quarta-feira, 1 de março de 2017

BACABAL QUASE PERDE SUA VELHA ESTAÇÃO DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA


Ontem, terça-feira de carnaval, 28/02, foi um dia sem água, de susto e de muito trabalho para as equipes técnicas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bacabal (SAAE - Ba).

É que os dois cabos de aço que dão sustentação a estação de captação que fica localizada a margem do Rio Mearim se romperam durante a madrugada, o que quase ocasiona a sua perda, uma vez vez que o rio está enchendo e as correnteza encontra-se extremante forte, fato que obrigou o desligamento do sistema e abastecimento durante todo o dia.

Com mais de 40 anos de uso a estação de captação sofre com a erosão provocada pelo rio, principalmente nesses períodos de chuvas e que o rio sobe e desce com frequência, inclusive com o aumento intempestivo da velocidade da água.

Esse fator, combinado a uso e alternância de funcionamento das bombas, que também são extremamente antigas, além de obsoletas, tem provocado a inclinação da torre de concreto aonde as mesmas ficam localizadas.

Como essa inclinação alcançou níveis perigosos a torre foi amarrada com dois cabo de aço que se romperam ontem, mas foram prontamente substituídos pelas equipes técnicas da autarquia em um trabalho hercúleo.

O diretor Ramón Braga acompanhou todo o processo de perto e atribuiu a difícil situação a negligência dos seus antecessores.

Contudo, ele mesmo frisa que o problema foi resolvido apenas provisoriamente, explicando que o esmo só será resolvido definitivamente com a compra de uma balsa anfíbia.

Ramón Braga entrou em contato com os deputado estadual Carlinhos Florêncio, com o deputado federal André Fufuca e com o prefeito de Bacabal, José Vieira, solicitando dos mesmos empenho e envolvimento no sentido da mais breve solução para o problema.

Por Abel Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário