domingo, 27 de dezembro de 2015

COLUNA DO DODÓ ALVES

COMO SURGIU O CONCEITO DE GÊNERO.....
Por Claudson Alves Oliveira
       (Dodó Alves)

O gênero corresponde ao conteúdo cultural acerca do feminino e do masculino. O termo gênero ganhou reconhecimento social a partir de sua utilização pelo movimento feminista, a partir dos anos 1970, e surgiu como uma forma, uma distinção entre natureza e cultura, possibilitando uma crítica ao sexismo, que naturaliza as desigualdades entre homens e mulheres com base nas diferenças físicas entre seus corpos.

O sexismo consiste numa ideologia que propõe uma hierarquia entre os sexos, situando os homens no polo dominante em termos de relação de poder. O sexismo presume a identificação entre uma natureza e uma cultura, entre um corpo e um comportamento. Ou seja, atribui valores ao corpo feminino de forma a justificar uma posição inferior para as mulheres.

Exemplificando: em meado do século XIX, a ideologia sexista esteve no centro de pesquisa de medição de crânio feminino, com o fim de atestar-lhe uma menor capacidade intelectual. Por sua vez, a comprovação de uma capacidade intelectual inferior, serviu de base para uma restrição ao ingresso feminino no ensino superior, assim como para exercer cargos políticos e cívicos, como o voto (Vieira, 1977; Alves, 1980).

No contexto de conceito de gênero, destaca-se a intelectual francesa Simone de Beauvoir, com a obra “O Segundo Sexo”, a qual abre com a famosa frase: “Ninguém nasce mulher, torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico, define a forma que a fêmea assume no seio da sociedade” (1980, p. 9).

A autora está separando a dimensão biológica da cultura, enfatizando o trabalho da cultura e o caráter de construção social que impõe atributos de gêneros que colocam as mulheres em um lugar socialmente inferiorizado. Destacando-se espaço para debates futuros entre GÊNERO, PODER E DESIGUALDADE SOCIAL.

Por fim, o que é GÊNERO?

- 1. Conforme Víctoria (2000, p. 12 e 13 “Um conceito fundamental da Antropologia para estudar o outro é o conceito de cultura, que expressa a forma como a diferença é pensada e como é concebido o outro”. - 2. Gênero como uma forma de diferença com base na anatomia sexual (dimorfismo: macho/fêmea). O Gênero trata da construção cultural do masculino e o feminino. - 3. Sexo é diferente de Gênero. - 4. Sexo é biologicamente igual, macho/fêmea. -5. Gênero igual à cultura, masculino/feminino, os atributos, formam os valores da construção social da diferença. – 6. Gênero marca uma distinção em relação ao sexo. – 7. Gênero como construção cultural sobre a diferença sexual.

Que Deus nos abençoe!


Claudson Alves oliveira - aluno do 10º período do Curso de Direito, American College of  Brazilian Studies, 37 N Orange Avenue, Suite 500, Downtown Orlando, Florida, 32801.

Nenhum comentário:

Postar um comentário