domingo, 10 de julho de 2016

LOURO, UM GARÇOM A SERVIÇO DE DEUS


E então Deus entregou nas mãos do garçom Louro, a chave para abrir as garrafas dos bares do céu.
Eramos ainda estudantes, lembro, eu, Zeca Louro, Abel Carvalho, Osvaldino Pinho, Otávio Pinho, Lourinho Vieira, Antonio Sobrinho, João Sobrinho, João Teixeira, Licio, Luciano, Galego, Péricles, Henrique e tantos outros, no período das férias, ficávamos bebendo cachaça e tocando violão no banco da praça e quando o relógio batia quatro horas da madrugada, passava em uma bicicleta, um jovem, com vários sacos enormes abarrotados de pão para abastecer as mercearias do nosso tempo. Esse jovem era André Lima Filho, conhecido em Bacabal como Dedé e ao mudar-se para São Luis, pelo seu biótipo ganhou o apelido de Louro
Em busca de independência, ele sempre lutou, fazia o pão na madrugada, entregava, dormia um pouco, a tarde freqüentava o colégiio, a noite ia meter a mão na massa. essa foi sua rotina por muito tempo. Louro amassou, assou e comeu o pão asno de uma vida difícil, mas lutou.
Aprendeu a arte de ser garçom e já teve mais tempo pra si, pra estudar, pra aprender e aprendeu demais. Apesar de um garoto prematuro, ele ainda achou tempo pra jogar pião, soltar pipas, papagaios, passarinhou, criou passarinhos, jogou bola, banhou no Rio Mearim com a galera bebendo cachaça, jurubeba e pescando piabas com caniço, anzol e isca de pão. Louro achou em seus atarefados dias, uma criança perdida que se achou nas veredas de um dia.
Amante do ritmo que veio da Jamaica, o reggae, louro freqüentava as casas do gênero, casou-se com Josélia com quem teve três filhos Vambastem, André Junior e Lucas. Minha amizade com Louro começou na infância através de seu irmão Raimundinho (in memória) que aprendíamos violão com o velho Tchaca. Ficamos muito amigos, irmãos e sempre estávamos juntos.
Todas as tardes, nós, e toda uma turma, bebíamos uma cachacinha no quintal da velha casa de dona Anazilde, debaixo de um pé de goiaba que nunca viu um fruto maduro, era o nosso tira gosto. A convite do seu tio Pedro, Louro mudou-se para São Luis onde por um bom tempo trabalhou assando frango, nesse ínterim, Dona Maria e Seu André (in memória) seus pais sairam de Bacabal  para fixar residência na capital trazendo toda a prole Rita, Raimundinho, Neto,Francisco.e Ana.
Em uma excursão para São Luis, o Grupo Regional Os Lamas foi tocar em um bar e Louro passava por dificuldades e como o bar precisava de um garçom, foi logo admitido. Conhedor da profissão, ele foi crescendo, depois alugou o ponto e por fim comprou o bar litorânea, o popular bar do Louro.
Dono de uma simpatia impar, um carisma fantástico, Louro mantinha a sua casa sempre lotada, tinha muitos amigos e o seu bar era o preferido dos artistas.
Mas a vida tem os seus reveses, e o nosso André, Dedé ou Louro foi detectado com um grave problema de pulmão, que em pouco tempo lhe tirou do nosso convívio.
Louro freqüentava a minha casa quase todas a noirtes para batermos um bom papo, e, no meu inconsciente, fico esperando a sua chegada, e quando cai a ficha, me bate o desespero da saudade. A verdade é que ele se foi.
Louro teve seu corpo velado dentro da igreja que a sua família ajudou a construir, no traslado do seu corpo ao cemitério, choveu torrencialmente, Deus lavou o caminho por onde ele foi para sua morada eterna e cosequentemente os caminhos por onde ele vai seguir na sua nova jornada.
Deus o chamou para ser o novo garçom dos bares do céu e lhe deu a chave que abrirá todas as garrafas cheias de amor e paz.
Fica na tranqüilidade da tua nova morada
Zé Lopes, Paulinho Barros, Marques Neto, Marcos Pimentel, Albert Abrantes, Kosta Netto, Urubatan,  Eleticia, Waltinho Carioca, Newton Piuí, Paul Getty, Manu Lopes, Sandro Alex, Batista, Silinha, Fredson, Arquimedes, Halim, Ezrael Nunes, Galego, Maninho Gavião, Graça Almeida, Sandra Regina, Jorge Passinho, Rubinho, Ana Lúcia, Batista.........(Você)

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário