quinta-feira, 1 de setembro de 2016

ELIZIANE GAMA LADEIRA ABAIXO

Elizianeadesivo

O DESE$SPERO

Definitivamente o resultado da pesquisa Ibope, que apontou liderança folgada de Edivaldo Júnior (PDT) e Wellington do Curso (PP) na segunda colocação, mexeu muito com a candidata Eliziane Gama (PPS).

O desespero foi tamanho que a coordenação de campanha da candidata elaborou um vídeo, totalmente tendencioso, para tentar desqualificar o levantamento, que, diga-se de passagem, retratou a mesma tendência que as demais pesquisas.

Todos os últimos levantamentos apontavam liderança folgada de Edivaldo com crescimento de Wellington, seguido de estagnação/queda de Eliziane.

O vídeo elaborado pela assessoria da candidata tenta desqualificar a pesquisa Ibope de maneira equivocada. Para tentar dizer que o Ibope errou nas eleições de 2014, a campanha de Eliziane Gama apresenta os números do início de setembro, um mês antes do pleito, mas evita dizer que o Ibope também afirmou que Flávio Dino venceria a eleição no 1º Turno.

Além disso, a crítica de Eliziane não atinge o Ibope, mas sim o Grupo Mirante de Comunicação. O Ibope, assim como qualquer outro instituto de pesquisa, não teria interesse em manipular números de pesquisa. O que sempre se especula, principalmente dependendo do instituto, é que os números possam ser modificados pelos contratantes das pesquisas.

No caso do Ibope, o contratante foi a TV Mirante, do Grupo Mirante de Comunicação, o que deixa ainda mais sem sentido a crítica simplória e desesperada de Eliziane Gama.

Não é segredo para ninguém que a Família Sarney administra a maior parte do Grupo Mirante, bem como também ninguém percebeu o grupo político comandado pelo ex-presidente José Sarney se movimentando em prol de nenhum candidato à Prefeitura de São Luís. Ao contrário, se existe alguma candidatura que pode-se dizer que tem apoio de membros do grupo Sarney é justamente a própria candidatura de Eliziane Gama, afinal o PV, comandado pelos deputados Sarney Filho (federal) e Adriano Sarney (estadual) está apoiando a candidatura de Eliziane.

Qual seria o objetivo do Ibope atacar Eliziabe??? Qual seria o objetivo do Grupo Mirante atacar Eliziane??? Sendo assim, o mimimi de Eliziane Gama foi totalmente descabido, injusto e desnecessário.

No próximo sábado (03), será a vez do instituto Escutec, contratado pelo jornal O Estado do Maranhão, divulgar mais um levantamento para a disputa eleitoral em São Luís e o Blog não acredita que o cenário seja muito diferente do apresentado pelo Ibope.

De qualquer forma, antes de um novo mimimi, vale lembrar Eliziane que a pesquisa está sendo contratada por mais um meio de comunicação do Grupo Mirante.
DIREITO DE RESPOSTA

decisaoO Blog do Zé Lopes já tinha alertado sobre as falas de Eliziane Gama no horário eleitoral sobre as construções de creches e escolas na gestão do prefeito Edivaldo Júnior. Por conta das inverdades, a Justiça Eleitoral determinou Direito de Resposta para a coligação “Pra Seguir em Frente”, encabeçada pelo candidato Edivaldo (PDT).

Na decisão do juiz Reinaldo de Jesus Araújo, a coligação “São Luís de Verdade”, que tem como candidata Eliziane Gama, fica proibida de divulgar a propaganda impugnada em horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, sob pena de multa de mil Reais e de conceder o Direito de Resposta de um minuto para a coligação “Pra Seguir em Frente”. ,

Além dessa decisão, a coligação “Pra Seguir em Frente” também conseguiu, em outra decisão, que as inverdades sejam suspensas também nas inserções e da mesma forma assegurou Direito de Resposta nas inserções que a candidata Eliziane Gama tem direito. Essa segunda decisão foi do juiz Adinaldo Ataídes Cavalcante, 90ª Zona Eleitoral.

O EFEITO JOÃO CASTELO
Deputado João Castelo com Eliziane Gama e o vereador José Joaquim
A divulgação do resultado da pesquisa Ibope/TV Mirante de intenções de votos em São Luís trouxe à tona, com mais força, um debate que vinha sendo feito desde antes das convenções partidárias, sobre os efeitos da aliança entre a candidata Eliziane Gama (PPS), da coligação “São Luís de verdade”, e o ex-prefeito João Castelo (PSDB).
Os aliados que defendiam a importância de ter o tucano como aliado sempre argumentaram que ele tem votos cristalizados na capital, o que é verdade. Acreditando na tese de transferência desses votos, ressaltavam que, apesar da alta rejeição, o ex-prefeito levaria mais benefícios que problemas para a campanha da popular-socialista.
Eliziane já aparecia na casa dos 20% de intenções de votos mesmo antes da aliança com o PSDB. Até o seu partido decidir por indicar o vice da deputada federal, Castelo aparecia com algo em torno de 15% nesses levantamentos.
Mas da união entre eles, curiosamente, não surgiu uma candidata com mais de 30%.
Pelo contrário… Eliziane estagnou na casa do 20 pontos e, segundo o Ibope, agora começa a desidratar.
Para piorar, a rejeição da candidata só cresce.
O instituto Escutec, por exemplo, já havia detectado um aumento de 14 pontos no número de eleitores que declaram não votar nela de jeito nenhum.
O Ibope mostrou situação pior: são 27% os eleitores que não querem Eliziane.
O número, curiosamente, é exatamente igual à soma das rejeições da candidata do PPS (3,1%) e de João Castelo (23,9%) aferidas em abril, na última pesquisa Escutec em que os dois apareciam como opções.
Aparentemente, quanto mais gente sabe que Eliziane Gama está com João Castelo, mas gente a rejeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário