domingo, 11 de setembro de 2016

DIAGNOSE - DICA DE SAÚDE - SINUSITE


O QUE É SINUSITE?
Sinusite é uma inflamação que acomete os seios da face. Esta é uma região do crânio composta por várias cavidades, como ao redor dos olhos, as maçãs do rosto e ao redor do nariz.

Algumas das funções dos seios da face são aquecer o ar inspirado, dar ressonância à voz quando falamos e reduzir o peso da cabeça, ajudando em sua sustentação. Os seios da face são formados por mucosas, como a que possuímos no interior do nariz. Estas são ricas em glândulas que produzem muco e são cheias de pequenos cílios, possuindo, entre outras coisas, a finalidade de ajudar na excreção do material estranho.

dicas para sinusiteQuando alterações anatômicas impedem que o fluxo contínuo e imperceptível dos seios da face ocorra, o material estranho não pode ser devidamente eliminado. Com isto, dá-se início a um processo alérgico ou infeccioso que pode levar à conseqüente inflamação local e favorecer a proliferação de germes e bactérias, caracterizando o começo de uma sinusite.

COMO SE ADQUIRE

Existem algumas pessoas mais predispostas do que outras ao desenvolvimento da sinusite, devido, por exemplo, a características da própria anatomia do indivíduo. No entanto, na grande maioria das vezes ela é uma decorrência de algum processo alérgico ou infeccioso, que leva à inflamação das mucosas dos seios da face e ao impedimento do funcionamento normal do fluxo na região.
Com as mucosas dos seios da face inflamadas, as cavidades ficam “entupidas” e o fluxo não corre perfeitamente. Esta situação favorece a proliferação de germes e bactérias oportunistas que por ali estejam de passagem, dando início aos primeiros sintomas da sinusite.

SINTOMAS


A sinusite pode ser tanto do tipo crônica quanto do tipo aguda. A sinusite aguda produz fortes dores de cabeça e compromete o seio frontal, o maxilar, o etmoidal e o esfenoidal. A dor pode vir em pontadas ou ser pulsátil, gerando um intenso incomodo e sensação de peso na cabeça. A obstrução nasal é outro sintoma frequente, assim como a presença de secreção esverdeada ou amarelada com pequenas manchas de sangue. Pode haver dificuldade para respirar, coriza, cansaço, tosse, perda de apetite e dores musculares generalizadas.
A sinusite crônica gera praticamente os mesmos sintomas, no entanto, eles tendem a variar bastante em intensidade. As dores nos seios da face podem estar ausentes, sendo a tosse um dos sintomas mais recorrentes. Geralmente ela surge à noite e aumenta quando o indivíduo se deita, devido à movimentação da secreção dentro das cavidades. Pela manhã a tosse diminui até, geralmente, desaparecer por completo no decorre do dia.

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

O diagnóstico da sinusite é estabelecido com base nos sintomas e no histórico de vida da pessoa. Para que se tenha certeza do resultado e para que o tratamento possa ser o mais eficiente possível, o médico pode indicar ainda a realização de exames radiológicos.

O tratamento da sinusite é baseado em uma melhora da permeabilidade nasal. Analgésicos costumam ser indicados para um alívio das dores generalizadas, assim como antibióticos específicos para o combate à infecção. Infecções fúngicas sinusais são tratadas com fármacos antifúngicos específicos.

7 DICAS PARA QUEM TEM SINUSITE

Além do tratamento, algumas medidas podem ser adotadas, de forma a evitar novos casos e de reduzir os sintomas:
1.   Mantenha uma alimentação balanceada para manter o corpo forte e saudável. A sinusite, assim como uma série de outras condições, é decorrente, entre outras coisas, de um sistema imunológico debilitado, por isto, comer bem é fundamental para se manter saudável;
2.   Beba muita água, de forma a manter o corpo hidratado e a ajudar na diluição do muco;
3.   Trate todas as alergias e infecções rapidamente. Não hesite em pedir ajuda diante dos primeiros sintomas, pois a condição pode piorar e caminhar para uma sinusite;
4.   Lave as mãos com frequência e evite levá-las à boca. Grande parte das infecções começa desta forma;
5.   Evite mudanças bruscas de temperaturas, assim como curvar a cabeça para baixo. Além disto, é importante evitar ficar em locais com ar-condicionado, pois ele resseca a mucosa e ainda contem, geralmente, uma série de agentes infecciosos, especialmente fungos 
6.   Procure inalar vapor cerca de 2 a 4 vezes por dia quando os sintomas estiverem incomodando. Experimente, por exemplo, sentar um tempo no chuveiro e respirar profundamente; 
7.   Goteje 2 ou 3 gotas de solução salina no nariz na vigência de processos alérgicos, de gripes ou de resfriados. A solução salina pode ser facilmente preparada em casa, basta acrescentar uma colher de chá, com cerca de 9g, de açúcar e de sal a 1 litro de água fervida. Antes de pingar espere a solução esfriar um pouco
Além destas medidas é importante lembrar que um médico deve ser procurado diante dos primeiros sintomas, de forma a estabelecer um diagnóstico e de dar início ao tratamento o quanto antes.
Por Dr. Otávio Pinho Filho

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário