sexta-feira, 17 de junho de 2016

AS MAIS MAIS DA SEXTA FEIRA

detran

E TOME GREVE

A falta de diálogo e o desrespeito ao servidor público estadual parece ser uma tônica no Governo Flávio Dino. Depois da Polícia Civil, que nesta semana, pela segunda vez na atual gestão entrou em greve por tempo indeterminado, e dos peritos criminais e agentes penitenciários que também nesta semana realizaram greve de advertência de 48 horas, mais uma categoria deverá cruzar os braços.

Os servidores do DETRAN-MA, através de um comunicado do presidente do Sindicato dos Servidores do órgão, Perez Silva da Paz, confirmaram que se o Governo Flávio Dino não atender as reinvindicações da categoria, os servidores entrarão em greve, por tempo indeterminado, a partir do dia 22 de junho. Veja abaixo o comunicado.
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
greveAGENTES PENITENCIÁRIOS TAMBEM FAZEM GREVE

O Governo Flávio Dino conseguiu algo inédito no Maranhão e talvez no Brasil, três categorias diferentes do serviço público estadual fizeram greve na mesma semana.
Depois da Polícia Civil que iniciou greve por tempo indeterminado na quinta-feira (16), mas suspendeu o movimento aguardando nova proposta do governo, e dos peritos criminais que, também na quinta-feira, iniciaram uma greve de advertência por 48 horas, nesta sexta-feira (17), mais uma categoria cruzou os braços.
Os agentes penitenciários do Maranhão iniciaram, às 7h da manhã de hoje (17), uma paralisação de advertência de 48 horas. A categoria reivindica melhores condições de trabalho e salário.
O movimento está concentrado no Complexo Penitenciário de Pedrinhas e sendo coordenado pelo Sindicato dos Servidores dos Agentes Penitenciários do Estado do Maranhão (Sindispen).
Para complicar, agora pela manhã, os agentes penitenciários afirmam que estavam realizando manifestação pacífica quando a tropa de choque tentou acabar com o movimento utilizando bombas de gás lacrimogênio.
E assim segue o Governo Flávio Dino, definitivamente fazendo história no Maranhão, afinal três greves, de três categorias diferentes, numa única semana, é algo realmente jamais visto.,
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
andrea_fabio-1O DILEMA DO PMDB

O PMDB em São Luís vive um dilema terrível e demonstra uma desarticulação total. O partido segue fragilizado e com os seus principais líderes ainda atônitos pela derrota sofrida em 2014 para a disputa pelo Governo do Maranhão.

Faltando menos de quatro meses para o pleito eleitoral, o partido segue sem nenhuma definição. A cúpula do partido dizia que o PMDB teria candidatura própria e que o nome seria de Fábio Câmara, mas muitos segmentos trabalhavam em outra direção e paqueravam a vaga de vice dos principais candidatos nas pesquisas, principalmente do prefeito Edivaldo Júnior (PDT).
No caso da aliança com Edivaldo, o Blog se arrisca a dizer que ela só não foi concretizada pelo impasse no nome do candidato a vice. Um grupo, mais ligado a cúpula do partido, defendia o nome de André Campos, mas o grupo político de Edivaldo só aceitava a aliança com os peemedebistas se o nome fosse de Helena Duailibe.
Sem acordo, o impasse permaneceu e o PMDB, agora, deve mesmo partir para uma candidatura própria. O problema é que a pré-candidatura do vereador Fábio Câmara não decolou, talvez muito por falta de apoio verdadeiro do partido.
Agora o partido vive um novo dilema, correr o risco de sair mais fraco do que entrou, afinal além da disputa majoritária, existe a disputa para o Legislativo e o PMDB sofre com a chapa de candidatos a vereador, pois não possui nomes fortes o suficiente para garantir a eleição de pelo menos um parlamentar.
O caminho poderia ser fazer alianças, mas nesse momento é complicado encontrar legendas que queiram arriscar entrar num projeto desses.
Sendo assim, indiscutivelmente o caminho mais viável e menos arriscado para o PMDB é a candidatura da deputada estadual Andrea Murad. Além de possuir um nome novo na disputa e que poderia fazer contraponto a única candidata mulher, a deputada federal Eliziane Gama (PPS), a candidatura de Andrea permitiria que Fábio Câmara pudesse disputar a reeleição para vereador.
Como candidato a vereador, Fábio Câmara poderia ser novamente um puxador de votos, tendo força, inclusive, para garantir o crescimento do PMDB na Câmara de Vereadores.
Resta saber se a vaidade de alguns peemedebistas e o interesse pessoal de outros não irá, mais uma vez, sobrepor o interesse coletivo do PMDB.
É aguardar e conferir.
,+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
eleicoes2016PENDENCIAS EM PRÉ CANDIDATURAS

A rigor, apenas seis pré­-candidatos estão efetivamente definidos para as eleições de outubro em São Luís: o prefeito Edivaldo Júnior (PDT), os deputados Eliziane Gama (PPS), Wellington do Curso (PP) e Eduardo Braide, além do médico João Bentivi (PHS) e do professor Valdeny Barros (PSOL). Estes já têm o respaldo incondicional de suas legendas para a disputa, e serão homologados em convenção.
Todos os demais candidatos ainda dependem de definição partidária ou mesmo de negociações de alianças para se tornar, de fato, candidatos a prefeito de São Luís.
Nome do PMDB, o vereador Fábio Câmara ainda não conseguiu convencer a cúpula do partido ­ que cogita até aliança com o próprio Edivaldo Júnior ­, embora tenha o respaldo de alguns líderes isolados no partido.
Pior é a situação do deputado Bira do Pindaré, que já recebeu sinal vermelho da própria direção do PSB no Maranhão, embora insista em se manter na lista de candidatos das pesquisas de intenção de votos.
As pendências da vereadora Rose Sales parecem ser mais pessoais. Ela rodou por diferentes partidos até chegar ao PMB, onde tem a garantia da candidatura. Mas ela própria não demonstra o mesmo entusiasmo de um ano atrás, quando rompeu com seu então partido, o PCdoB, para se lançar à sucessão do prefeito Edivaldo Júnior. Rose não tem se movimentado como candidata e já é especulada como provável vice do deputado Wellington do Curso, informação que até hoje não foi rebatida por ela.
Faltando menos de 40 dias para o início do período de convenções, o grupo formado por Edivaldo, Eliziane Gama, Wellington do Curso, Eduardo Braide, Bentivi e Valdeny estão garantidos pelas suas legendas.
Os demais ainda vão ter que transpor algumas fogueiras até o fim do período junino, quando se decide o futuro das alianças.
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
AdrianoSarneyAMBIENTALISTAS DEBATEM ELEIÇÕES 2016
Lideranças do Partido Verde (PV) de todo o Maranhão reuniram-se nesta sexta-feira (17), no auditório do Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa, para o Seminário Verde: Eleições 2016, que contou com a presença do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, e dos deputados estaduais do PV Adriano Sarney e Hemetério Weba.
O evento, realizado no Auditório Jornalista Neiva Moreira, Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão, teve como objetivo propor uma ampla discussão sobre o período eleitoral, bem como o incentivo e formação de pré-candidaturas alinhadas aos temas ambientais e de desenvolvimento sustentável.
“O Partido Verde se diferencia dos demais por que oferece conteúdo, programas. Tem uma ideologia. Tem compromissos e o maior deles é com as futuras gerações. Portanto, congratulo os deputados Adriano Sarney e Hemetério Weba por esta realização, juntamente com nossos pré-candidatos a prefeito e vereadores”, declarou o ministro Sarney Filho.
O deputado Adriano Sarney ressaltou qualidades do Partido Verde como coesão e ética. Segundo o parlamentar, o PV conseguiu eleger quatro representantes na Assembleia, uma bancada forte, que permanece unida desde o início do atual mandato.
Adriano destacou também a confiança e a autonomia que o partido deposita nas suas lideranças municipais. O deputado Hemetério Weba ressaltou a importância do seminário por demonstrar a união do partido e que as lideranças estaduais serão atuantes em todo o processo eleitoral.
Como palestrantes foram convidados o advogado José Luís Gama, presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/MA; o advogado Thibério Cordeiro e o contador Roberval Cordeiro, ambos da empresa Exatus Consultoria Ltda.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
BoiRibamar,RIBAMAR ABRE FESTAS JUNINAS
Uma festa de tradição, com dezenas de brincadeiras genuinamente ribamarenses e que irá movimentar a cidade ao longo de dez dias.
Assim será o São João 2016 de São José de Ribamar, evento promovido pela prefeitura municipal e que será aberto oficialmente na noite deste domingo (19), a partir das 19h, no Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, na orla marítima da sede do município. A programação completa da festança, que conta com o apoio do governo estadual, pode ser conferida no www.sjr.ma.gov.br
Além do Parque Municipal, a programação acontecerá, até o dia 29, em vários outros arraiais oficiais – Vilas (Vila Flamengo), Matinha (sede do Bumba-Boi), Parque Vitória (Praça do Rodão), Panaquatira (Viva), Rio São João (Viva), Piçarreira (Viva), Nova Terra, Turiúba, Laranjal, Miritiua, Parque Araçagi, Parque Jair, Vila Sarney Filho – e outros terreiros que também estão recebendo o apoio da prefeitura.
De acordo com o prefeito Gil Cutrim (PDT), mesmo diante da queda constante de recursos, a prefeitura não mediu esforços para realizar a festança que, de acordo com o gestor, além de tratar-se de um evento tradicional do calendário cultural da cidade, fomentará a economia, gerando centenas de novos empregos e movimentando o setor do turismo, por exemplo.
No mês passado, a prefeitura pagou a primeira parcela dos cachês das dezenas de brincadeiras que irão se apresentar no São João. A medida, adotada desde 2011, visa oferecer fôlego financeiro aos grupos para que eles se preparem bem para as apresentações. A segunda parcela será paga após a festança.
“Promovemos e incentivamos todos os eventos do calendário cultural; investimos no apoio as brincadeiras genuinamente ribamarenses; executamos ações no setor da infraestrutura direcionadas ao setor. Realizamos muito e iremos fechar o ano trabalhando pela cultura ribamarense”, comentou Cutrim ao fazer um balanço das atividades desenvolvidas no setor cultural da cidade.
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
RobertoCostaSAAE TERÁ QUE PRESTAR ESCLARECIMENTOS
O deputado Roberto Costa comemorou a decisão judicial que determinou a divulgação da prestação de contas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Bacabal.
“Acabamos de receber a notícia onde a justiça determinou a quebra do sigilo da caixa preta do SAAE de Bacabal, que é o causador de um dos maiores problemas que a população bacabalense vem sofrendo, a constante falta d´água na cidade. Vários bairros de Bacabal continuam não tendo água nas suas torneiras! É inadmissível o desprestígio com que a administração do prefeito de Bacabal, junto com o diretor do SAAE, trata a nossa população”, afirmou o deputado.
A decisão, proferida em caráter liminar pela Vara da Fazenda Pública de Bacabal, é fruto de um Mandado de Segurança impetrado pelo parlamentar com o fito de assegurar o acesso à informação e a transparência do setor público, possibilitando um maior controle da sociedade sobre os atos da autarquia municipal.
“Entramos com esse pedido de informação, baseado na lei de acesso à informação, que nos assegura esse direito, para que pudéssemos saber qual é o valor exato que o SAAE recebe da população de Bacabal, quem são as empresas que trabalham dentro SAAE, quem são os contratados que estão recebendo na folha do SAAE. Porque existe denúncia da população que a folha de emprego do SAAE é para atender interesses políticos, interesses apenas de familiares do senhor prefeito e dos familiares do diretor do SAAE”, relatou o deputado.
Na decisão, o magistrado reconheceu o abuso e a ilegalidade na omissão do diretor do SAAE, Leonardo Sousa Lacerda, que manteve-se inerte após o parlamentar solicitar ao órgão informações que são de interesse público.
O diretor da autarquia municipal terá o prazo de 10 dias para fornecer ao deputado Roberto Costa o planejamento e execução dos serviços prestados pela autarquia nos últimos 12 meses, relação das empresas e funcionários prestadores de serviços ao órgão, além dos demonstrativos de arrecadação e despesas mensais relativos ao mesmo período.
,++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
DiegoGaldinoÉ TEMPO DE SÃO JOAO NO MARANHÃO
]A programação oficial do São João de Todos, no Maranhão promovido pelo Governo do Maranhão em parceria com a Prefeitura de São Luís tem início nesta sexta-feira (17) e vai até o dia 29 de junho
Este ano serão quatro arraiais oficiais, na praça Nauro Machado (Centro Histórico), Parque Folclórico da Vila Palmeira, Ipem e Praça Maria Aragão (parceria entre o Governo do Maranhão e a Prefeitura de São Luís)
“Tudo foi organizado para que o ludovicense e os turistas tenham a mostra do melhor São João do país. O governo apoia os festejos nos bairros que são outro ponto importante destas comemorações. É um São João de todos, como o próprio nome do festejo”, disse Galdino.
Ainda segundo o secretário de Cultura e Turismo, Diego Galdino, além da apresentação de grupos de bumba meu boi, tambor de crioula, artistas locais, quadrilhas, cacuriá, danças portuguesas e outras manifestações da cultura popular, as outras atrações ficam por conta das barracas com comidas típicas, artesanato e dos serviços que serão oferecidos aos turistas.,
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
SampaioeParanaSÓ A VITORIA INTERESSA
O Sampaio tem mais uma partida muito difícil pelo Campeonato Brasileiro Série B, nesta sexta-feira (17), às 21hh, no Estádio Castelão.
Com apenas 4 pontos e ocupando a última colocação, o Sampaio vai enfrentar o Brasil de Pelotas que tem 14 pontos e está na oitava posição.
O time maranhense tem mais uma vez a obrigação de vencer para começar a reagir na competição.
Mas o Sampaio terá desfalques importantes. O principal deles é o atacante Edgar que está fora da partida com dores musculares. A novidade será a estreia do atacante Elias que fará a sua estreia.
O time do Sampaio deverá ser Rodrigo Ramos; Eder Sciola, Wagner, Luiz Otávio e Rafael Estevam; Diego Lorenzi, Léo Gago, Cleitinho, Jean e Elias; William Paulista.
A cobertura completa de Sampaio e Brasil você acompanha pela Rádio Mirante AM. e Mirante FM de Bacabal.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário