quinta-feira, 15 de outubro de 2015

BUMBA- MEU- BOI É HOMENAGEADO EM SESSÃO SOLENE NA CÂMARA FEDERAL

Camara2
O Bumba-meu-boi, manifestação-símbolo da cultura maranhense, foi homenageado em Sessão Solene realizada na ultima terça-feira (13) na Câmara Federal. O evento teve a participação de folcloristas, brincantes e cantadores de Bumba-meu-boi, personalidades ligadas à cultura do país e do Maranhão. A solenidade foi prestigiada pelo vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão; e pelos deputados Sarney Filho (PV/MA); Pedro Fernandes (PTB/MA); Erika Kokay (PR/DF); Raquel Muniz (PSC/MG); Heráclito Fortes (PSB/PI); Júlio Lopes (PP/RJ); Mauro Pereira (PMDB/RS); e Roney Nemer (PMDB/DF).
O cantor, compositor e amo do Boi de Nina Rodrigues, J. Júnior, e o filho do Seu Teodoro, maranhense natural de São João Batista, também participaram da Sessão.  Alunos e alunas de uma escola pública do Distrito Federal também participaram do evento.
O deputado Hildo Rocha, autor do requerimento que originou a sessão, ressaltou que homenagear o Bumba-meu-boi significa homenagear o Maranhão. “Poder lembrar, divulgar e homenagear o estado do Maranhão, por meio deste que é um dos símbolos mais significativos da cultura é motivo de alegria”, afirmou o parlamentar.
“Com orgulho, nós maranhenses reivindicamos a primazia de ter no Bumba-meu-boi a síntese das nossas mais caras tradições. É tão forte é o seu culto que em todo o nordeste, assim como em diversas regiões dos pais, espalhou-se com variações de nomes e formas de apresentação”, destacou. O parlamentar enfatizou que Bumba-meu-boi é Patrimônio Cultural do Brasil, título concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Camara1
O deputado Hildo Rocha lembrou que a ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney, realizou um grande trabalho valorização da cultura maranhense. O vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão, e o deputado piauiense Heráclito Fortes também destacaram a firme atuação da ex-governadora no estímulo e divulgação das tradições culturais do Maranhão. “A nossa governadora realmente oportunizou ao Brasil e ao mundo este legado que nós hoje compartilhamos”, declarou Waldir Maranhão.
“Quero prestar uma homenagem aos que lutaram pela preservação e pelo fortalecimento dessa riqueza que vocês possuem. Quero homenagear o Epitácio Cafeteira e Roseana Sarney que vi menina, ainda criança, defendendo e dançando Boi. Vi a dedicação dela no governo e no senado, dançando e defendendo o Boi”, destacou Heráclito Fortes.
O deputado Sarney Filho destacou a importância do Bumba-meu-boi, fez uma homenagem a Seu Teodoro e parabenizou Hildo Rocha pela iniciativa de requisitar a Sessão Solene. “O Bumba-meu-boi ajuda a tornar mais fraternal as relações entre as pessoas. É sempre uma brincadeira boa, cativa, instigante que faz com que a gente se sinta vivo, se sinta parte de um movimento. Parabéns pela iniciativa, deputado Hildo Rocha. Essa manifestação deverá se tornar uma tradição aqui na Câmara dos deputados”, declarou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário