segunda-feira, 21 de março de 2016

PELOS BLOGS DE BACABAL


HOMEM É PRESO APÕS AGREDIR ESPOSA
Por Fala Sério
Edison Veloso, conhecido como Gaguinho foi conduzido para a Delegacia de Polícia do 1ª Distrito de Bacabal, na noite de domingo, (20), após ter espancado a esposa Carla. O casal reside na Rua do Cajueiro.
O agressor estava embriagado e, no momento em que Gaguinho estava espancado a esposa, sua enteada pegou uma barra de ferro e o atingiu na cabeça.
Segundo informações, essa não é a primeira vez que o suspeito espanca a companheira e, que as agressões já vem há bastante tempo. Segundo Carla, ela não o denunciava porque tinha medo que ele tirasse sua vida dela.

Gaguinho ameaçou a esposa na frente dos policiais,“Isso não vai ficar assim”, disse o agressor.
********************************************************************

Por Sérgio Mathias

Maria de Jesus Gomes da Silva, de 51 anos de idade, perdeu a vida na noite deste sábado (19) quando bateu com a cabeça no chão ao cair da sua motocicleta, na rua Djalma Dutra, próximo a Companhia Energética do Maranhão (CEMAR).

“Dijé”, como era mais conhecida, residia na rua 1, bairro da Areia e trabalhava na Febac. Informações dão conta que ela não usava capacete.

Socorrida em estado grave, “Dijé” foi encaminhada ao Pronto Socorro Municipal, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Nota de pesar

A Faculdade de Educação de Bacabal cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento de sua colaboradora, Maria de Jesus Gomes da Silva, dona Dijé, como era carinhosamente conhecida.

Nesse momento de dor e consternação só nos resta pedir a Deus que lhe ilumine e lhe dê paz e conforte o coração dos familiares e amigos.

Acidentes de trânsito
Acidentes envolvendo carros e motos estão cada dia mais comum em Bacabal. Quando não são causados por condutores em alta velocidade, acontecem por descuidos como, por exemplo, a falta do uso de acessórios de segurança.]
************************************************************************************
Por fala Sério
 
Mulher é esfaqueada na BR-316 próximo ao Caipirinha em Bacabal pelo seu ex-marido que foi identificado por raposão. O mesmo já tem várias passagens pela policia, por roubos, assaltos e furtos. Segundo a vítima, ela não que mais raposão, mas ele não aceita a separação.
 
E na noite de domingo, (20), ele efetuou as facadas na mesma, atingindo o rosto e o braço. Os dois são usuários de drogas.
 ,
Uma guarnição da Policia Militar passava pelo local no momento em que o mesmo a esfaqueava, Raposão correu e tomou rumo ignorado. A mulher foi atendida por uma equipe médica do SAMU e levada para o Pronto Socorro Municipal de Bacabal e, segundo o medico as facadas não foram graves
**********************************************************************

CONSELHO DELIBERATIVO DO BACABAL ESPORTE CLUBE SE REÚNE TERÇA-FEIRA (22) PARA A ESCOLHA DA NOVA DIRETORIA

Por Sérgio Mathias
 
O Bacabal Esporte Clube, primeiro time do interior maranhense a conquistar, em 1996, um título do campeonato estadual, na maioria dos anos de sua existência viveu dependente da ajuda financeira da prefeitura e dos interesses eleitoreiros de grupos políticos.
 
Depois de passar um período a pão e água, em 2014 acabou amargando o rebaixamento. Em 2015, quando deveria disputar a segunda divisão para tentar o acesso, foi deixado definitivamente de lado.
 
Esse ano, como já era de se esperar, o Leão do Mearim volta a ser lembrado e poderá, enfim, ser ressuscitado.
 
De acordo com edital repassado à imprensa, o Conselho Deliberativo, presidido pelo desportista Domingos Santos, realizará reunião ordinária nesta terça-feira (22), às 22 horas, na Associação Atlética Banco do Brasil.
 
Na oportunidade acontecerá a eleição e posse da nova diretoria executiva do clube, assim como também a apresentação de propostas e planejamentos visando a formação do novo elenco que disputará o Campeonato Maranhense (2ª Divisão) programado para o segundo semestre desse ano.
Edmilson Santos (técnico da equipe campeã em 1996) e Francisco Rodrigo (ex-presidente do clube) estão entre os desportistas envolvidos no resgate do Bacabal Esporte Clube.
 
Como sempre, o Blog do Sérgio Matias se coloca a inteira disposição para contribuir com o ressurgimento da maior paixão futebolística da nossa cidade.
 
O sonho de todo torcedor azulino apaixonado e fiel é novamente ver o Leão do Mearim voltando a rugir alto no majestoso Correão e pelo Brasil afora.
*************************************************************************************

MINISTÉRIO DA SAÚDE LIBERA R$ 194,5 MIL PARA TESTES DE GRAVIDEZ NO MARANHÃO

Por Israel Filho
O Ministério da Saúde autorizou nesta segunda-feira (21) a liberação de R$ 194,5 mil para custear os testes rápidos de gravidez por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) ao Estado do Maranhão. A autorização dos repasses, que serão pagos em parcela única ao gestor local, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) por meio da portaria nº 323.

O teste rápido de gravidez é indicado para mulheres adultas, jovens e adolescentes que apresentem atraso menstrual igual ou superior a sete dias e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do País.

Com os resultados do teste, os profissionais de saúde podem detectar precocemente a gravidez para início do pré-natal em tempo oportuno, identificar situações para uso de anticoncepção de emergência (caso tenha havido relação desprotegida em até cinco dias), orientar sobre o planejamento reprodutivo e acolher as mulheres adultas, jovens, adolescentes e casais que estão em situação de gravidez indesejada.

Além disso, é um bom momento para detectar gestação de risco, identificar situações de exposição a infecções sexualmente transmissíveis, HIV e hepatites virais e também para oferecer testes rápidos de HIV e sífilis à mulher e à parceria sexual.
Zika vírus

Em função dos casos de microcefalia associados ao vírus Zika, o Ministério da Saúde reforça, com os testes rápidos, a importância do diagnóstico precoce de gravidez e as ações de planejamento reprodutivo com o devido acompanhamento pré-natal, essencial para a qualidade de vida da mãe e da criança.


No pré-natal, são oferecidos todos os exames, vacinas e acompanhamentos necessários para uma boa gestação, além de ser o momento ideal para investigar sinais de infecção por zika vírus e outras doenças, com os devidos registros na Caderneta da Gestante e no prontuário médico
********************************************************************************
Por Randison Laércio
A procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, recebeu, na manhã desta segunda-feira, 21, em seu gabinete, a visita da secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto. A gestora veio agradecer a contribuição do Ministério Público do Maranhão na criação do Grupo Interinstitucional de Trabalho (GIT) sobre feminicídios, que além do Executivo Estadual e do MPMA, envolve representantes do Poder Judiciário, Defensoria Pública, Polícia Civil e Polícia Militar.
“Estamos aqui para trazer o agradecimento do governador Flávio Dino, em razão do Ministério Público ter atendido à proposta de criação do grupo de trabalho para elencar ações de aplicabilidade da Lei do Feminicídio”, afirmou Laurinda Pinto.
O GIT foi oficialmente criado pelo governo do Estado por meio do Decreto 31.531/2016, publicado em 11 de março. A criação do grupo obedeceu proposta do Governo Federal que indicou a necessidade de divulgação e discussão da lei nos estados do Maranhão, Piauí, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Santa Catarina, onde existe grande número de assassinatos de mulheres.
O grupo produzirá um relatório contendo as diretrizes estaduais a serem aplicadas no trato das questões de violência de gênero. O trabalho deve ser concluído no prazo de 180 dias.
A Lei do Feminicídio (Lei nº 13.104/2015) foi promulgada em 9 de março do ano passado e tornou qualificado o homicídio cometido contra a mulher, quando a condição feminina for um fator motivador do crime.
Também estiveram presentes no encontro o promotor de justiça Gilberto Câmara França Júnior (um dos representantes do MPMA no GIT), a secretária-adjunta de Estado da Mulher, Susan Lucena, e a promotora de justiça Fabíola ,
Na reunião, o promotor Gilberto Câmara destacou a existência do primeiro réu no Maranhão, enquadrado na Lei do Feminicídio, que corresponde também a um dos primeiros casos no Brasil. “Precisamos discutir procedimentos técnicos para a aplicação da lei”, ressaltou.
Do Ministério Público do Maranhão igualmente participa do grupo de trabalho o promotor de justiça Joaquim Júnior, da Comarca de Imperatriz.
AÇÕES
Um encontro nacional será realizado em Brasília, no próximo dia 8 de abril, para discutir propostas de aplicabilidade da Lei do Feminicídio. O MPMA ,
Uma Recomendação será expedida, em breve, pela procuradora-geral de justiça, Regina Rocha, a todos os promotores de justiça do estado que atuam no Tribunal do Júri para observar a questão do feminicídio e suas características.
“Todos podem contar com a parceria do Ministério Público do Maranhão na aplicação das leis e no combate aos crimes cometidos contra a mulher”, enfatizou Regina Rocha
************************************************************************

PEQUENOS NEGÓCIOS AINDA SÃO PREFERÊNCIA EM CIDADES DO INTERIOR

Do Blog do Vanilson Rabelo
 
Para o Sebrae, perceber essa preferência do consumidor, reforça a importância de sua missão de incentivo ao crescimento da micro e pequena empresa.
 
Cliente fiel do mesmo mercadinho há mais de vinte anos, o técnico em eletrônica, Carlos Alberto Sousa, é o típico consumidor que ainda prefere comprar dos pequenos negócios. Segundo ele, prefere comprar no mercadinho que fica a poucos passos da sua casa por vários motivos e um deles é a comodidade.
“Eu caminho uns 30 passos e já estou aqui no comércio vizinho a minha casa, aqui encontro o que eu preciso por um preço que considero justo. Se tivesse que ir a um supermercado, por exemplo, gastaria muito mais do que apenas tempo e combustível, teria que enfrentar filas e com certeza um estresse maior”,enfatizou Alberto.
Carlos Alberto destaca ainda a relação de amizade que estabeleceu com seus vizinhos por conta do convívio dentro do mercadinho que atende a toda a vizinhança.“Aqui eu venho, bato um papo, escolho o que quero levar com calma e sei que posso confiar nos produtos que estou levando pra casa, afinal de contas, sou mais que um cliente, sou um amigo”, reforçou.
Em Bacabal, assim como em muitas cidades do interior, não é difícil encontrar pequenos mercadinhos espalhados pelos bairros da cidade. Por onde se anda é possível ver as pequenas mercearias, que na maioria dos casos, funcionam na residência dos próprios empreendedores. Além de ser uma característica economicamente relevante para a cidade, se tornou um aspecto quase que cultural.
“Eu me sinto bem comprando de quem eu conheço, sabendo que estou gerando renda dentro do meu bairro, na minha vizinhança. E essa é uma via de mão dupla, eu compro do meu vizinho e sempre que ele precisa dos serviços de um técnico da minha área, dão a preferência para mim, sempre um ajudando o outro”, enfatizou Carlos Alberto.
Para a gerente regional do Sebrae em Bacabal, Graça Fernandes, o trabalho desenvolvido pela instituição tem fortalecido a relação existente entre o cliente e o pequeno empreendedor.
“O Sebrae existe para preparar o pequeno empreendedor a cuidar bem do seu negócio, essa é a nossa maior missão. Ver que o reflexo do nosso trabalho é a constatação de que os pequenos negócios, ainda são preferência entre os consumidores, só nos motiva a trabalhar cada dia mais. Afinal de contas, o cliente é o maior bem que um empresário pode ter”, enfatizou Fernandes.
A gestora aproveita ainda para parabenizar todos os consumidores pela passagem do seu dia, comemorado dia 15 de março. “O consumidor é o feedback final de qualquer empresário e consequentemente o nosso, pois trabalhamos para que ele fique satisfeito com o serviço prestado pelos pequenos negócios. Poder comemorar e parabenizar os consumidores pelo seu dia é um privilégio para nós do Sebrae”, afirmou Graça Fernandes.
Fonte: Lucas Santos ASSECOM/SEBRAE
******************************************************************


Nenhum comentário:

Postar um comentário