um fomentador cultural, o que vem fazendo para que alunos bacabalenses se sobressaiam e elevem o nome da cidade?

Carlos Alberto Gusmão – Sempre tive um bom relacionamento com o secretário de cultura, José Clécio e de esporte Renato Braga e sempre sou muito solícito quando procurado por eles. Acho que a parceria é fundamental, sempre me mantive pronto a colaborar com a cultura e o esporte, uma vez que são fatores sociais importantes. Gincanas, jogos, festejos, interbairros, etc. todos têm o apoio direto da Secretaria de Educação e sempre estarei disposto a ajudar os jovens talentos de nossa cidade.

 07 – Blog do Zé Lopes – É flagrante que algumas secretarias municipais funcionam, podemos citar a Ação Social na pessoa da senhora Sílvia Veloso, a de cultura na pessoa de José Clécio, a de esporte na pessoa de Renato Braga e agora a Educação. Como foi chegar a essa ascensão?

Carlos Alberto Gusmão – É verdade. Todas essas secretarias têm apresentado bons resultados e devo acrescentar aí também a secretaria da mulher, onde a Doralice, juntamente com o seu pessoal vem apresentando um grande trabalho. A educação de Bacabal hoje é vista realmente como um ponto forte da gestão Zé Alberto, mas tudo isso é fruto de muita dedicação e trabalho. Sempre digo em minhas entrevistas que enquanto estiver no comando da pasta serei incansável e vou melhorar ainda mais nossos índices. A ascensão a que você se refere é notória, é resultado de muito trabalho.

 08 – Blog do Zé Lopes - Faça uma explanação da atual situação da sua secretaria?

Carlos Alberto Gusmão – Ainda tenho muito a contribuir com a educação de Bacabal. O que fizemos até agora foi e está sendo muito importante. O IDEB melhorando, o PME aprovado e sancionado, o transporte escolar ativo, a merenda escolar de excelente qualidade e farta, reformas, construções e ampliações (carteiras novas, quadros brancos de pincel, constantes formações profissionais, cumprimento da Lei do PISO, promoções e progressões, reconhecimento do trabalho dos profissionais da educação...). Mas tudo isso é dever nosso, é nossa obrigação. Quero dizer à sociedade bacabalense e aos amigos bacabalenses em São Luis que sempre estarei aberto ao diálogo e comprometido com a nossa educação.

09 – Blog do Zé Lopes – Já que o inverno passou e as coisas começam a ganhar “facilidades”. Quais os seus projetos para a Educação de Bacabal nesse segundo semestre.


Carlos Alberto Gusmão Os resultados da educação são paulatinos, aparecem com o tempo, apesar do que  já foi feito vamos ainda este ano inaugurar uma grande escola com 10 salas de aula, construir 05 novas pré-escolas em Bairros distintos, uma pré-escola no Piratininga e outra  no Setúbal, além das quadras do Brejinho, Luziana e Mutirão. Penso em começar também o colégio do Bairro Terra do Sol com 16 salas de aula e concluí-la em 2016. Montei uma equipe e aparelhei uma sala para trabalhar exclusivamente o IDEB.

 10 – Blog do Zé Lopes – Quem é realmente Carlos Alberto Gusmão?

Carlos Alberto Gusmão – É uma pergunta bastante interessante, meus alunos, amigos (que não são poucos) e familiares poderiam responder com mais propriedade, mas no geral, sou uma pessoa bastante comprometida em tudo que realizo. Nesse momento estou à frente da Secretaria Municipal de Educação e, como costumo dizer, enquanto a SEMED estiver sob a minha responsabilidade não medirei esforços para contribuir para o alcance de uma educação igualitária e de qualidade. Sou uma pessoa que tem facilidade em tomar decisões e o apoio e autonomia dados pelo Prefeito Zé Alberto contribuem muito para o êxito da gestão. Sei que posso contribuir ainda mais para a educação da nossa cidade, e o farei! É desejo meu alcançar e até mesmo ultrapassar metas e assim continuar um trabalho que só tem a somar na vida estudantil de nossas crianças e jovens para que assim se sintam estimulados e valorizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário