domingo, 10 de abril de 2016

DIAGNOSE DICA DE SAÚDE CAIMBRA



 

O QUE É A CÂIMBRA?

A maioria dos nossos grandes grupamentos musculares funciona de forma voluntária, ou seja, contraem e relaxam de acordo com a nossa vontade. Quando um ou mais músculos se contraem subitamente de forma involuntária, chamamos de espasmo muscular. Se o espasmo for intenso e persistente, damos o nome de câimbra.
A câimbra é, portanto, uma contração muscular súbita,  não desejada, dolorosa e não reversível espontaneamente. Quando o seu pé sofre uma câimbra e se contrai todo, não adianta simplesmente tentar relaxá-lo com a “força da mente”, é preciso ir lá com as mãos e reverter a contração à força.
As cãibras musculares são extremamente comuns. Estima-se que até 95% das pessoas irá experimentar uma cãibra em algum momento da sua vida. As cãibras são mais comuns em adultos do que em crianças e vão se tornando cada vez mais frequentes conforme o indivíduo envelhece.
Qualquer músculo de controle voluntário pode apresentar essas contrações. Os mais comuns são:
– Panturrilhas (batata da perna).
– Músculos anteriores e posteriores da coxa.
– Pés.
– Mãos.
– Pescoço.
– Abdômen.
O que fazer para câimbra na perna

No caso de câimbra na perna, o que se deve fazer para aliviar a dor é:
  • Câimbra na parte da frente da coxa: ficar de pé e dobrar a perna afetada para trás, como mostra a imagem, segurando no pé e mantendo essa posição por 30 segundos;
  • Câimbra na parte de trás da coxa: sentar no chão com as pernas esticadas e dobrar o corpo para a frente, tentando tocar com os dedos das mãos nas pontas dos pés e ficar nessa posição entre 20 a 30 segundos.
O que fazer para câimbra no pé
O que se deve fazer em caso de câimbra no pé é colocar uma toalha pequena no chão e pousar o pé afetado sobre ela. Depois, puxar o topo da toalha para cima e fazer força com o pé para baixo.
O que fazer para câimbra na barriga

Uma boa forma para aliviar a câimbra na barriga é:

  • Câimbra nos abdominais: deitar de barriga para baixo, colocar aos mãos ao lado do corpo e depois esticar os braços, levantando o tronco, como mostra a imagem;
  • Câimbra no lado da barriga: ficar de pé, esticar os braços por cima da cabeça, entrelaçando as mãos, e depois dobrar o tronco para o lado contrário da câimbra, mantendo esta posição por cerca de 20 segundos.
O que fazer para câimbra na panturrilha

O que se deve fazer em caso de câimbra na panturrilha é ficar de pé a cerca de 60 cm de uma parede e encostar os dedos do pé, do lado da panturrilha afetada, na parede, empurrando o corpo para a frente.

 Por Dr. Otávio Pinho Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário