domingo, 7 de fevereiro de 2016

HELENA E AS CARTAS PARA DEUS


As surpresas sempre vem de forma bizarra, seja pra que  adjetivo for, principalmente quando é desagradável,  aí  bate um desespero, uma desolação,  uma tristeza profunda e com isso a auto-pergunta – Meu Deus, quem será o próximo? E junto com ela a incerteza do destino do nosso próximo passo. E mais uma vez uma pessoa querida é retirada para sempre do nosso convívio.

E o coração de Helena parou de bater.

A relação entre a minha família e a família de Helena nasceu de uma forma engraçada. Eu e minha irmã Dalva Lopes, ainda criancinhas, fomos levados pela manhã  por nossa mãe dona Anazilde, para o Colégio Santa Rosa, onde trabalhava como secretária. Era época de férias e minha mãe organizava as cadernetas. Na hora da merenda, comemos sardinha em lata com farinha e logo após o lanche, nossa mãe nos mandou ir postar uma carta no correio e de lá pra casa.

Recém chegada  a Bacabal, Helena , na agencia, nos atendeu e ao sentir o cheiro da sardinha que ainda estava em mim e na minha irmã, olhou-nos e detonou: - Eita que vocês comeram peixe e não lavaram  as mãos. Aquela frase ficou gravada no nosso consciente e toda vez que estávamos juntos, dávamos bastante risadas dessa faceta.

Já crescido, servindo o exército no Tiro de Guerra,  Douglas, seu filho, ainda criança, me chamava de soldado e certa vez ,perto da minha casa o vi chorando, sentado no chão, segurando o pé todo ensanguentado. Tinha pisado em uma pedra pontiaguda  e levado um grande corte. Peguei-o nos braços e fui correndo até o hospital Santa Terezinha e de lá fui até o Correio avisar a sua mãe.

Fã e amigo do seu esposo Lambal, que tenho a honra de eternizar algumas histórias suas em meu livro,  sempre  a chamei de princesa Helena e Geysa, sua filha, eu a chamo de princesinha. Esse laço se mantém até hoje. Helena é grande amiga, é principalmente amiga-irmã da minha irmã Dalva Lopes,  sempre estavam juntas, principalmente  porque Dalva era quem cuidava dos seus cabelos.

Helena era uma negra bonita, vaidosa, gostava de se vestir bem, cuidava bem dos cabelos, das unhas,da pele, gostava de boa música, tinha a fala mansa e acentuada, querida por todos, casada com o desportista Edmilson Santos, o popular Lambal e mãe de um casal de filhos, Douglas e Geysa. Era funcionária aposentada das Empresas de Correios e Telégrafos.

Apesar de ser ludovicense, Helena viveu em Bacabal e viveu Bacabal , terra que hoje lhe deu o repouso eterno e será o arauto da sua história, história essa de retidão, de conquistas e de amor ao próximo.

Helena nos deixa em dias de festa,  em dias alegres como gostava de viver e viaja para o céu com uma séria incumbência, com uma grande responsabilidade. Ela que já organizou cartas endereçadas aos mais inimagináveis lugares, terá alem da incumbência e responsabilidade,  a honra de entregar em mãos, todas as cartas endereçadas para Deus.


Fique bem ao lado dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário