domingo, 18 de outubro de 2015

DIAGNOSE - DICA DE SAÚDE - OSTEOPOROSE


O QUE É A OSTEOPOROSE?
É uma doença caracterizada por uma fragilidade nos ossos tornando-os mais fino, poroso e frágil, suscetível a fratura por algum trauma ou espontaneamente.

COMO SE DESENVOLVE A OSTEOPOROSE?
Osteoporose é causada pela diminuição da massa óssea. O osso é um tecido vivo que se renova permanentemente durante toda a vida, porém com pouca atividade física, ingestão limitada de cálcio durante as primeiras décadas de sua vida, o risco de desenvolver Osteoporose é significativo.

PRINCIPAIS FATORES DE RISCO
Muitos fatores podem estar envolvidos, incluindo genéticos e ambientais. Entre eles raça branca; história familiar de osteoporose; baixa estatura; baixo peso corporal; mulheres após menopausa sem reposição hormonal; sedentarismo; idade avançada; uso contínuo de medicamentos (corticóide, anticonvulsivantes, tiroideanos); alcoolismo; tabagismo; excesso de café; pouca exposição solar; alimentação restrita de cálcio e algumas doenças que afetam a calcificação dos ossos, como reumatológicas, endócrinas, genéticas e hepáticas.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SINTOMAS?
A osteoporose é uma doença silenciosa, indolor de forma lenta e progessiva, reduzindo as reservas guardadas durante décadas até que o osso fique fraco ocorrendo fraturas. As conseqüências mais comuns são fraturas de punho, vértebras, costela e principalmente à do colo do fêmur.

COMO DIAGNOSTICAR A OSTEOPOROSE?
A densitometria óssea é um exame que fornece a medida quantitativa da perda de massa óssea. O exame não é invasivo nem doloroso. A maior parte das avaliações mede a densidade do osso em pelo menos dois locais: coluna lombar e fêmur. A comparação dos resultados obtidos pelo paciente com os valores de referência par uma população semelhante (em idade sexo) possibilita verificar o quanto existe d comprometimento do osso. O teste deve ser realizado em todas as mulheres após menopausa ou com queixas sugestivas de osteoporose.

PREVENÇÃO DA OSTEOPOROSE
Prevenir é mais eficaz do que trate Osteoporose. A prevenção inclua alimentação rica em cálcio como leite laticínios; vegetais e folhas verdes; carnes, peixes; exposição ao sol regularmente atividade física freqüente; reposição, hormonal e alteração de hábitos que favorecem o aumento de risco d osteoporose citados anteriormente.

COMO TRATAR A OSTEOPOROSE?
A partir do momento que o médico diagnosticar osteoporose e qual a causa da mesma, poderá determinar medidas necessárias ao tratamento como a introdução de exercícios físicos adequados; exposição ao sol; alimentação rica em cálcio e até uso de medicações específicas. O acompanhamento médico é essencial.


Por Dr. Otávio Pinho Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário