domingo, 5 de fevereiro de 2017

QUANDO TUDO É IMPORTANTE


O PODER DAS PALAVRAS
 Já disse neste espaço ter aprendido que não se deve rotular as pessoas, pode, sim, contestar seus argumentos, respeitar suas opiniões, mas, nunca, desqualificá-las, dizer "nomes" como dizem aqui no nordeste. Chamar alguém de cínico, falso, hipócrita, otário, boçal, é atirar no próprio pé, pois ao desqualificar alguém estas mesmas coisas dizem muito mais coisas da pessoa que diz e rotula.Rebater discussão ou replicar debate requer um mínimo de postura ética, onde os debatedores têm que se posicionar de modo igual, no mesmo nível, nunca tentar para o lado das ofensas e difamações.É comum neste nosso meio as pessoas não olharem para a dignidade de seu semelhante, que não somos iguais (nem perante a lei). Cada homem é uma ilha ou nenhum homem é uma ilha (Thomas Merton), dada a individualidade, de ser único, indivisível.Cabe incluir aqui meio que de "passagem" aquela sábia frase do mestre Zagalo: "vocês vão ter que me engolir"!Esta aqui, copiei do Ivan Martins, da revista Época: "Então, economize palavras. Fique quieto e preste atenção. Escute o que ela não diz. Entenda o que ele nem falou. Os gestos contam coisas, os olhares antecipam.
Atitudes valem mais do que declarações de amor – e não podem ser substituídas ou consertadas por palavras"!Nós somos um mistério, só nós mesmos sabemos quem somos e como somos!E nosso pensamento é nossa defesa, onde ninguém consegue penetrar nem se imiscuir, é ali que nós nos refugiamos, nos defendemos das agruras e das intempéries. É nossa muralha e nossa trincheira.
Um arquivo imenso e descomunal.Estando, então, neste campo, neste refúgio, é ali que desenvolvemos nosso intelecto, é ali que formamos nossa personalidade e estabelecemos nossa posição perante o mundo e as adversidades.Dizer que não gosta disso e daquilo é próprio, então, de cada um, uns gostam da pimenta, outros, do refresco, uns, dos olhos, outros, da beleza do rosto, do corpo, do físico. Dizem que a beleza interior é a que interessa, pois é ali que está embutido o caráter e a estrutura psicológica de cada indivíduo, é ali que está configurado como cada um é na sua essência.Neste "test drive" interior, a beleza maior estaria em nossa alma, onde ninguém é capaz de medir nem dimensionar.A alma é o nosso subterrâneo, onde indagamos aquilo que, se fizermos sempre, nos leva à loucura: de onde viemos para onde vamos!Ao fazer esta reflexão sobre o ponto de vista, onde nossa opinião pode ser acolhida ou rejeitada, volto ao início destas "mal traçadas linhas": respeitar seu semelhante faz parte do bom senso, rotular alguém somente causa constrangimento e arrependimento a quem faz, porque aquilo que não queremos para nós não devemos fazer nem querer para os outros.É parte da convivência aceitar o contrário, e, em último caso, respeitar. E ninguém é de ninguém!
Pense nisso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário