quarta-feira, 25 de novembro de 2015

COM AS BÊNÇÃOS DE SÃO MIGUEL ARCANJO, O BLOCO TRADICIONAL OS FENOMENAIS VAI PARA O CARNAVAL 2016.



Com o tema  São Miguel Arcanjo, o Bloco Tradicional Os Fenomenais tentará surpreender e conquistar o título do carnaval 2016.

Composto pelo trio Zé Lopes, Gilvan Mocidade e Walasse Godinho, o samba demorou a ficar pronto, pois exigia a leitura rebuscada. – Quando nos reunimos para compor o samba, ao lermos a sinopse, logo vimos que não se tratava de   tema qualquer,  estávamos falando de São Miguel Arcanjo, o soldado de Deus, então estudamos por vários dias, pesquisamos, fizemos testes de letra e melodia, discutimos muito, até entrarmos em um consenso e com as ideias em sintonia, em dois encontros, fizemos o samba. Unir o sagrado a uma festa mais do que profana, é um desafio, é uma tarefa muito difícil, não é pra qualquer  um. – explica o compositor Zé Lopes.

A principio, segundo a observação de Gilvan Mocidade, profundo conhecedor de sincretismos e religiões, o tema viola todas as leis que regem o carnaval, mas, como é uma festa das contradições, essa ideia de levar pra avenida o santo no profano, pode fazer a diferença.  – No começo fiquei um pouco assustado, não  pelo desafio, mas pelo fato inédito de se cantar um santo tão importante num  bloco de carnaval.  A ideia do carnavalesco  dos Fenomenais em levar para a avenida São Miguel Arcanjo, pode surpreender, isso pela história do santo, que por  lutar com uma espada flamejante , irradia cores e brilho, e isso é que faz o diferencial no desfile. – Garante o compositor Gilvan mocidade.


Acostumado com fortes emoções, Walasse Godinho já conhece os passos do samba envolvente, logo tem uma história vasta em compor para blocos tradicionais, chegando a ser campeão por muitos deles. Godinho é o único cantor/compositor maranhense a ter um CD apenas com samba de bloco. – Já fiz tantos sambas, com os mais variados temas, mas com um santo é a primeira vez. Foi um trabalho muito delicado, exigiu tempo, estudo, dedicação e discussão. Quando fechamos o samba, emocionado, constatei que foi um dos meus melhores trabalhos. Finaliza Godinho.


SÃO MIGUEL ARCANJO
Zé Lopes, Gilvan  Mocidade e Walasse Godinho

Um ser de luz
Divindade angelical
General do criador
Santo forte, lutador ôô

Em defesa da  justiça
Protetor da humanidade
Com sua espada flamejante
Esse grande comandante
Vai banir toda a maldade.

Miguel Arcanjo
Soldado de Deus
Com a sua santidade
Na balança da verdade
Há de vir julgar os seus

Quanta cor na passarela
Colorindo os carnavais
A mensagem é de amor
Nossos anjos são de paz
Porque sou Fenomenais.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário