quinta-feira, 22 de outubro de 2015

PELOS BLOGS DE BACABAL


Por Sérgio Mathias

Natural da cidade de Olho D’Água das Cunhãs, mas radicado em Bacabal há muitos anos, o odontólogo e professor Temístocles Pereira Lima ou, simplesmente, Dr. Clécio, como seus pacientes, alunos, ex-alunos, amigos e familiares carinhosamente lhe chamam, enfrentou alguns problemas de saúde recentemente quando teve que passar dias internado no Hospital do Servidor, em São Luís.

Durante esse período necessitou ser submetido à transfusão de sague e foi a partir daí que se criou uma forte corrente de orações e solidariedade no intuito de conseguir doadores.

Depois que os apelos de seus familiares e amigos se espalharem nas redes sociais, rapidamente esse objetivo foi alcançado e Dr. Clécio pôde finalmente receber alta hospitalar e retornar ao seio familiar para desfrutar do carinho de todos que são sabedores do ser humano que é, pai de família exemplar e, além de tudo, dedicado ao máximo ao trabalho.

Aos 65 anos, hoje mais do que nunca, ele sabe o quanto é amado por todos e, através da internet, fez questão de expressar esse sentimento de gratidão.

“As manifestações de apoio, de solidariedade e de carinho foram muitas e todos que nos escreveram, ligaram, visitaram podem ter a certeza de que cada palavra nos ajudou a solidificar a crença de que tudo daria certo.

Creio que toda nova manhã que testemunhamos é ocasião para agradecermos por todas as possibilidades que a vida nos oferece. Mas hoje precisava reservar uma fração especial de tempo para deixar aqui registrada minha felicidade a cada um que torceu pela minha melhora.

Graças a Deus estou bem, me recuperando já em Bacabal, em casa, com minha família.

Minha eterna gratidão a vocês que torceram, oraram, doaram sangue e me fizeram votos de melhoras!

Familiares, amigos, alunos, ex-alunos, companheiros de trabalho, e outros tantos que nem me conheciam direito e acabaram entrando nessa corrente para restauração da minha saúde, à todos meu muito, muito obrigado!

Todo meu agradecimento ainda será pouco diante de todo carinho e energia positiva emanada a mim. Como vocês jovens costumam dizer: "Tamo juntos!".

 *******************************************************************************

Assembleia Legislativa aprova PEC que institui o Fundo Estadual da Pessoa com DeficiênciaASSEMBLEIA LEGISLATIVA APROVA PEC QUE INSTITUI O FUNDO ESTADUAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA


A assembleia legislativa do Estado do Maranhão aprovou, na sessão desta quarta-feira, 21, Proposta de Emenda Constitucional de autoria do deputado Carlinhos Florêncio (PHS), que visa instituir o Fundo Estadual da Pessoa com Deficiência. Agora a proposta segue para sanção governamental.
Ao defender a PEC Carlinhos Florêncio destacou que a deficiência é uma característica da condição humana, como tantas outras. Dessa forma as pessoas com deficiência têm direito à igualdade de condições e a equiparações de oportunidades, ou seja, todas devem ter garantidos e preservados os seus direitos em bases iguais com os demais cidadãos.
Ele lembrou ainda que ao longo dos anos houve inegáveis avanços com relação à política da pessoa com deficiência, através de leis, decretos, normativas, terminologias, planos de ações e tecnologia que facilitam o acesso e participação dessas pessoas em bens, serviços, processo e, principalmente, o direito de ser cidadão. Mas, segundo ele, o Estado do Maranhão precisa avançar com a criação de novos instrumentos.
“Não basta somente ratificarmos programas e convenções, é preciso efetivar este aparelho estabelecido nas diretrizes nacional e internacional. O fundo soma-se a essas convenções e aos demais instrumentos legais para buscarmos mecanismos de financiamento e medidas de acessibilidade e inclusão social das pessoas com deficiência do estado do Maranhão”, acentuou o deputado.
Promoção de direitos
De acordo com Carlinhos Florêncio a PEC pode ajudar nos subsídios, nos projetos, nas organizações e associações de pessoas com deficiência, para promover os direitos e a emancipação dessa população, bem como realizar estudos para mapear e promover ações para eliminar as barreiras arquitetônicas, garantindo acesso das pessoas com deficiência aos bens e serviços da comunidade. Também servirá para financiar programas para a geração de emprego e renda.
Além disso, o Fundo - que poderá equipar os conselhos - também poderá financiar os projetos de diversas instituições, a exemplos da APAE; Associação dos Deficientes de Bacabal; ASMA; Asdevima; Associação Pestalozzi de São Luís; Associação de Pessoas com Deficiência de São José de Ribamar; Associação dos Amigos Autistas do Maranhão e Associação de Pessoas com Deficiência de Caxias.

Dados IBGE
Segundo dados do IBGE, no Brasil há cerca de 45,6 milhões de pessoas com deficiência, o que corresponde a 24% da população brasileira. Sendo que o Maranhão possui, aproximadamente, 1,6 milhão de pessoas com algum tipo de deficiência, o que corresponde a 25% da população do estado.
A Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da ONU, foi aprovada em julho de 2008 pelo Decreto Legislativo n.º 186 e promulgada pelo Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009 - com equivalência de Emenda Constitucional - fazendo parte hoje do Artigo 5º da Constituição Federal.
Ao finalizar, Carlinhos Florêncio agradeceu o apoio dos colegas pela aprovação da matéria e afirmou que o Maranhão vive um novo momento e não recuará na promoção em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. “A partir da instituição desse Fundo, o Maranhão contará ainda mais com um movimento social forte e engajado para impulsionar o Estado e aprofundar essas conquistas”, afirmou o deputado.
*************************************************************************************

EX-VOCALISTA DAS BANDAS TROPYKALIA E LÍBANOS É FLAGRADO PEDINDO ESMOLA


Por Cabo Brito


Uma história de sucesso, um talento desperdiçado. As duas frases podem resumir Marquinho Mattos. Dono de uma voz inconfundível e com sucessos como “Palavras”, “O que passou, passou”, “Brigas”, “Sai solidão”, “Renascerá” entre outras ele teve passagem de sucesso pelas Bandas Tropykalia e Líbanos, sua última.

Fãs tem se manifestados em redes sociais em busca de ajuda para o cantor que foi flagrado pedindo esmola em um bar em Catu, na Bahia. Ele foi fotografado e reconhecido como o vocalista de sucesso.

O portal de noticias Em Foco conseguiu falar por telefone com Ricardo Daris, amigos de Adegildo. Ele disse que o amigo já foi de encontro a Marquinhos Mattos. “Um amigo do Adegildo Silva viu um homem pedindo esmolas … Daí o Marquinhos até perguntou de onde ele era e ele falou que era do Ceará… E o Marquinhos perguntou se ele não estava o conhecendo? Falou que era ex-cantor da Banda Líbanos… esse amigo pediu pra tirar as fotos e mandou pro Adegildo… Com isso eu fiquei muito triste e falei para o Adegildo postar, fazer qualquer coisa pra ver ser repercute e quem sabe alguém possa o ajudar…. Sabemos que ele estava internado no hospital, e mora com a mãe’, escreveu Ricardo.

Os amigos não são do meio artístico, apenas fãs, mas buscam divulgar a informações e, quem sabe, levar de volta aos palcos a voz que consagrou uma época de forró romântico em duas das maiores bandas daquele momento.

No vídeo que você vai ver abaixo, Marquinhos Mattos já estava aparentemente debilitado, mas é convidado para participar de um show de forró e canta o sucesso “Palavras”
************************************************************************************

PREFEITA DE CONCEIÇÃO DO LAGO AÇU COMETE IRREGULARIDADE COM VERBA FEDERAL


Por Israel Braga

A prefeita Marly dos Santos Sousa, e ao secretário de educação, Adilson Vieira, do Município de Conceição do Lago Açu (MA), foram cobrados para aplicar corretamente os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

De acordo com investigação realizada pelo Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA), o Município de Conceição do Lago Açu não estaria aplicando adequadamente os recursos destinados unicamente para remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública.

A Constituição Federal e a legislação ordinária estabelecem a valorização dos educadores e garantem que, pelo menos, 60% das verbas repassadas pelo Fundeb sejam reservadas para remuneração de professores e profissionais que estejam diretamente ligados ao exercício da docência.

Dessa forma, a PRM/Bacabal recomendou à Secretaria de Educação de Conceição do Lago Açu que utilize a reserva do Fundeb exclusivamente para o pagamento dos professores, evitando eventuais desvios de finalidade do recurso no município.Foi recomendado ainda que publiquem, com ampla divulgação entre os profissionais e as unidades de ensino no município, quais valores e critérios de ordem objetiva são observados para a concessão de cada gratificação paga com recursos do Fundeb.

O MPF/MA fixou o prazo de 60 dias para que os gestores municipais comprovem as medidas adotadas em resposta ao pedido. O descumprimento das recomendações pode gerar medidas administrativas e judiciais cabíveis aos responsáveis.
***********************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário