domingo, 26 de junho de 2016

DIAGNOSE - DICA DE SAÚDE - VARIZES


Como tratar as varizes eficientemente?

As varizes são veias dilatadas e esticadas. Todas as veias podem se tornar varizes. No entanto as veias mais vulneráveis a varizes são  as das pernas e dos pés pois andar e ficar em pé podem forçar as veias do parte inferior do corpo.
Para muitas pessoas, varizes e vasinhos são apenas preocupações cosméticas, enquanto para outras são mais sérias pela coceira e desconforto. Em alguns casos, varizes podem até ser sinais de problemas circulatório.
1) Quais são as sintomas de varizes?

I) Sinais que você possa ter varizes do tipo que não causam dor:

·As veias ficam com a cor roxa ou de cor azul
·As veias parecem torcidas e salientes muitas vezes como cordas em suas pernas

II) Já as varizes que causam dor podem incluir:


·Uma sensação dolorida ou pesada em suas pernas.
·Ardente, dores musculares e inchaço nas pernas.
·Dor piora após ficar sentado ou em pé por um longo tempo.
·Coceira nas pernas.
·Úlceras de pele perto do seu tornozelo , o que pode significar que você tem uma forma grave de doença vascular que requer atenção médica.
·Vasinhos são semelhantes às varizes , mas eles são menores. Os vasinhos são encontrados mais perto da região da superfície da pele e são muitas vezes vermelhos ou azuis.

2) Quais são as causas?

Artérias levam o sangue do coração para o resto de seus tecidos. Veias fazem o sangue retornar do resto do seu corpo para o coração. Para o sangue voltar para o coração, as veias nas pernas devem trabalhar contra a gravidade.
As causas podem ser:
·Idade: O risco de varizes aumenta com a idade . Provoca desgaste nas válvulas em suas veias que ajudam a regular o fluxo sanguíneo.
·Sexo: As mulheres são mais propensas a desenvolver esse problema. As alterações hormonais durante a gravidez, ou menstruação podem ser um dos fatores. Terapia de reposição hormonal ou pílulas anticoncepcionais também podem aumentar o risco de varizes.
·Histórico familiar: Se alguns dos membros da família tem varizes, há maior chance de você ter também.

·Obesidade: O excesso de peso aumenta a pressão sobre suas veias.

·Ficar em pé ou sentado por longo período de tempo: Seu sangue não irá fluir como deveria se estiver na mesma posição por longos períodos.
3) Quais são os tratamentos?
Existem vários tipos de tratamentos. Se o seu problema não é grave, você poderá tomar algumas precauções como:
a) Evite ficar de pé e/ou parado na mesma posição por muito tempo.
b) Diversas vezes por dia, procure elevar as pernas acima do nível do coração por alguns minutos para facilitar o retorno do sangue para o centro do corpo.
c) Lembre-se de que é muito importante usar meias elásticas. Os resultados serão melhores ainda se você as calçar logo cedo, antes de levantar da cama.
d) Ande a pé. Caminhar é fundamental para prevenir varizes.
Varizes superficiais podem ser facilmente reconhecidas observando-se a pessoa em pé. O tratamento mais comum é a remoção cirúrgica das veias comprometidas. O cirurgião faz diversas incisões, retira as veias afetadas e protege a(s) perna(s) com bandagens.
O procedimento cirúrgico é rápido, o tempo de hospitalização é curto e a recuperação em casa pode durar algumas semanas.

I) Aescleroterapia

Nas casos de varizes superficiais, pode ser feito aescleroterapia, um procedimento que envolve injeção de um produto químico dentro da veia.
Assim, irá necrosar essas veias a fim de que não mais conduzam sangue. Mas a escleroterapia não é completamente bem sucedida para aliviar os sintomas e prevenir a formação de mais varizes.
Podem causar até reações alérgicas ao produto químico utilizado. Depois do procedimento precisa vestir meias de compressão.

II) Tratamento com laser endovenoso


Essa é uma técnica que utiliza um laser para destruir a veia. O procedimento é geralmente realizado em um consultório médico e leva cerca de 30-45 minutos. O laser pequeno é passado para dentro da veia orientado pelo aparelho de ultrasom.
O laser é disparado em vários locais para destruir as veias e todo o procedimento é realizado com uma anestesia local. A recuperação é rápida e envolve o mínimo de dor. Esse procedimento é relativamente novo e eficaz.

Por Dr. Otávio Pinho Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário