sábado, 31 de dezembro de 2016

ENTREVISTA 10 COM O MÉDICO E VEREADOR DE BACABAL DR. LULA


O Dr. Lula, é o retrato de uma geração jovem que enveredou pelo caminho dos que sonham com o futuro da humanidade..
(Dr. Lula por ele mesmo)
Batizado  e registrado com o nome de Luis Gonzaga de Carvalho Neto, esse bacabalense da gema nasceu, na Maternidade do Hospital, Santa Teresinha, com apoio do Médico Dr. Juarez Almeida (in memorian). Irmão de Valber Oliveira de Carvalho Júnior (in memorian), Ana Karoline Costa de Carvalho e Nycelle Costa de Carvalho. Dr Lula é Casado com Dayane Cristina Viana de Carvalho e pai de Valber Oliveira de Carvalho Neto.

Dr Lula estudou na Escola Monteiro Lobato BACABAL-MA. Graduado em Medicina no Instituto de Ciências Médicas de Havana, com título de revalidação na Universidade Federal do Ceará, pós graduado em Gastroenterologia, pela IPEMED, Belo Horizonte, Minas Gerais.

Menino, ele teve sua Infância dividida entre o Ramal e a Cohab, bairro onde vive até hoje, mantendo-se sempre no convivio dos amigos e só aos 15 anos cheguou a São Luís-MA para continuar os estudos  no Colégio Dom Pedro ll de onde migrou para o Marista e por fim o Meng, onde concluíu o segundo grau.

Dr Lula se candidatou a vereador em Bacabal pela primeira vez e se elegeu. Hoje ele desponta como uma grande promessa política de nossa cidade, isso pelo seu discurso, dinamismo, trabalho, juventude e principalmente o espelho de como conduz sua vida social e profissional.

Dr. Lula é o entrevistado de hoje na coluna ENTREVISTA 10 do BLOG DO ZÉ LOPES

01 – Blog do Lopes – O senhor é filho de funcionários públicos, seu pai assumiu durante dois anos uma cadeira de vereador. O senhor uma vez me falou que foi convidado na eleição passada para ser candidato e não aceitou, isso porque seria o filho do Bibi e o que o senhor queria mesmo era ser o Dr. Lula. O senhor agora conseguiu se eleger como Dr. Lula. Foi difícil essa tarefa de fazer o nome e porque romper do umbigo do pai?

Dr. Lula - Sim, sou filho de funcionário público! Tenho orgulho dos meus pais. É verdade que o meu pai, o prof° Bibi, assumiu, como vereador, apenas por um curto período. Aquele momento, marcou muito a minha vida, pois como filho e seu admirador incondicional, via ali a sua oportunidade de mostrar para o povo a sua vocação de trabalhar ainda mais pelas classes mais humildes. Quanto a separação do umbigo, não tive e nem tenho essa pretensão, acho que esse laço entre pai e filho não se rompe, principalmente, quando comungam com os mesmos ideais, e outra, com meu pai sempre aprendi e continuo aprendendo a cada dia.

02 – Blog do Lopes – O seu discurso e também seu slogan de campanha, ate por ser médico era a saúde. Hoje vemos que Bacabal tem uma saúde doente, agonizante. Qual será seu primeiro passo como vereador para, pelo menos, amenizar esse quadro ?

Dr. LulaAo me tornar médico, fiz opção pela minha cidade, para exercer como profissional e trabalhar pelo nosso povo. Sofri, quando senti na pele que estava sendo cúmplice do descaso. Por obra do destino fui excluído do quadro de médicos do município, por contestar e protestar contra os descasos da administração. Quanto às minhas propostas para minimizar o sofrimento de quem precisa da saúde pública, a princípio é: perseguir o reordenamento no atendimento ao publico, priorizando a ocupação nas unidades de saúde por profissionais com habilitação específica para um bom atendimento à população.
Garantir a farmácia básica e acompanhamento de exames de rotina para portadores de patologias cronicas;
 
Capacitar e equipar as Unidades Básicas de Saude UBS, para marcação e realização de consultas com especialistas, para desafogar o Centro de Especialidades Dr. Coelho Dias e dos hospitais...


03 – Blog do Lopes – É uma praxe na politica bacabalense eleger vereadores médicos, houve pleitos de três conseguirem vagas. Por cinco mandatos o Dr. Fernando Sousa foi eleito e agora foi uma decepção de votos. O que lhe assusta nessa nova empreitada?

Dr. LulaOs tempos são outros! A realidade politica de hoje, não é mesma de ontem e nem será a de amanhã, portanto, temos que estar atentos às mudanças, sobre pena de ficarmos à deriva do processo político, social e econômico. Nada me assusta, pois sou consciente que agir só depende de mim o sucesso ou o fracasso do meu mandato, pois o pivô já fez a sua parte me outorgando o direito de representa-los.

04 – Blog do Lopes – O senhor se candidatou em uma coligação apoiada pelo atual p[refeito Zé Alberto, pelos Florencios e por Zé Vieira que teve a maioria dos votos mas que teve sua candidatura indeferida, ganhou na última hora e assume provisóriamente. Há mais indefinição do que esperanca. Como o senhor analisa essa atual crise politica que assola Bacabal?

Dr. Lula –,Quando decidi ingressar na política, o fiz obedecendo minha consciência, procurar me aliar a uma corrente que não tivesse vícios e prometesse esperanças de mudanças com trabalho por Bacabal e o melhor caminho ou opção, foi me aliar ao deputado Carlinhos Florêncio, onde eu já contava com a presença de um grande amigo e contemporaneo que sempre demonstrou vontade de fazer uma política séria e sem vícios, o vereador Florêncio Neto. A minha ida para compor na chapa do seu Zé Vieira, se deu por conta do artifício de coligação, mas não tive dificuldades e fui bem recebido e aceito com a prevalência dos meus ideais. A minha análise, com relação a falência da politica no nosso município, é que os nosso políticos, principalmente, os que se mantiveram por muitos anos no comando, não foram capazes de planejar um projeto político para Bacabal, sempre se preocuparam em montar o seu próprio projeto político....

05 – Blog do Lopes – O senhor está bastante entusiasmado com a UPA – Unidade de Pronto Atendimento que está sendo construída em Bacabal. Até que ponto essa casa melhorará a saúde municipal e regional?

Dr. Lulasim, estou muito confiante. Tendo em vista que a UPA que está sendo construída, em Bacabal, é do tipo 3 e com no mínimo 15 leitos de observação, cuja capacidade gira em torno de 350 pacientes por dia, o atendimento será compatível com a demanda estimada. A População na área de abrangência é de aproximadamente, 300 mil habitantes, com 3 a 6 médicos de plantão... A abertura da unidade, com certeza, se bem conduzida, fará com que minimize o sofrimento, pelo qual passa nossa população. Tudo isso só será levado a efeito se, também, o Pronto Socorro Municipal estiver com seu funcionamento normal...

06 – Blog do Lopes – O senhor também é um desportista e é sabido que temos um time, o BEC – Bacabal Esporte Clube que é um orgulho de nossa cidade, foi mal gerido, caiu para a segunda divisão, está inativo e precisando de ajuda. O senhor gosta muito muito do time. Quais os seus planos para tirar o BEC do fundo do poço?

Dr. LulaO futebol tá no sangue, sou botafoguense de raiz e o meu pai, nos conta muitas estórias do seu tempo de atleta, isso marca e acaba por envolver. O BEC é o nosso orgulho, conheço bem a sua história, fui médico voluntário do BEC, acho que o povo bacabalense, que gosta do futebol, tem que sair da toca e se unir para fazer um BEC diferente, sem o oportunismo da politica... Estou convicto de que se conseguirmos juntar forças, com o apoio de todos e sem a exclusividade de grupos políticos, o clube não será uma campanha que se realiza de quatro em quatro anos.

07 – Blog do Lopes – Bacabal vive hoje o seu pior momento político, o caos se instalou na cidade, nem prefeito tdefinitivo emos. Qual a sua análise dessa situação?

Dr. LulaComo já falei anteriormente, a classe política que sempre se manteve no poder, esqueceu de projetar uma política para o município que contemplasse o seu desenvolvimento e para garantir no dominio, eliminavam as possíveis ameaças às suas pretensões. Usando essa prática, em sequência, foram preparando nomes para ocupar o poder, que trabalhassem sob sua batuta, cujo critério de escolha era a subserviência, e não a capacidade, aí deu no que deu, o colapso das instituições políticas.

08 – Blog do Lopes – Quais suas perspectivas para esse primeiro ano já que teremos um prefeito interino,no caso, Zé Vuieira, e possivelmente novas eleições?

Dr. LulaÉ meio complicado, essa indefinição, seria interessante que pudéssemos trabalhar com o prefeito instalado definitivamente, mas acredito que Zé Vieira vai dar o melhor para, até onde puder, resolver ou atenuar os problemas mais graves do município aí é torcer para quem vir assumir definitivamente tenha pretensões de se aliar ao povo para realizar uma grande administração.

09 – Blog do Lopes – Amanha o senhor toma posse com a responsabilidade de escolher o presidente da Camara . O senhor vai seguir a sua consciência ou o seu partido?

Dr. Lula - Antes de tudo, tenho um compromisso, com a minha consciência de fazer do meu mandato um aporte de lutas em favor dos mais humildes. Quanto ao meu partido, as recomendações são compatíveis com os meus ideais: não fugir do compromisso com o povo e trabalhar priorizando e respeitando a vontade popular, para o engrandecimento coletivo.

10 – Blog do Lopes – Quem é realmente Dr. Lula?

Dr. Lula - O Dr. Lula, não tem identidade oculta, é um médico, com origem bastante conhecida, vindo de uma família humilde, porem muito dedicada. Filho do Zootecnista, prof° Bibi, com a Bibliotecária, profa. Elezabete, duas referências que impulsionaram minha vida e fizeram de mim um aliado do bem. Tiveram a preocupacao de humanizar minhas atitudes, me transferiram compreensão e responsabilidade para existir e ratificar o compromisso com a vida praticando e fazendo o bem a quem precisar. O Dr. Lula, é o retrato de uma geração jovem que enveredou pelo caminho dos que sonham com o futuro da humanidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário