segunda-feira, 9 de novembro de 2015

A MODERNIZAÇÃO DA ILUMINAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO

ILUMINACAO
ILUMINACAOQuem passa pelo Centro Histórico de São Luís já percebe a melhoria na iluminação do maior cartão postal da cidade. A Prefeitura de São Luís, por meio da Subprefeitura do Centro Histórico e a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) já começaram os trabalhos da modernização da iluminação tradicional e instalação da iluminação artística da Praia Grande, trazendo mais beleza, conforto e segurança à população de São Luís e visitantes. O serviço está sendo executado com recursos do Fundo Municipal de Iluminação Pública (Fumip).
De acordo com o prefeito Edivaldo, a Prefeitura desenvolve trabalho articulado para a modernização da iluminação pública de São Luís. “Desde o início da gestão, temos investidos na modernização e expansão da iluminação pública da cidade, com o objetivo de aumentar a eficiência do serviço e contribuir para a melhoria da segurança pública. Especialmente no Centro Histórico, essa é uma ação que contribui ainda mais para a valorização da região, ao tornar a área também mais bonita e atrativa”, disse o prefeito Edivaldo.
O serviço de trocas de luminárias, lâmpadas e postes foi iniciado em julho deste ano e esta etapa deve ser concluída até o mês de janeiro de 2016. A melhora da iluminação está sendo feita entre o Desterro e a Praça Pedro II, passando por todas as ruas do conjunto Deodoro-Desterro, em um total de aproximadamente 650 pontos de iluminação, ampliando a malha de iluminação pública.
Para o subprefeito do Centro Histórico, Fábio Henrique Carvalho, a ação é determinante na apresentação da cidade para o turista e para a segurança pública. “Essa ação é integrada é fundamental para que a cidade tenha vida no principal ponto turístico. E também é fundamental na questão de segurança pública. Em reunião com equipes da Secretaria de Segurança Pública do Estado e a Guarda Municipal, detectamos vários pontos escuros. E, por determinação do prefeito Edivaldo, estamos atacando estes pontos para dar mais segurança para a comunidade”, pontuou.
A Prefeitura já trocou a iluminação de toda da Rua Portugal, todo entorno da Nauro Machado, Praça do Desterro, entre outras ruas. Todas com iluminação nova. Está sendo encerrada a troca da Rua da Palma e 14 de julho. A partir desta segunda-feira (9), será iniciada a Rua do Giz com Humberto de Campos e Praça da Faustina. Na próxima semana terão nova iluminação as ruas da Palma e Estrela. O estacionamento da Praia Grande ganhará uma nova cara. Toda iluminação será feita com lâmpadas de Led e serão instalados novos postes.
Desde o início da gestão, o prefeito Edivaldo determinou atenção especial para a iluminação pública da cidade com o objetivo de aumentar a eficiência do serviço. Para cumprir esse objetivo foram estabelecidas rondas, realizadas pelas equipes da CiteLuz, para detectar possíveis problemas na iluminação, além de disponibilizar para a população o telefone 0800-284-8082 FREE, onde o cidadão pode solicitar o conserto de pontos danificados.
Com o objetivo de ressaltar a beleza a pontos turísticos da capital maranhense, a Prefeitura também investe na iluminação artística do Centro Histórico para valorização dos componentes estéticos da cidade e promoção do turismo. A recuperação da iluminação artística já foi aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Ainda no mês de novembro, serão iniciadas as obras de iluminação artística do entorno da Feira da Praia Grande e Praça da Faustina. Com novos postes e lâmpadas com cores direcionadas que embelezam os monumentos, casarões, calçadas e arborização. “A iluminação artística valoriza ainda mais nosso patrimônio histórico. Os projetos são voltados para os casarões com variações de cor e efeitos de luz que agregam valor estético à capital”, explicou Fábio Carvalho.

Os projetos para a iluminação artística da Praça Pedro II, Deodoro e João Lisboa estão prontos. A execução está prevista para iniciar no primeiro semestre do ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário