terça-feira, 28 de junho de 2016

BALANÇO DO DIA

RibamarSaoJoao

FESTEJO MOVIMENTA ECONOMIA EM RIBAMAR


,Organizado pela prefeitura municipal e contando com uma programação composta por brincadeiras da terra, o São João 2016 da cidade de São José de Ribamar está sendo sucesso de público e está contribuindo com a movimentação da economia em vários bairros. A programação está disponível no www.sjr.ma.gov.br. A festança, é importante destacar, conta com o apoio do governo do estado.
Além do Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, localizado na orla marítima da sede do município, a programação acontece em vários outros arraiais oficiais – Vilas (Vila Flamengo), Matinha (sede do Bumba-Boi), Parque Vitória (Praça do Rodão), Panaquatira (Viva), Rio São João (Viva), Piçarreira (Viva), Nova Terra, Turiúba, Laranjal, Miritiua, Parque Araçagi, Parque Jair, Vila Sarney Filho – e outros terreiros que também estão recebendo o apoio da prefeitura
“A programação está muito boa e diversificada. Além disso, há muita segurança nos arraiais, o que nos oferece a oportunidade de levar a família para festejar. Sem dúvida nenhuma, está sendo o maior e melhor São João de todos os tempos em Ribamar”, comentou a turista carioca, Ana Maria Oliveira, que está passando férias na cidade balneária.
Entre as centenas de comerciantes que estão trabalhando nos arraiais, o clima também é de alegria. Com uma barraca no arraial das Vilas, a cozinheira Judite Sousa, moradora da Vila Flamengo, conseguiu, somente em uma semana, aumentar consideravelmente a sua renda mensal. Ela está comercializando bebidas e gênero alimentícios, dentre elas comidas tradicionais do período junino.
“Estamos tendo lucro porque os arraiais de Ribamar estão bem organizados, com uma boa programação e com preços acessíveis. O ribamarense, diante disso, prefere ficar na cidade, brincar com a família perto de casa e não mais sair para ir para festas em outros municípios, como São Luís”, avaliou.
Acompanhando a festa de perto, o prefeito Gil Cutrim (PDT) disse estar satisfeito com o resultado do São João 2016. De acordo com ele, o período junino, além de valorizar a cultura genuinamente ribamarense, deve ser trabalhado como um mecanismo fomentador de geração de emprego e renda.
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Durante a sessão plenária desta terça-feira (28), o deputado estadual Wellington do Curso (PP) defendeu as reivindicações dos professores da rede pública estadual de ensino. Indo ao encontro dos educadores, Wellington solicitou que o Governo do Estado destinasse atenção ao reajuste e, ao menos, concedesse uma resposta aos professores, que sofrem com o silêncio, inclusive, do Sindicato da categoria.
“Trazemos aqui a solicitação dos professores da rede pública estadual de ensino. Professores que não estão pedindo ‘favor’ para ninguém. Conceder reajuste de 11,36% não é favor e, tão pouco, aumento salarial. Não é algo facultativo. No dia 14 de janeiro, o então ministro de educação anunciou esse reajuste. Mais de 05 meses já passaram e nossos educadores não receberam algo que possui previsão nacional. Pior que isso, se quer receberam uma justificativa oficial ou outra proposta. Enquanto educador, eu não poderia me abster disso… Por isso, apelo para a sensibilidade do Governador, que também foi professor, e solicito que destine atenção aos professores, quanto ao reajuste e, pelo menos, dê uma justificativa à categoria”, afirmou Wellington.
Wellington alertou ainda para a não concessão do reajuste dos professores da rede pública municipal de São Luís, que estão em greve há quase 40 dias.
“Nós fazemos essa solicitação porque é um direito dos professores e porque sabemos que quem sofre as consequências de uma greve, por exemplo, são os estudantes. Em São Luís, não foi concedido o reajuste de 11,36%. Como resultado, os professores municipais estão em greve há quase 40 dias não apenas por causa do reajuste, mas também reivindicando reformas na infraestrutura precária de escolas. Pretendendo evitar consequências negativas, no âmbito estadual, deixamos aqui a nossa solicitação… de que o Governo aprecie a possibilidade de conceder o reajuste de 11, 36% aos professores da rede pública de ensino.”, ressaltou o professor Wellington.
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

O grupo de parlamentares do Partido Verde (PV) e de outros partidos, incluindo da base aliada ao governo, uniram-se em protesto, nesta terça-feira (28), para obstruir a pauta de votação da sessão plenária da Assembleia Legislativa.
Projetos tidos como importantes para o Executivo deixaram de ser votados e foram adiados para a próxima sessão. “O governo de todos nós virou um governo para poucos”, afirmou o deputado Adriano Sarney (PV), ao avaliar o fato ocorrido, em discurso na tribuna.
“Entre os projetos de lei (do Executivo) que não foram votados na sessão, há um de suma importância, que dispõe sobre diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2017. É importante que o Governo do Estado, o governador e os seus secretários, recebam esta mensagem clara da Assembleia Legislativa, uma mensagem que reflete a insatisfação de muitos deputados com o Executivo, por que não têm suas emendas parlamentares liberadas e, por isso, sofrem com a insatisfação de suas bases políticas no interior do estado”, analisou Adriano.
O deputado criticou a liberação seletiva de emendas parlamentares, beneficiando grupos políticos de uma região em detrimento de outros grupos, conforme a conveniência das ligações políticas do Poder Executivo. “O governo do Maranhão deveria ser do Maranhão e não um governo somente dos seus aliados”, destacou.
A emenda parlamentar é o instrumento dos deputados (estaduais ou federais) para participar da elaboração do orçamento anual em âmbito estadual ou federal. Por meio das emendas os parlamentares procuram aperfeiçoar a proposta encaminhada pelo Poder Executivo, visando uma melhor alocação dos recursos públicos para projetos de infraestrutura, saneamento básico, saúde, educação, entre outros.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Prefeito edivaldo Holanda Júnior é recebido por moradores do bairro Sá Viana

Edivaldo vistoriou na tarde desta segunda-feira (27) as obras de requalificação das vias do bairro Sá Viana. Acompanhado do titular da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antonio Araújo, e do líder comunitário Alex Kennedy, o prefeito caminhou pelas ruas do bairro e determinou celeridade nos serviços. O bairro Sá Viana será contemplado com requalificação asfáltica, por meio do programa Mais Asfalto – uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís.
A requalificação das vias segue cronograma executado pela Semosp por determinação do prefeito Edivaldo. A expectativa é que os serviços sejam concluídos em breve.
“Estamos com obras em toda a cidade e trabalhando com determinação para garantir a celeridade dos serviços. Assim beneficiarmos a população deste bairro que há décadas anseia pela melhoria da infraestrutura e, consequentemente, de sua qualidade de vida. Em minha gestão tenho olhado para São Luís como um todo, mas com um carinho especial para as comunidades que mais sofrem com a falta de infraestrutura em seus bairros”, disse o prefeito.
No Sá Viana, o prefeito Edivaldo começou a visita pela rua Cônego Ribamar Carvalho, que dá acesso ao ponto final dos ônibus do transporte coletivo. Depois de receber o asfalto ainda na década de 1980, a rua nunca havia passado por nenhum tipo de requalificação.
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

A deputada Andrea Murad fez um longo relato dos descasos do governador em Coroatá, principalmente na área da saúde e segurança, e desconstruiu o discurso de Flávio Dino sobre a falácia de ter inaugurado várias obras durante sua passagem pelo município este mês. A deputada cobrou ainda a ativação dos leitos restantes no hospital Macrorregional de Coroatá.
“O fato é que parece que em Coroatá não houve passagem de governador lá, a passagem pelo município foi irrisória, foi ridícula, ele tentou passar para a população obras que não eram dele. Onde era para ativar 50 leitos no Hospital Macrorregional de Coroatá, mandar continuar a obra para a instalação de mais 10 UTIs e determinar prazo para a instalação da ressonância magnética, que até hoje a máquina de ressonância comprada na gestão anterior, na gestão de Ricardo Murad, encontra-se lá parada, deixada pela gestão anterior. O governador foi lá, ativou apenas os 25 leitos dos 50 que Ricardo Murad deixou prontos e não dá conta nem de manter os 50 que já têm”, disse a deputada.
Assim como a ampliação do Macrorregional de Coroatá, o Batalhão de Polícia também foi obra iniciada pela gestão anterior, por intermédio do então secretário Ricardo Murad quando assumiu provisoriamente a Secretaria de Estado de Segurança Pública. A parlamentar relatou ainda a grave situação da delegacia no município, o calote dado por Flávio Dino a empresários coroataenses e a pintura da estrada de Coroatá a Vargem Grande, que foi citada por aliados como se a obra total fosse mérito do atual governo.
“Foi lá inaugurar o batalhão da PM que o Ricardo Murad, quando secretário de Segurança, levou para Coroatá, assim como o Viva Cidadão. O Viva Cidadão já existia, ele apenas mudou de local e ainda deu calote no antigo proprietário devendo 13 meses. De calote também ele é maravilhoso. O Flávio Dino teve a coragem de ir em Coroatá mudar nome de escola e nem tocar em assunto de delegacia, que além da estrutura física, como eu já lhe disse que não dá nem para ser quitanda, os equipamentos sucateados, condições de trabalho precárias, falta de materiais básicos. Para os policias fazerem ronda, eles vão fazendo vaquinha. E ainda deputado vem falar da estrada de Coroatá à Vargem Grande, devia ter vergonha de falar dessa estrada como obra do governador, onde a única coisa que Flávio Dino fez foi mandar pintar aquela faixa do meio”, discursou Andrea Murad.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

O deputado federal André Fufuca (PP) divulgou nota oficializando a sua saída da coordenação da bancada maranhense na Câmara dos Deputados com o seu pedido de licença.
“Sou muito grato a todos por cada momento que, juntos, pudemos trabalhar e trazer melhorias para o nosso estado, o nosso querido Maranhão”, disse.
André Fufuca se disse honrado por coordenar a bancada maranhense e que é hora de buscar novos caminhos.
“Hoje tenho a certeza do dever cumprido. Vou levar no currículo não apenas a honra de ser o coordenador de bancada mais jovem do meu país, mas com muitas conquistas para o nosso estado. Está na hora de sobrevoar novos caminhos e desvendar outros horizontes. E a vontade que me impulsionou ao cargo de coordenador da bancada agora me alça a aceitar novos desafios, como a liderança do meu partido no estado e a preparação para as eleições que se aproximam em 2016 e 2018”, afirmou.
Veja a íntegra da nota:
“Inicialmente eu gostaria de oficializar minha saída da coordenação da bancada federal. Como é sabido por todos, estou de licença das funções de deputado federal e acredito que meu ciclo na função deve chegar ao fim.
Nesses meses em que tive a oportunidade de coordenar os trabalhos da bancada maranhense, cresci não apenas como político, mas como pessoa. Sou muito grato a todos por cada momento que, juntos, pudemos trabalhar e trazer melhorias para o nosso estado, o nosso querido Maranhão.
Hoje tenho a certeza do dever cumprido. Vou levar no currículo não apenas a honra de ser o coordenador de bancada mais jovem do meu país, mas com muitas conquistas para o nosso estado.
Está na hora de sobrevoar novos caminhos e desvendar outros horizontes. E a vontade que me impulsionou ao cargo de coordenador da bancada agora me alça a aceitar novos desafios, como a liderança do meu partido no estado e a preparação para as eleições que se aproximam em 2016 e 2018.
Graças a Deus a vaidade que a muitos consome em mim não recebe guarita. Deixo o cargo, torno a dizer, com a sensação do dever cumprido e sabendo que mesmo fora da coordenação, muito ainda posso fazer por nosso estado, que tanto amamos.
Espero que os colegas entendam minha decisão e que conduzam ao cargo um novo coordenador, ou coordenadora, que tenha êxito na tarefa de nos manter unidos e coesos.
Todo time vencedor vez ou outra precisa trocar a braçadeira de capitão para seguir vencendo. E nós somos um time vencedor.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Eduardo Braide cobra a Prefeitura de São Luís recuperação de avenidas da Cidade Olímpica
O deputado Eduardo Braide (PMN) cobrou, nesta segunda-feira (27), da Prefeitura de São Luís, a recuperação asfáltica das duas principais avenidas da Cidade Olímpica. De acordo com o parlamentar, as avenidas 1 e 2 do bairro, estão praticamente intrafegáveis.
“Neste final de semana, participei de uma marcha contra as drogas no Jardim América. Mas antes do evento começar, fui visitar uns amigos na Cidade Olímpica e pude comprovar a situação crítica da Avenida Jailson Sousa Viana, a avenida 1. Por lá, os carros pequenos praticamente não conseguem mais passar e os motoristas de ônibus daqui a alguns dias não passam mais por lá”, completou Braide.
Segundo o deputado, os moradores e comerciantes do bairro estão fazendo um abaixo-assinado para oficializar a situação junto à Prefeitura.
“Já tentaram levar o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos até os locais por diversas vezes e não conseguiram. Também tentaram contato diretamente com a Prefeitura sem sucesso. Diante dessa situação que se arrasta sem solução por dois anos, segundo os moradores, a Avenida 1 chegou a ser interditada num protesto pacífico. Agora, a comunidade está colhendo assinaturas para entregar um abaixo-assinado à Prefeitura de São Luís, pedindo que seja tomada algum tipo de providência”, destacou Eduardo Braide.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Depois dos números da pesquisa Exata, Econométrica e Prever, agora será a vez do instituto Escutec realizar levantamento sobre a disputa eleitoral em São Luís. A Escutec, contratada pelo jornal O Estado do Maranhão, deverá realizar quatro pesquisas até a eleição de outubro
 
O primeiro levantamento começa nesta terça-feira (28) e vai até a sexta-feira (01) e será divulgada no sábado (02). A pesquisa foi registrada no dia 25 de junho de 2016 sob o número 07983/2016 e ouvirá mil eleitores na capital maranhense.
Neste primeiro levantamento – realizando ainda com pré­candidatos – serão feitos dois cenários estimulados: um com todos os candidatos incluindo Bira do Pindaré (PSB) e outro sem o deputado.
Bira do Pindaré ainda luta para ser candidato à Prefeitura de São Luís pelo PSB, que não faz qualquer movimento público sobre qual caminha seguirá neste pleito de outubro. As negociações são feitas no gabinete do senador Roberto Rocha, em Brasília, o que levou Pindaré a cobrar da direção nacional movimentação da comissão provisória de São Luís para comandar as discussões sobre o processo eleitoral.
Assim, no primeiro cenário estimulados aparecerão como opção para os entrevistados a deputada Eliziane Gama (PPS), o prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PDT), o deputado Wellington do Curso (PP), Fábio Câmara (PMDB), Eduardo Braide (PMN), Rose Sales (PMB), João Bentivi (PHS), Valdeny Barros (PSOL) e Zeluis Lago (PPL).
Além das entrevistas sobre intenção de votos, o instituto ouvirá os eleitores sobre a gestão de Michel Temer (PMDB) na Presidência da República, Flávio Dino (PCdoB) no governo estadual e Edivaldo Júnior na gestão municipal. Nessa questão serão avaliados os governos como ótimo, bom, regular, ruim e péssimo.
É aguardar e conferi++++++++++++++++++++++

Nenhum comentário:

Postar um comentário