quinta-feira, 10 de março de 2016

LENDA DA PERCUSSÃO BRASILEIRA, NANÁ VASCONCELOS MORRE AOS 71 ANOS

Naná Vasconcelos: músico abençoado

Um dos maiores percussionistas brasileiros, Juvenal “Naná” Vasconcelos morreu na manhã de ONTEM, quarta-feira (9), às 7h39. O músico pernambucano estava internado desde o último dia 29 no Hospital Unimed Recife III com complicações por causa de um câncer no pulmão. Segundo boletim médico, o músico não resistiu à progressão da doença.
O velório esrá  sendo na Assembleia Legislativa de Pernambuco, no Palácio Joaquim Nabuco. O enterro acontece hoje,  quinta-feira (10), às 10h, no Cemitério de Santo Amaro.
Referência internacional na música brasileira, jazz e world music, Naná Vasconcelos já venceu oito prêmios Grammy e também foi eleito oito vezes o melhor percussionista do mundo pela revista americana de jazz “Down Beat”, que é publicada desde 1934.
A última apresentação de Naná foi em Salvador, no I Festival Internacional de Percussão. Ele se apresentou com Lui Coimbra no dia 27 de fevereiro. O percussionista teria passado mal logo após o show. Naná Vasconcelos tinha apresentações agendadas na Ásia para o mês de abril.
O músico ficou encarregado de quase toda a trilha de “O Menino e o Mundo”, animação brasileira de Alê Abreu indicada ao Oscar deste ano. Segundo Naná, a parceria com o diretor deu certo porque a trilha foi orgânica, acompanhando os passos do menino retratado no filme
Em 2013, Naná Vasconcelos foi o grande homenageado do Carnaval do Recife, festa que abria desde 2002. Na época, ele declarou ao UOL: “Ser homenageado vivo já é uma vitória. Na minha terra, são duas. O que mais posso querer?”.
O músico tratava a doença desde 2015, quando chegou a se submeter a sessões de quimioterapia. No mesmo ano, ele recebeu título de doutor honoris causa pela UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco).

Nenhum comentário:

Postar um comentário