domingo, 25 de setembro de 2016

A VIA CRUCIS DE ZÉ VIEIRA - O EFEITO CEARÁ


Nada de novo no Front, tudo dantes como no Quartel de Abrantes, tudo certo como planejou o senador João Alberto, e como diz o belo e bom rock do Léo Jaime “ se você quer o sétimo céu, vai ter que subir degrau por degrau, os melhores momentos do mundo não são manchetes no jornal.... Nada mudou, nada mudou”.

Assim caminha a política em Bacabal. Mas... nada mudou, ou mudou?

A euforia que vive as redes sociais, principalmente nos grupos de WatsApp, não condiz com na realidade das ruas, e o povo calado, cabreiro, cheio de incertezas, tenta maquiar essa desconfiança num silencio que se mostra cheio de palavras, mas que soam desentendidas. Afinal,, mudou ou não mudou???

Vejamos ; Zé Vieira continua inelegível – não mudou, Carlinhos Florêncio continua perdido como coordenador – nao mudou,  Dr. Bento Vieira continua mostrando por que Zé Vieira não poder ser candidato – não mudou, Israel Braga continua, numa luta contra os fatos, tentando meter goela abaixo do povo, que Zé Vieira é candidato – não mudou, Zé Vieira processou de novo o jornalista e blogueiro Abel carvalho – não mudou, cada dia mais a debandada é visível – não mudou, Roberto Costa ta cada vez mais prefeito de Bacabal – não mudou, Dr. Bento Vieira e Graciete estão  ganhando com a debandada – nao mudou, a única solução para salvar o consórcio é Zé Vieira obter 50% mais um, dos votos válidos – não mudou, Dr Gilberto Lacerda de volta para tentar organizar a casa, mas já sem tempo!!! Ah, isso eu já dizia há tempos – não mudou. Tudo igualzinho, os jingles de péssima qualidade, com insultos, baixaria. provocação. Tudo antigo, nada novo. nao mudou.

O fato do Zé Vieira não se deixar substituir e levar até o fim uma pseuda candidatura, abortou e frustrou  os planos de Carlinhos Florêncio de montar uma candidatura caseira, familiar,  o mesmo aconteceu com Dr. Lisboa que esperava esse apoio pára Graciete e por fora, os planos de Zé Alberto em emplacar a sua irmã Doralice Veloso como vice, ou de Carlinhos ou de Florêncio Neto. A falta de confiança nos aliados e a certeza de que pode driblar a justiça, fez com que todo um trabalho fosse jogado fora, deixou a coligação sem candidato na majoritária e o povo com a pulga atrás da orelha. Fato que se repete em três eleições seguidas, a primeira com Taugy que inelegível foi substituída por Serafim Reis, a segunda com Zé Vieira que foi substituído por Patricia Vieira, nenhuma deu certo, e agora, mais uma vez Zé Vieira, que inelegível, não se deixou substituir e com isso entornou o caldo e pra piorar, depois  de  perder todas as ações nas justiça, tentou uma manobra para ganhar tempo, mas calcularam errado. O processo ainda nem saiu de Bacabal e não há mais tempo para julgamento, o que torna seus votos inválidos.

Com todo esse qüiproquó, Bacabal que tem fama de proporcionar cenas que só se vê mesmo em Bacabal, como apagar incêndio com água de bosta, vender-se terrenos públicos, derrubar a primeira casa de alvenaria construída – a casa paroquial da Igreja de Santa Terezinha e tantas outras impossibilidades, que toda essa bagunça política, essa tempestade de incertezas  pode culminar  num raio que pode cair de novo no mesmo lugar. Bacabal pode ter de novo o Efeito Ceará.


cartaz da época
Mas quem é Ceará no jogo do Bicho? , Que efeito é esse ? Vamos recordar!   
 
Ceará era um velhinho que puxava de uma perna e vendia verdura pelas ruas de Bacabal dentro de um jacá na garupa de uma bicicleta velha. Apaixonado por política, tentou por duas vezes uma vaga na câmara municipal, seus votos não alcançaram a casa dos três dígitos.Tentando um vôo impossível, em 2002, Ceará se candidatou a deputado estadual, até aí, nada de absurdo.

No mesmo ano, Jura Filho saiu como vice governador e junto com João Alberto lançaram o nome de Carlinhos Florencio para deputado estadual, o que a cidade abraçou de primeira. Enquanto isso, o Dr. José Carlos Reis só pontuava numa bela campanha pra deputado federal. 

Sempre na crista da onda, Zé Vieira lançou Dr. Elijo Almeida para deputado estadual e disse que seus eleitores poderiam votar no Dr. Zé Carlos. Por não chegar a um denominador comum com Jura Filho e João Alberto, Carlinhos Florêncio desistiu da candidatura, então, pra atrapalhar a eleição de Dr. Zé Carlos Reis, Zé Vieira trouxe para Bacabal o candidato a deputado federal César Bandeira e a população ficou esperando da dupla Jura Filho e João Alberto, uma indicação que tinha na mesma coligação em Bacabal, os candidatos a deputado estadual Charles Dias, Kalil Trabulsi, Bento Vieira, Capitão Ramos e quando menos se espera, Jura Filho trouxe para Bacabal o Stenio Rezende.

Ceará
A população revoltada começou a migrar para o Ceará, que foi ganhando forças e aí entrou os investimentos. A história é longa, mas posso afirmar que os empresários Jean, Rubemar Coimbra, João Claudino, tiveram grande participação na vitória de Ceará, história que contarei em outro artigo. Então, Ceará é cria de Jura e João Alberto.   

Com toda essa indecisão, esse é não é, esse pode não pode, esse vai não vai, é que o raio poderá cair de novo no mesmo lugar e o Efeito Ceará se tornar uma verdade na política de Bacabal.

Com Zé Vieira inelegível, com o povo calado, com a visível debandada, te cuida Roberto Costa, porque Dr. Bento Vieira e Graciete Lisboa podem surpreender.

Façam suas apostas e até a apuração. Um bom domingo a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário